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Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre
o global e o local.
o universal e o singular.
as soluções de curto e longo prazo.
a cura, a doença e a enfermidade.
o espiritual e o material.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O processo de inclusão das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade. É necessário o compartilhamento de responsabilidades entre todas as organizações governamentais e não- -governamentais que atuam na área afim. Na esfera pública, temos as seguintes Secretarias de Estado:
1. Secretaria de Estado da Saúde
2. Secretaria de Estado da Infrarstrutura
3. Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Identifique abaixo a quais secretarias referem-se as atribuições citadas, enumerando-as conforme disposição acima.
( ) Formular e coordenar políticas quanto à prevenção de deficiências, quanto ao processo habilitatório/reabilitatório e na disponibilização de ajudas técnicas.
( ) Formular e coordenar políticas de atendimento às pessoas com deficiência e autismo em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados, por meio de implantação e implementação de casas-lar e de atendimento em centro de convivências.
( ) Formular e coordenar políticas, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3
1 3 2
2 3 1
3 1 2
3 2 1
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.
( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.
( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V F
V V F V
V F V V
F F V F
F F F F
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os atendimentos nos Serviços de Educação Especial, é correto afirmar:
1. A criança matriculada na Educação Infantil que apresentar deficiência auditiva será atendida em SAEDE/DA, disponibilizado, preferencialmente, na rede regular de ensino, objetivando a aquisição de LIBRAS como primeira língua.
2. Quando a criança apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deverá ser encaminhada para o atendimento de estimulação essencial oferecido no SAESP.
3. O educando com baixa visão, matriculado no Ensino Fundamental, será atendido pelo Serviço de Reabilitação Visual na FCEE e posteriormente em SAEDE/DV, dando continuidade ao serviço reabilitatório.
4. O serviço de reabilitação ao educando com deficiência física, em todas as etapas e modalidades da educação básica, deverá ser prestado pelo centro de reabilitação mantido pelo poder público.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Geralmente as adaptações curriculares realizadas nas escolas constituem modificações simples, realizadas pelo professor, no planejamento normal das atividades docentes, constituindo-se em pequenos ajustes dentro do contexto da sala de aula. Identifique a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) exemplos de adaptações de acesso ao currículo:
1. Mobiliário adaptado; Sistemas alternativos de comunicação; Softwares educativos específicos.
2. Equipamentos para mobilidade; Materiais didático-pedagógicos adaptados (em Braille, em LIBRAS); Recursos adaptados para uso de equipamento de informática.
3. Recursos ópticos; Livro didático; Equipamento para mobilidade; Quadro negro e giz; Adaptação e adequação do espaço físico da residência.
4. Recursos ópticos e não-ópticos; Prótese auditiva; Posicionamento adequado do aluno em sala de aula; Adaptação e adequação do espaço físico da escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com o documento intitulado Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:
1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.
2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.
5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A avaliação tem se tornado foco de muitos estudos na área educacional. Tais estudos indicam que avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política na sua realização. Analise as afirmativas abaixo, considerando as teorias atuais.
1. A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.
2. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.
3. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura.
4. Avaliar a aprendizagem do estudante implica simplesmente atribuirmos uma nota à aprendizagem e deve ocorrer somente no final do processo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre:
cuidado e a educação.
cuidado e escolarização.
aprendizado e socialização.
pensamento e linguagem.
direitos e deveres.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que, dentre outras:
1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
2. Promovam o aprendizado sistematizado da gramática e ortografia, facilitando sua inserção no Ensino Fundamental.
3. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
4. Promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.
5. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
sonhos ; vida ; política
planos ; felicidade ; seu futuro
deveres ; imaginação ; experiências
vontades ; identidade política ; direitos
direitos ; identidade pessoal e coletiva ; cultura
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