Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre

  • A.

    o global e o local.

  • B.

    o universal e o singular.

  • C.

    as soluções de curto e longo prazo.

  • D.

    a cura, a doença e a enfermidade.

  • E.

    o espiritual e o material.

O processo de inclusão das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade. É necessário o compartilhamento de responsabilidades entre todas as organizações governamentais e não- -governamentais que atuam na área afim. Na esfera pública, temos as seguintes Secretarias de Estado:

1. Secretaria de Estado da Saúde

2. Secretaria de Estado da Infrarstrutura

3. Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Identifique abaixo a quais secretarias referem-se as atribuições citadas, enumerando-as conforme disposição acima.

( ) Formular e coordenar políticas quanto à prevenção de deficiências, quanto ao processo habilitatório/reabilitatório e na disponibilização de ajudas técnicas.

( ) Formular e coordenar políticas de atendimento às pessoas com deficiência e autismo em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados, por meio de implantação e implementação de casas-lar e de atendimento em centro de convivências.

( ) Formular e coordenar políticas, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3

  • B.

    1 – 3 – 2

  • C.

    2 – 3 – 1

  • D.

    3 – 1 – 2

  • E.

    3 – 2 – 1

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.

( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.

( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.

 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – F

  • B.

    V – V – F – V

  • C.

    V – F – V – V

  • D.

    F – F – V – F

  • E.

    F – F – F – F

Sobre os atendimentos nos Serviços de Educação Especial, é correto afirmar:

1. A criança matriculada na Educação Infantil que apresentar deficiência auditiva será atendida em SAEDE/DA, disponibilizado, preferencialmente, na rede regular de ensino, objetivando a aquisição de LIBRAS como primeira língua.

2. Quando a criança apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deverá ser encaminhada para o atendimento de estimulação essencial oferecido no SAESP.

3. O educando com baixa visão, matriculado no Ensino Fundamental, será atendido pelo Serviço de Reabilitação Visual na FCEE e posteriormente em SAEDE/DV, dando continuidade ao serviço reabilitatório.

4. O serviço de reabilitação ao educando com deficiência física, em todas as etapas e modalidades da educação básica, deverá ser prestado pelo centro de reabilitação mantido pelo poder público.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Geralmente as adaptações curriculares realizadas nas escolas constituem modificações simples, realizadas pelo professor, no planejamento normal das atividades docentes, constituindo-se em pequenos ajustes dentro do contexto da sala de aula. Identifique a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) exemplos de adaptações de acesso ao currículo:

1. Mobiliário adaptado; Sistemas alternativos de comunicação; Softwares educativos específicos.

2. Equipamentos para mobilidade; Materiais didático-pedagógicos adaptados (em Braille, em LIBRAS); Recursos adaptados para uso de equipamento de informática.

 3. Recursos ópticos; Livro didático; Equipamento para mobilidade; Quadro negro e giz; Adaptação e adequação do espaço físico da residência.

4. Recursos ópticos e não-ópticos; Prótese auditiva; Posicionamento adequado do aluno em sala de aula; Adaptação e adequação do espaço físico da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

De acordo com o documento intitulado “Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina” (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:

1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.

2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.

3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.

5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

A avaliação tem se tornado foco de muitos estudos na área educacional. Tais estudos indicam que avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política na sua realização. Analise as afirmativas abaixo, considerando as teorias atuais.

1. A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

2. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.

3. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura.

4. Avaliar a aprendizagem do estudante implica simplesmente atribuirmos uma nota à aprendizagem e deve ocorrer somente no final do processo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre:

  • A.

    cuidado e a educação.

  • B.

    cuidado e escolarização.

  • C.

    aprendizado e socialização.

  • D.

    pensamento e linguagem.

  • E.

    direitos e deveres.

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que, dentre outras:

1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

2. Promovam o aprendizado sistematizado da gramática e ortografia, facilitando sua inserção no Ensino Fundamental.

3. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.

4. Promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.

5. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

Analise o texto:

Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .

 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    sonhos ; vida ; política

  • B.

    planos ; felicidade ; seu futuro

  • C.

    deveres ; imaginação ; experiências

  • D.

    vontades ; identidade política ; direitos

  • E.

    direitos ; identidade pessoal e coletiva ; cultura

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...