Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
Éticos, Políticos e Cristãos.
Éticos, Políticos e Estéticos.
Pedagógicos, Políticos e Morais.
Religiosos, Familiares e Pedagógicos.
Educacionais, Familiares e Espirituais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam os Temas Transversais de modo que sejam incluídos no currículo novos e importantes temas que não constituem novas áreas. Assim, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de:
1. a inclusão dos temas possibilitará à escola maior poder e controle sobre as famílias, no modo como deverão educar seus filhos.
2. a perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe a limitação da atuação dos professores às atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a sua formação dos alunos.
3. a inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais aprofundado das questões eleitas.
4. a proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo. Podemos citar como alguns dos principais teóricos do campo de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem:
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3 4 5
1 3 2 4 5
2 5 3 1 4
3 1 5 2 4
5 4 3 1 2
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Cabe aos profissionais do SAEDE e/ou SAESP:
orientarem tecnicamente a escola na qual o educando está matriculado e frequentando regularmente.
orientarem os familiares sobre como deverá ocorrer a educação da criança atendida, quanto a horário de estudos, lazer, rotinas diárias, etc.
nortearem pedagogicamente os encaminhamentos da escola.
atuarem na turma na qual o educando está matriculado, como forma de acompanhar diariamente seus avanços.
dar subsídio a tratamentos extras escolares dos educandos, quando necessário, preferencialmente aos matriculados na rede regular de ensino.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A teoria histórico-cultural ou Sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky apresenta como níveis de desenvolvimento:
1. Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela criança.
2. Nível de Adaptação: envolve um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.
3. Nível de Desenvolvimento Potencial: se refere às capacidades a serem construídas. A criança realiza-as através da colaboração com os outros.
4. Zona de Desenvolvimento Proximal: é a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar sozinha e aquilo que ela só consegue realizar com a ajuda dos outros.
5. Nível do Desenvolvimento Real: se refere a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar com o professor e aquilo que ela consegue realizar com a ajuda dos amigos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).
O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?
Gestaltismo
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky
Epistemologia Genética de Piaget
Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista de Skinner
Inteligências múltiplas
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:
1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.
2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.
3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O planejamento na escola deve:
1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.
2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.
3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.
4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
projeto político pedagógico ; professores ; planejamento
plano de ensino ; pedagogos ; planejamento
currículo oculto ; professores ; contexto
plano de curso ; familiares ; diretor
plano de aula ; alunos ; currículo
Gaspariam (2005) explica a importância da visão sistêmica da escola por parte do orientador pedagógico. Sobre este tema é correta a afirmativa.
conhecimento parcial das diferenças que ocorrem no sistema educativo
sistematização da aprendizagem, garantindo ao aluno matrícula e materiais didáticos.
pressupõe a difícil tarefa de resolver os problemas de indisciplina na sala de aula.
preponderância da formação intelectual X formação integral.
percepção total da escola: seu funcionamento, sua estrutura o conhecimento relacional de cada sujeito que atua na escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...