Questões de Pedagogia do ano 2012

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Considerando a necessária formação do orientador pedagógico escolar, os benefícios de sua atuação profissional torna-se imprescindível:

  • A.

    obter uma visão global da escola como uma organização social, cultural e humana.

  • B.

    abster-se do conhecimento das práticas administrativas.

  • C.

    evitar o envolvimento com alunos e seus familiares.

  • D.

    manter-se afastado Conselho Escolar.

  • E.

    dificultar a articulação escola-comunidade.

O orientador pedagógico é o profissional que assegura a qualidade do processo educativo na escola. A afirmativa que especifica uma das atribuições deste profissional é:

  • A.

    envolver-se com as atribuições administrativas, desconsiderando as atribuições pedagógicas.

  • B.

    realizar um trabalho superficial em razão de outras funções que ocupa na escola.

  • C.

    scalizar continuamente o trabalho do professor restringindo-se a informar aos superiores sobre ocorrências na escola.

  • D.

    acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor, auxiliando-os em situações diversas.

  • E.

    N. D. A

Luckesi considera a filosofia da educação com uma ciência que:

  • A.

    ajuda na reflexão sobre a educação e os valores que direcionam a prática educativa.

  • B.

    permite única e exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico.

  • C.

    dispensa o envolvimento do professor nas questões filosóficas educacionais.

  • D.

    não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados na área educacional.

  • E.

    N.D.A

O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:

  • A.

    os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.

  • B.

    as instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.

  • C.

    a organização do sistema escolares não alteram quando mudam as relações de poder entre seus membros.

  • D.

    as instituições educacionais não refletem as características do sistema social.

  • E.

    os docentes e a equipe pedagógica administrativa não se envolvem com as questões sociais.

Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 1, 2, 2, 3.

  • B.

    3, 3, 1, 1, 2.

  • C.

    1, 2, 1, 3, 1.

  • D.

    2, 3, 2, 1, 3.

  • E.

    3, 2, 3, 1, 2.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta:

1ª coluna

(1)Conceituais.

(2)Atitudinais.

(3)Procedimentais.

2ª coluna

( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa.

( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas.

 ( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas.

( ) Construção ativa das capacidades intelectuais.

( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável.

A sequência correta é:

  • A.

    1,2,3,1,2.

  • B.

    2,3,1,2,1.

  • C.

    1,1,2,2,3

  • D.

    3,1,3,1,2.

  • E.

    2,2,3,3,1.

A elaboração do projeto político pedagógico da escola inclui a definição de um conjunto de princípios norteadores da prática escolar. Analise os princípios abaixo e a seguir marque a alternativa correta:

( ) privilegiar os conteúdos e as metodologias.

( ) refletir sobre o futuro da sociedade e o dever ser.

( ) atender na medida do possível aos interesses coletivos, respeitando o aluno como centro do processo educativo.

( ) promover uma educação dentro de uma visão de homem e de sociedade.

São consideradas corretas:

  • A.

    I e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    III e IV

Uma das exigências atuais dos sistemas de ensino sobre a escola é a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Sobre este tema é correta a afirmativa:

  • A.

    somente a equipe dirigente da escola deve participar da elaboração do PPP.

  • B.

    é um documento de uso exclusivo dos professores, por isto, apenas a equipe docente deve elaborá-lo.

  • C.

    somente um grupo específico de docentes, de preferência os que tiverem maior titulação participam da elaboração do projeto.

  • D.

    é uma tarefa complexa, é necessário contar com idéias de um grupo especializado de consultores.

  • E.

    envolve a participação efetiva da comunidade escolar com base na responsabilidade coletiva com elemento norteador.

Cool (1990) fundamenta a sua idéia de currículo como uma proposta vinculada a um projeto social e cultural. Por currículo podemos entender como:

  • A.

    documento de uso exclusivo do professor, que é diretamente responsável pela sua execução.

  • B.

    instrumento útil que orienta a prática pedagógica de escola.

  • C.

    descrição sucinta das ações da administração da escola.

  • D.

    enumeração de todas as disciplinas, conteúdos e atividades a serem desenvolvidas numa série, durante o ano letivo.

  • E.

    programa escolar previsto na Lei 9394/96.

Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar

  • A.

    na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.

  • B.

    no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.

  • C.

    na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.

  • D.

    na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.

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