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Considerando a necessária formação do orientador pedagógico escolar, os benefícios de sua atuação profissional torna-se imprescindível:
obter uma visão global da escola como uma organização social, cultural e humana.
abster-se do conhecimento das práticas administrativas.
evitar o envolvimento com alunos e seus familiares.
manter-se afastado Conselho Escolar.
dificultar a articulação escola-comunidade.
O orientador pedagógico é o profissional que assegura a qualidade do processo educativo na escola. A afirmativa que especifica uma das atribuições deste profissional é:
envolver-se com as atribuições administrativas, desconsiderando as atribuições pedagógicas.
realizar um trabalho superficial em razão de outras funções que ocupa na escola.
scalizar continuamente o trabalho do professor restringindo-se a informar aos superiores sobre ocorrências na escola.
acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e o trabalho do professor, auxiliando-os em situações diversas.
N. D. A
Luckesi considera a filosofia da educação com uma ciência que:
ajuda na reflexão sobre a educação e os valores que direcionam a prática educativa.
permite única e exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico.
dispensa o envolvimento do professor nas questões filosóficas educacionais.
não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados na área educacional.
N.D.A
O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:
os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.
as instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.
a organização do sistema escolares não alteram quando mudam as relações de poder entre seus membros.
as instituições educacionais não refletem as características do sistema social.
os docentes e a equipe pedagógica administrativa não se envolvem com as questões sociais.
Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:
1 Ambientalista
2 Inatista
3 Interacionista
( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.
( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.
( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.
( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.
( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A afirmativa correta é:
1, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 1, 1, 2.
1, 2, 1, 3, 1.
2, 3, 2, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta:
1ª coluna
(1)Conceituais.
(2)Atitudinais.
(3)Procedimentais.
2ª coluna
( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa.
( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas.
( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas.
( ) Construção ativa das capacidades intelectuais.
( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável.
A sequência correta é:
1,2,3,1,2.
2,3,1,2,1.
1,1,2,2,3
3,1,3,1,2.
2,2,3,3,1.
A elaboração do projeto político pedagógico da escola inclui a definição de um conjunto de princípios norteadores da prática escolar. Analise os princípios abaixo e a seguir marque a alternativa correta:
( ) privilegiar os conteúdos e as metodologias.
( ) refletir sobre o futuro da sociedade e o dever ser.
( ) atender na medida do possível aos interesses coletivos, respeitando o aluno como centro do processo educativo.
( ) promover uma educação dentro de uma visão de homem e de sociedade.
São consideradas corretas:
I e IV
I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
III e IV
Uma das exigências atuais dos sistemas de ensino sobre a escola é a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Sobre este tema é correta a afirmativa:
somente a equipe dirigente da escola deve participar da elaboração do PPP.
é um documento de uso exclusivo dos professores, por isto, apenas a equipe docente deve elaborá-lo.
somente um grupo específico de docentes, de preferência os que tiverem maior titulação participam da elaboração do projeto.
é uma tarefa complexa, é necessário contar com idéias de um grupo especializado de consultores.
envolve a participação efetiva da comunidade escolar com base na responsabilidade coletiva com elemento norteador.
Cool (1990) fundamenta a sua idéia de currículo como uma proposta vinculada a um projeto social e cultural. Por currículo podemos entender como:
documento de uso exclusivo do professor, que é diretamente responsável pela sua execução.
instrumento útil que orienta a prática pedagógica de escola.
descrição sucinta das ações da administração da escola.
enumeração de todas as disciplinas, conteúdos e atividades a serem desenvolvidas numa série, durante o ano letivo.
programa escolar previsto na Lei 9394/96.
Uma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar
na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais.
no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes.
na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas.
na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica.
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