Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a:
contextualização e o conhecimento.
liberdade e a responsabilidade.
cidadania e a democracia.
informação e conhecimento.
ética e moral.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Termas Transversais A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:
orgânicos e climáticos.
biológicos e ecológicos.
micro e macro.
quantitativos e qualitativos.
ambientais e planetários.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Ética A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes, também é dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito, dependa também do desenvolvimento biopsicológico. O preconceito, a discriminação, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuem valores diferentes, são aprendidos. Na legitimação de valores, estão estreitamente articuladas as perspectivas:
emocional e social.
social e individual.
social e psicológico.
individual e familiar.
familiar e escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma:
educação emancipadora.
escola para todos.
educação intercultural.
escola participativa.
educação sem fronteiras.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São princípios que devem nortear a organização do currículo na Educação Infantil
continuidade e integração.
sistematização e descontinuidade.
integração e diretividade.
diretividade e diversidade.
diversidade e sistematização.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou um documento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):
Plano Decenal de Educação.
Plano de Desenvolvimento de Competências.
Plano Nacional de Desenvolvimento.
Plano deAção para a Educação.
Plano Nacional de Educação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Artigo 13 da LDBEN n° 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:
I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
III. Promover a aprendizagem dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles:
respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.
diálogo, igualdade, amor ao próximo e regras sociais.
solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo.
respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido , que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é
humildade.
certeza do saber.
visão futurista.
atitude.
concentração.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em especial nas áreas de:
educação física e literatura brasileira.
educação ambiental e educação artística.
educação artística e de literatura e história brasileiras.
educação ambiental e educação física.
educação artística e educação física.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...