Questões de Pedagogia do ano 2012

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A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:

  • A.

    aquisição de boas maneiras, importantes na sua relação com os adultos com os quais convive no seu bairro.

  • B.

    disciplinar, e representa um fator significativo para que ela se torne, mais tarde,umadulto obediente.

  • C.

    adaptação social, no sentido de facilitar as relações com o mundo atual e o futuro.

  • D.

    o desenvolvimento físico como garantia de saúde, bem-estar e vitalidade.

  • E.

    a aprendizagem de diferentes linguagens e para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

  • A.

    a carga horária no fundamental será de cento e oitenta dias, e no ensino médio, de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • B.

    cento e cinquenta dias no mínimo de período letivo, com a carga horária de oitocentas horas de estudos, incluindo o tempo reservado aos exames finais oral e escrito.

  • C.

    no ensino fundamental, será utilizado o recurso de aulas de recuperação, após o período letivo, e, no ensino médio, em horário alternativo para o educando.

  • D.

    a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • E.

    realização de verificações mensais de aprendizagem e exame final escrito e oral, segunda época para os casos de duas reprovações de disciplinas, tanto no fundamental como no médio.

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

  • A.

    uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.

  • B.

    um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.

  • C.

    uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.

  • D.

    a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.

  • E.

    um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.

Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu “compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo” (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;

I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão “compromisso com o social”.

II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.

III-A expressão “busca do sentido da vida”, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.

Marque a opção correta:

  • A.

    I e II são verdadeiras;

  • B.

    II e III são verdadeiras;

  • C.

    Somente II é verdadeira;

  • D.

    I e III são verdadeiras.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  • A.

    igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

  • B.

    gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados;

  • C.

    valorização da experiência extraescolar;

  • D.

    coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Neste contexto, podemos afirmar EXCETO:

  • A.

    Escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos e secá-los são aprendizagens procedimentais que precisam ser trabalhadas no decorrer da Educação Infantil.

  • B.

    O respeito pelos horários das refeições é o primeiro organizador temporal, devendo-se respeitar o ritmo individual de cada criança.

  • C.

    Ao ordenar o material de trabalho e os brinquedos em suas caixas, as crianças estarão desenvolvendo raciocínio lógico.

  • D.

    Na Educação Infantil, o ritmo da adaptação de cada criança acontece de forma homogênea, partindo de normas gerais, inflexíveis e rígidas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trazem em seu escopo as determinações da LDB. Constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças no Brasil. Em relação aos princípios dos PCN´s podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Matemática: comporta um amplo campo de relações que despertam a curiosidade e a investigação, favorecendo a estruturação do pensamento e do desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • B.

    Ciências Naturais está estruturada em quatro blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo.

  • C.

    Língua Portuguesa é organizada de forma que os alunos sejam capazes de valer-se das linguagens para melhorar a qualidade de suas relações pessoais.

  • D.

    Arte em educação propicia o desenvolvimento do pensamento artístico. Tem uma função menos importante quanto aos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.

A preparação da prova baseia-se em uma matriz de competências elaborada para o ENEM. A confecção dessa matriz objetiva romper com o isolamento das disciplinas do ensino médio e promover a “colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas do conhecimento presentes nas propostas curriculares das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio” (MEC/SEMTEC, 1999). A matriz estrutura-se na associação dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, com base nos conceitos de:

  • A.

    contextualização e conhecimentos.

  • B.

    informação e comunicação.

  • C.

    contextualização e competências.

  • D.

    informação e habilidades.

  • E.

    competências e habilidades.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:

  • A.

    o estudante e a aprendizagem.

  • B.

    o estudante e o professor.

  • C.

    o conteúdo e a aprendizagem.

  • D.

    o conteúdo e o professor.

  • E.

    o planejamento e a aprendizagem.

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

  • A.

    para maiores de 18 anos e para maiores de 21 anos.

  • B.

    para maiores de 14 anos e para maiores de 21 anos.

  • C.

    para maiores de 15 anos e para maiores de 21 anos.

  • D.

    para maiores de 14 anos e para maiores de 18 anos.

  • E.

    para maiores de 15 anos e para maiores de 18 anos.

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