Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    Séries iniciais do Ensino Fundamental: 1ª / 2ª / 3ª / 4ª e séries finais do Ensino Fundamental: 5ª / 6ª / 7ª / 8ª / 9ª.

  • B.

    Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º e anos finais do Ensino Fundamental: 5º / 6º / 7º / 8º / 9º.

  • C.

    Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º / 5º e anos finais do Ensino Fundamental: 6º / 7º / 8º / 9º

  • D.

    Primeiro ciclo: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo ciclo: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.

  • E.

    Primeiro segmento: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo segmento: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.

I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.

IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.

V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.

São afirmações FALSAS:

  • A.

    Apenas I e IV

  • B.

    Todas

  • C.

    Apenas II, III, V

  • D.

    Apenas IV e V

  • E.

    Apenas I, II, III e IV

Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:

I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.

V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

( ) Princípios e fins da Educação Nacional

( ) Educação Básica

( ) Educação Especial

( ) Profissionais da Educação

( ) Organização da Educação Nacional

  • A.

    V – II – I – IV – III

  • B.

    III – I – IV – II – V

  • C.

    V – IV – II – III – I

  • D.

    I – II – III – V – IV

  • E.

    V – IV – III – II – I

Segundo a Lei n.º 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:

I. Opinião e expressão.

II. Organizar e participar de entidades estudantis.

III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.

IV. Sigilo em todos os tipos de processos.

V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.

VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.

VII. Ser respeitado por seus educadores.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todos os itens são direitos.

  • B.

    Apenas III e VII são direitos.

  • C.

    Apenas II e VI são direitos.

  • D.

    Apenas II, III, VI e VII são direitos.

  • E.

    Apenas III é direito.

  • A.

    aponta para a perspectiva da criança e do adolescente como sujeito de direitos, inclusive no que se refere a possibilidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.

  • B.

    mostra-se pouco realista, pois, em uma turma de alunos, é praticamente impossível para o professor mediar o questionamento sobre os critérios utilizados nos processos avaliativos.

  • C.

    deve ser modificada, uma vez que critérios de avaliação coerentes e válidos somente podem ser decididos pelo professor, de acordo com sua experiência profissional e acadêmica.

  • D.

    não influencia no âmbito da escola, já que o diretor e o coordenador da equipe docente são as instâncias superiores e as estratégias avaliativas mais específicas ficam restritas à sala de aula.

  • E.

    consiste no auge da perspectiva democrática, mas restringe o papel do professor na avaliação dos alunos.

No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é

  • A.

    de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.

  • B.

    um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.

  • C.

    de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.

  • D.

    um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.

  • E.

    uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.

Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que

  • A.

    é desejável que o adolescente ocupe o tempo com atividades remuneradas, evitando seu envolvimento em conflitos.

  • B.

    se deve motivar o jovem a assumir um emprego fixo, dependendo da situação socioeconômica da família.

  • C.

    é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

  • D.

    é importante adiar ao máximo a contratação de um jovem, evitando interferir em seu ingresso no ensino superior.

  • E.

    poderá o adolescente trabalhar como bolsista ou estagiário, mas nunca como empregado fixo de uma empresa.

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre

  • A.

    a escola, gestão escolar, professores e alunos.

  • B.

    a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.

  • C.

    os alunos e pais de escolas públicas e privadas.

  • D.

    os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.

  • E.

    as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.

Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

  • A.

    reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.

  • B.

    violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.

  • C.

    alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.

  • D.

    maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.

  • E.

    descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até

  • A.

    9 anos de idade incompletos.

  • B.

    10 anos de idade incompletos.

  • C.

    11 anos de idade incompletos.

  • D.

    12 anos de idade incompletos.

  • E.

    13 anos de idade incompletos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...