Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Séries iniciais do Ensino Fundamental: 1ª / 2ª / 3ª / 4ª e séries finais do Ensino Fundamental: 5ª / 6ª / 7ª / 8ª / 9ª.
Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º e anos finais do Ensino Fundamental: 5º / 6º / 7º / 8º / 9º.
Anos iniciais do Ensino Fundamental: 1º / 2º / 3º / 4º / 5º e anos finais do Ensino Fundamental: 6º / 7º / 8º / 9º
Primeiro ciclo: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo ciclo: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.
Primeiro segmento: 1º / 2º / 3º / 4º e segundo segmento: 5º /6º / 7º / 8º / 9º.
Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.
I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.
IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.
V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.
São afirmações FALSAS:
Apenas I e IV
Todas
Apenas II, III, V
Apenas IV e V
Apenas I, II, III e IV
Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:
I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.
V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
( ) Princípios e fins da Educação Nacional
( ) Educação Básica
( ) Educação Especial
( ) Profissionais da Educação
( ) Organização da Educação Nacional
V II I IV III
III I IV II V
V IV II III I
I II III V IV
V IV III II I
Segundo a Lei n.º 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:
I. Opinião e expressão.
II. Organizar e participar de entidades estudantis.
III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.
IV. Sigilo em todos os tipos de processos.
V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.
VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.
VII. Ser respeitado por seus educadores.
Assinale a alternativa correta:
Todos os itens são direitos.
Apenas III e VII são direitos.
Apenas II e VI são direitos.
Apenas II, III, VI e VII são direitos.
Apenas III é direito.
aponta para a perspectiva da criança e do adolescente como sujeito de direitos, inclusive no que se refere a possibilidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.
mostra-se pouco realista, pois, em uma turma de alunos, é praticamente impossível para o professor mediar o questionamento sobre os critérios utilizados nos processos avaliativos.
deve ser modificada, uma vez que critérios de avaliação coerentes e válidos somente podem ser decididos pelo professor, de acordo com sua experiência profissional e acadêmica.
não influencia no âmbito da escola, já que o diretor e o coordenador da equipe docente são as instâncias superiores e as estratégias avaliativas mais específicas ficam restritas à sala de aula.
consiste no auge da perspectiva democrática, mas restringe o papel do professor na avaliação dos alunos.
No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é
de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.
um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.
de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.
um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.
uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.
Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que
é desejável que o adolescente ocupe o tempo com atividades remuneradas, evitando seu envolvimento em conflitos.
se deve motivar o jovem a assumir um emprego fixo, dependendo da situação socioeconômica da família.
é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
é importante adiar ao máximo a contratação de um jovem, evitando interferir em seu ingresso no ensino superior.
poderá o adolescente trabalhar como bolsista ou estagiário, mas nunca como empregado fixo de uma empresa.
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre
a escola, gestão escolar, professores e alunos.
a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.
os alunos e pais de escolas públicas e privadas.
os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.
as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.
Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de
reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.
violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.
alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.
maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.
descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até
9 anos de idade incompletos.
10 anos de idade incompletos.
11 anos de idade incompletos.
12 anos de idade incompletos.
13 anos de idade incompletos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...