Questões de Pedagogia do ano 2012

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  • A.

    assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

  • B.

    ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.

  • C.

    realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.

  • D.

    proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.

  • E.

    assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é

  • A.

    avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.

  • B.

    gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.

  • C.

    coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.

  • D.

    fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.

  • E.

    coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como

  • A.

    uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.

  • B.

    um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.

  • C.

    um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.

  • D.

    uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).

  • E.

    um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.

II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.

III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.

IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.

As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teorias

  • A.

    instrumental, substantiva, crítica e construtivista.

  • B.

    construtivista, crítica, instrumental e substantiva.

  • C.

    crítica, construtivista, substantiva e instrumental.

  • D.

    substantiva, instrumental, construtivista e crítica.

A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:

  • A.

    o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.

  • B.

    até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.

  • C.

    o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.

  • D.

    depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.

  • E.

    crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.

Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

  • A.

    Lacan.

  • B.

    Vigotsky.

  • C.

    Stern

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Freud.

A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:

  • A.

    Reuven Feuerstein.

  • B.

    Jean Piaget.

  • C.

    Jorge Visca.

  • D.

    David Elkind.

  • E.

    HenryWallon.

Considere os seguintes fatores relacionados à atividade do(a) pedagogo(a) escolar (LIBÂNEO, 2001):

1. iniciativa

2. disciplina

3. autoridade

4. responsabilidade

5. decisão Relacione-os aos textos correspondentes.

( ) A __________ é o exercício de um poder delegado a alguém para coordenar as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas qualidades e conhecimento de suas funções. É recomendável que seja descentralizada, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.

( ) É uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização das tarefas, a __________ final é de quem coordena.

( ) A __________ é a capacidade de selecionar, diante de várias alternativas, a medida mais adequada conforme as situações concretas. Com base em um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidas mediante a participação da equipe escolar, o(a) pedagogo(a) não pode furtar-se de tomar as medidas necessárias.

( ) A __________ implica compatibilizar a conduta individual com as normas, regulamentos, interesses da vida social e escolar, assumidos coletivamente.

 ( ) A __________ é a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções aos problemas que se apresentam no desenvolvimento do processo de gestão, o que implica a capacidade de enfrentar o imprevisto e situações inusitadas ou embaraçosas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 4 – 5 – 2 – 1

  • B.

    1 – 2 – 4 – 3 – 5

  • C.

    5 – 3 – 4 – 2 – 1

  • D.

    2 – 3 – 5 – 1 – 4

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2 – 5

Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

  • A.

    educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.

  • B.

    o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.

  • C.

    o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.

  • D.

    os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.

  • E.

    os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

  • A.

    transdisciplinaridade e conhecimento.

  • B.

    interculturalidade e informação.

  • C.

    pluralidade e contextualização.

  • D.

    interdisciplinaridade e contextualização.

  • E.

    contextualização e conhecimento.

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