Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.
realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.
proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.
assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.
O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é
avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.
gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.
coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.
fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.
coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como
uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.
um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.
um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.
uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).
um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.
II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.
III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.
IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.
As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teoriasinstrumental, substantiva, crítica e construtivista.
construtivista, crítica, instrumental e substantiva.
crítica, construtivista, substantiva e instrumental.
substantiva, instrumental, construtivista e crítica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:
o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.
até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.
o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.
depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.
crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo FREIRE (1996: 96), o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas... Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:
Lacan.
Vigotsky.
Stern
Piaget.
Freud.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:
Reuven Feuerstein.
Jean Piaget.
Jorge Visca.
David Elkind.
HenryWallon.
Considere os seguintes fatores relacionados à atividade do(a) pedagogo(a) escolar (LIBÂNEO, 2001):
1. iniciativa
2. disciplina
3. autoridade
4. responsabilidade
5. decisão Relacione-os aos textos correspondentes.
( ) A __________ é o exercício de um poder delegado a alguém para coordenar as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas qualidades e conhecimento de suas funções. É recomendável que seja descentralizada, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.
( ) É uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização das tarefas, a __________ final é de quem coordena.
( ) A __________ é a capacidade de selecionar, diante de várias alternativas, a medida mais adequada conforme as situações concretas. Com base em um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidas mediante a participação da equipe escolar, o(a) pedagogo(a) não pode furtar-se de tomar as medidas necessárias.
( ) A __________ implica compatibilizar a conduta individual com as normas, regulamentos, interesses da vida social e escolar, assumidos coletivamente.
( ) A __________ é a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções aos problemas que se apresentam no desenvolvimento do processo de gestão, o que implica a capacidade de enfrentar o imprevisto e situações inusitadas ou embaraçosas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
3 4 5 2 1
1 2 4 3 5
5 3 4 2 1
2 3 5 1 4
3 4 1 2 5
Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:
educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais.
o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas.
o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno.
os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.
os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:
transdisciplinaridade e conhecimento.
interculturalidade e informação.
pluralidade e contextualização.
interdisciplinaridade e contextualização.
contextualização e conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...