Questões de Pedagogia do ano 2012

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Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

  • A.

    São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação,emtodo o país.

  • B.

    É uma proposta governamental que impõe um modelo curricular único.

  • C.

    Sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e à peculiaridade da clientela que atende.

  • D.

    Os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicação entre as disciplinas escolares.

  • E.

    Uma de suas funções é orientar e garantir a coerência das políticas de melhoria da qualidade de ensino.

Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:

  • A.

    15 e 25 anos.

  • B.

    21 e 27 anos.

  • C.

    13 e 24 anos.

  • D.

    20 e 22 anos.

  • E. 18 e 29 anos.

A elaboração de um currículo define:

I. Conteúdos, programas e práticas pedagógicas.

II. Papel dos agentes envolvidos no processo educativo.

III. Articulação das áreas do conhecimento.

IV. Aproveitamento do tempo escolar.

V. Definição de normas e padrões de comportamento.

No que se refere à elaboração de um currículo, estão CORRETOS:

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Apenas os itens I, II, III, IV estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens I, III, IV, V estão corretos.

  • D.

    Apenas os itens II, III, IV, V estão corretos.

Entende-se por Educação Especial:

  • A.

    Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.

  • B.

    A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.

  • C.

    Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.

  • D.

    Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais:

  • A.

    O acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.

  • B.

    Currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

  • C.

    Professores com vasta experiência, porém sem especialização adequada.

  • D.

    Educação especial para o trabalho, visando sua efetiva integração na vida em sociedade.

Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor restringe-se aos limites conceituais impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é apenas um motivador dos estudos.

II A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente.

III Cabe ao tutor promover recompensas positivas aos seus aprendizes, tal como nos modelos de educação baseados na meritocracia, incentivando o espírito competitivo e dinâmico dos estudantes.

IV Um processo de mediação pedagógica eficaz em EaD depende, entre outros aspectos, da capacidade articuladora do professor tutor dos meios tecnológicos numa perspectiva criativa e instigadora.

  • A.

    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

Segundo a Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que regulamenta a oferta de carga horária a distância em cursos e disciplinas presenciais, as instituições de ensino superior poderão

  • A.

    ofertar, no mínimo, 20% da carga horária de cada disciplina de um curso utilizando metodologias próprias da educação a distância, desde que previstas em seu projeto pedagógico.

  • B. introduzir a oferta de 20% de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial para complementação de aprendizagem ou de recuperação de estudos.
  • C.

    introduzir, na organização pedagógica e didática de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial.

  • D.

    ofertar atividades complementares de ensino, reforço e recuperação, por meio das TIC para os cidadãos que, por motivo de saúde, estejam impedidos de acompanhar o ensino presencial.

Um dos pressupostos norteadores do currículo para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica de nível médio é a formação integral do educando. Esse pressuposto refere-se à

  • A.

    formação que integra, no currículo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto já exercia na prática, mas que não tinha habilitação para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda.

  • B.

    formação de cidadãos-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o espírito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local.

  • C.

    formação que contempla uma educação básica sólida, em vínculo estreito com a formação profissional, com vistas a formar cidadãos-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crítica, ética e competente.

  • D.

    formação que integra diferentes habilitações profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funções no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.

O currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    um campo de conhecimento é uma comunidade de especialistas e professores que compartilham uma parcela do saber ou um determinado discurso intelectual com a preocupação de realizar contribuições para o mesmo.

  • B.

    uma área de conhecimento é expressão de uma certa capacidade de criação humana, dentro de um determinado território especializado ou em facetas entre vários deles, cuja dinâmica se mantém, seguindo certos princípios metodológicos, mas que também se alimenta de impulsos imaginativos, súbitos e oportunos.

  • C.

    uma disciplina ou campo especializado de conhecimento é um domínio, um território, mais ou menos ilimitado, com fronteiras impermeáveis, com uma certa visão especializada e, em muitos casos, egocêntrica, sobre a realidade.

  • D.

    um âmbito de saber está composto por uma determinada estrutura conceitual, formado por ideias básicas, hipóteses, conceitos, princípios, generalizações aceitas como válidas no momento de seu desenvolvimento.

  • E.

    os campos de saber supõem linguagens e sistemas de símbolos especializados, que criam mundos de significações próprias em diferentes graus, segundo as disciplinas de que tratem, como facilitação consequente de comunicação precisa que estes códigos permitem e com a dificuldade de aproximar o conhecimento aos que não os possuem.

As relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO:

  • A.

    A dimensão formal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.

  • B.

    A dimensão percebida que representa o que os professores realizam, partindo do que compreendem e interpretam do formal.

  • C.

    A dimensão vivenciada que representa o que os alunos recebem e aprendem a partir do que foi planejado.

  • D.

    A dimensão observada (operacional), sob a perspectiva daqueles que descrevem o ensino formal como ele acontece, independentemente da perspectiva de professores, alunos e administração.

  • E.

    A dimensão informal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.

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