Questões de Pedagogia do ano 2012

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Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

  • A.

    Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (no livro "Psicogênese da Língua Escrita" de 1979) defendem que não é necessário diagnosticar o quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.

  • B.

    Paulo Freire, grande pensador e educador, opunha-se ao que chamava de educação libertadora, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário da educação, o que o torna incapaz de ler o mundo criticamente.

  • C.

    Célestin Freinet, desde os anos 20 do século passado, já defendia e utilizava práticas ainda hoje presentes em muitas escolas, quais sejam: construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio.

  • D.

    Howard Gardner, no livro “Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas”, defende a existência de onze inteligências, e destaca a Inteligência musical no comentário: "Ter aulas de música garante aos estudantes desenvolver a inteligência musical, a noção espacial e as linguagens escrita, verbal e gestual”.

Uma professora da 2ª série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

  • A.

    deixa de resgatar o interesse dos alunos da sala, pois a vivência cultural não representa desafios apropriados a serem assumidos e transpostos durante o aprendizado.

  • B.

    segue os avanços teóricos que comprovam que a aprendizagem não se dá pelo treino mecânico descontextualizado, ou pela exposição exaustiva do professor.

  • C.

    preocupa-se mais com o que ensinar e menos com os modos pelos quais os alunos aprendem.

  • D.

    segue por avanços estratégicos, sem levar em conta o conteúdo e a proposta curricular pré-estabelecidos.

Entende-se alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita e a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia. Entende-se letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita; um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, designando o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais.

Diante dessas afirmações, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para os diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos é

  • A.

    considerar alfabetização e letramento como processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, sendo ambos indispensáveis.

  • B.

    entender que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que primeiramente contempla a alfabetização, para em um segundo momento, contemplar o letramento.

  • C.

    focar-se no letramento, uma vez que grande parte dos indicadores do SAEB mostra que muitas crianças, embora alfabetizadas, não são letradas ou manifestam diferentes graus de analfabetismo funcional.

  • D.

    dedicar sempre a maior ênfase à alfabetização, por ser o mecanismo pelo qual a criança se apropria do sistema alfabético, já que este envolve aprendizados muito específicos e totalmente independentes do letramento e dos componentes do sistema fonológico da língua.

  • A.

    raciocínio lógico

  • B.

    conteúdos procedimentais

  • C.

    conteúdos atitudinais

  • D.

    conteúdos de língua portuguesa

  • E.

    conteúdos conceituais

  • A.

    4, 3, 2, 5, 1

  • B.

    1, 3, 2, 5, 4

  • C.

    1, 2, 3, 4, 5

  • D.

    4, 2, 3, 5, 1

  • E.

    4, 3, 2, 1, 5

  • A.

    identificar os problemas de aprendizagem de alguns alunos para homogeneizar o trabalho de sala de aula

  • B.

    compartilhar o plano de trabalho com a turma para que os alunos reconheçam seus progressos e dificuldades em relação ao que está sendo estudado

  • C.

    investigar como os alunos aprendem para sanar as dificuldades específicas de cada um

  • D.

    incentivar a participação de todos no grupo e a capacidade de autoavaliação

  • E.

    avaliar o próprio trabalho para planejar novas situações de ensino e aprendizagem

  • A.

    pesquisa participante

  • B.

    pesquisa-ação

  • C.

    pesquisa de campo

  • D.

    estudo de caso

  • E.

    pesquisa ex-post facto

  • A.

    é claramente uma pesquisa de abordagem quantitativa, pois envolveu um grande número de participantes

  • B.

    é essencialmente qualitativa uma vez que utilizou-se do depoimentos que revelam a posição subjetiva dos estudantes pesquisados.

  • C.

    valeu-se de procedimentos de coleta e de análise de dados que combinam as abordagens quantitativas e qualitativas, o que é característico de uma abordagem também denominada de ‘quantiqualitativa’

  • D.

    é quantitativa e amostral sendo, portanto, representativa do que pensam todos os estudantes das diferentes regiões brasileiras.

  • E.

    é tipicamente experimental, pois as tendências apontadas pelo estudo podem ser, posteriormente, testadas e aplicadas à totalidade das escolas brasileiras.

De acordo com SEVERINO, (2000) para a elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico é preciso ter ideia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Ou seja, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva. Esta fase de elaboração do trabalho de pesquisa corresponde à:

  • A.

    definição e delimitação do tema de pesquisa

  • B.

    levantamento bibliográfico

  • C.

    leitura e documentação

  • D.

    definição de um plano provisório do trabalho

  • E.

    problematização do tema

  • A.

    o pesquisador precisa definir um plano provisório de trabalho que orientará as leituras e também a pesquisa propriamente dita.

  • B.

    a fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada.

  • C.

    as partes do trabalho, seus capítulos e, no interior deles, os parágrafos devem ter uma sequência lógica rigorosa determinada pela estrutura do discurso.

  • D.

    o estilo do texto será determinado pela natureza do raciocínio específico às várias áreas do saber em que se situa o trabalho.

  • E.

    do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.

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