Questões de Pedagogia do ano 2012

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Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo,

  • A.

    pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição.

  • B.

    adaptar-se às normais gramaticais básicas para um posterior desenvolvimento do aprendizado da norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • C.

    memorizar regras, criar símbolos abstratos para que o educador introduza concepções cada vez mais complexas no ambiente de aprendizado.

  • D.

    desenvolver técnicas de aprendizado cada vez mais rápido no ambiente escolar.

Em relação ao processo avaliativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O processo de avaliação não deve ser desvinculado de toda a prática educativa.

  • B.

    A avaliação formal faz parte do processo educacional, mas não é fator resultante do ensino versus aprendizagem, por ser um aspecto individual de cada educador.

  • C.

    A avaliação deve ser usada de forma reducionista. O educador deve utilizar e aplicar instrumentos de coleta de informações.

  • D.

    A avaliação deve ser limitada pela hipertrofia que o processo de atribuição de notas ou conceitos assumem na administração escolar.

Em relação às concepções de leitura, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Dar livros às crianças não significa formar leitores. A leitura e a escrita são processos diferentes, mas complementares.

  • B.

    Com a leitura, o leitor apreende facilmente as ideias gerais e principais do texto, torna-se fluente e veloz, mas por outro lado faz excessos de adivinhações.

  • C.

    A leitura é um processo discursivo no qual se insere o sujeito produtor de sentido – a criança –, sem constituição ideológica.

  • D.

    A leitura didática perde sua função essencial de provocar efeitos de sentido no aluno para ser apenas o instrumento de reconhecimento de unidades e estruturas teóricas.

A prática de jogos desenvolve nos alunos

I. regras por meio de brincadeiras, consideradas ferramenta indispensável no processo de formação da personalidade da criança.

II. um caráter educativo.

III. a formação psicomotora e da personalidade.

IV. a competição, a ganância e o desejo descontrolado de vitória.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Durante os últimos anos, estudos têm demonstrado que para a criança aprender a ________, é essencial que ela tenha habilidades de processamento fonológico. A capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala, bem como manipular seus componentes estruturais, a chamada consciência fonológica, está intimamente relacionada à _____________ da leitura e escrita. Assim, estudos comprovam que a _________ de atividades com rimas, aliterações, sílabas e fonemas pode produzir ganhos importantes no desenvolvimento de conceitos e habilidades, que são requisitos no processo de alfabetização.

  • A.

    falar/ improvisação/ manipulação

  • B.

    ler/ aprendizagem/ introdução

  • C.

    se expressar/ prática/ introdução

  • D.

    falar/ prática/ manipulação

Os educadores acreditam que os alunos serão capazes de ler e escrever adequadamente os textos de que necessitam durante a vida, como um jornal, uma carta, um manual de instruções. Uma forma de se alcançar isso é

  • A.

    ver a leitura e a escrita como práticas sociais.

  • B.

    ensinar de forma livre as letras e as palavras.

  • C.

    exigindo que o educando memorize as normas e técnicas de leitura e escrita.

  • D.

    por meio da ênfase nas bases e fundamentos teóricos da linguagem.

As atividades práticas de Matemática, no cotidiano escolar, devem propiciar ao aluno

  • A.

    a escrita simbólica das representações numéricas.

  • B.

    leitura e interpretação de texto para desenvolvimento de teorias matemáticas que envolvam o raciocínio lógico.

  • C.

    capacidade de memorização de fórmulas e teorias matemáticas para a resolução de situaçõesproblemas.

  • D.

    uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) seja explorada pelas crianças.

A criança vê o espaço da escola e da própria casa como algo concreto, e, a partir do imaginário infantil, o lugar para ela só é atrativo se puder interagir e vivenciar o ato de brincar. Desta forma, conclui-se que a infância é uma etapa

  • A.

    na qual o indivíduo vive algumas experiências significativas apenas quando tem a oportunidade de explorar as brincadeiras.

  • B.

    diferenciada do mundo adulto; portanto, o seu modo de ver a vida é baseado no poder de manipular os objetos e criar formas lúdicas com eles.

  • C.

    de cuidados específicos com a parte física e baseada na formação do disciplinamento.

  • D.

    de acompanhamento constante e da introdução de regras pré-concebidas, que serão impostas por pais e professores.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.

  • A.

    escrita/ independente/ fala/ saída

  • B.

    leitura/ literário/ escrita/ saída

  • C.

    escrita/ diferente/ escrita/ entrada

  • D.

    escrita/ independente/ fala/ chegada

O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém

  • A.

    da metodologia de ensino de língua portuguesa desenvolvida em inúmeras escolas, a qual dá ênfase à prática da escrita, em detrimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento das modalidades de expressão oral dos alunos.

  • B.

    do retraimento familiar, que, associado à repressão social, causa uma deficiência no uso da linguagem oral por parte dos alunos brasileiros.

  • C.

    de uma situação de repressão social, que leva em consideração fatores raciais, econômicos e familiares, comprometendo o desempenho oral dos alunos brasileiros.

  • D.

    do preconceito gerado pelas diferentes culturas regionais, como sotaque e manifestações culturais, que podem não ser aceitas em determinado ambiente cultural.

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