Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

  • A.

    a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.

  • B.

    se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.

  • C.

    os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.

  • D.

    a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

Em relação às concepções que envolvem o letramento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    São muito variados os usos sociais da escrita, por isso é comum levar em consideração os níveis de letramento, dos mais elementares aos mais complexos.

  • B.

    Capacidade de ligar as palavras novas a referentes do mundo, com a finalidade estrita de decodificar os sinais gráficos.

  • C.

    A fala das crianças deixa de ser telegráfica, na medida em que elas acrescentam grafemas e fonemas, letras e sons como processo de evolução do aprendizado.

  • D.

    Teoria da aprendizagem que transmite o aprendizado por meio da imitação dos símbolos, como consoantes e vogais.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta a respectivamente as lacunas.

As crianças pensam sobre a língua ____________, independentemente do seu grupo social e do maior ou menor acesso a material ____________. Assim, elas elaboram hipóteses sobre a utilidade dos diversos escritos ao seu redor, sobre o que “essas estranhas marcas no papel” representam e de que maneira funciona o sistema de escrita. A alfabetização implica uma construção conceitual e, desta forma, não é mais possível pensar em um aprendiz ______________, limitado a memorizar mecanicamente as famílias silábicas para que, em seguida, possa, supostamente, colocá-las em conjunto, formando palavras e frases em um texto a ser lido ou _______________.

  • A.

    materna/ visual/ perdido/ copiado

  • B.

    escrita/ impresso/ passivo/ produzido

  • C.

    escrita/ visual/ passivo/ copiado

  • D.

    falada/ impresso/ perdido/ produzido

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve

  • A.

    ensinar novas palavras diariamente para estimular o aprendizado.

  • B.

    valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais.

  • C.

    ensinar a copiar as letras e o estudo de normas e regras gramaticais.

  • D.

    valorizar a repetição como recurso didático.

Sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início da escolarização, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    É a transição da oralidade para a escrita, levando em conta a integração dos saberes sociolinguísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola.

  • B.

    As aulas expositivas, com sólido embasamento teórico e exercícios sistematizados e complexos para a memorização, são as mais eficazes.

  • C.

    É preciso observar que esse processo não se limitará ao trabalho pedagógico com a estrutura e o uso da língua, nem segue uma sequência rígida de conteúdos previamente definida. Ele tem caráter multidisciplinar.

  • D.

    Frequentemente, professores e alunos se envolvem na discussão dos mais variados temas, cujo tratamento leva em conta a idade e o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.

Em relação às formas de conceber e trabalhar com a Matemática, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como os alunos organizam o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis.

( ) Uma criança aprende muito de Matemática sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos dos objetos, brincam com as formas, ocupam um espaço e, assim, vivem e descobrem a Matemática.

( ) A representação dos números em forma de registro no papel é o principal fundamento na Matemática.

( ) O professor pode criar seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças, sequências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo objetos e outros materiais, propondo jogos e brincadeiras e possibilitando a criação das crianças.

  • A.

    F/ F/ V/ F

  • B.

    F/ V/ V/ V

  • C.

    V/ V/ F/ V

  • D.

    V/ F/ V/ F

A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem

  • A.

    que os educadores respeitem os modos próprios das crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos, mas inserindo aos poucos determinadas regras a serem seguidas.

  • B.

    que o professor tenha uma proposta de letramento que possa promover a interação com as crianças, trocas significativas em um ambiente alegre e prazeroso.

  • C.

    a ação pedagógica, que utiliza portadores de textos diferenciados e leitura e escrita em uso real nas lições de casa, controlando a interação social necessária para construção de conhecimentos.

  • D.

    que o professor lecione os conteúdos didáticos, selecionando os conhecimentos prévios dos alunos e o contexto sociocultural e cognitivo onde estão inseridos, para que o aprendizado seja direcionado ao que realmente é fundamental na formação acadêmica das crianças.

Na fase da alfabetização, atividades que trabalhem a linguagem oral são muito importantes. Expressar-se oralmente requer autoconfiança. Para isso, o professor deve

  • A.

    oferecer oportunidades e materiais que desenvolvam a linguagem oral e estejam em contexto e relacionados às várias áreas do conhecimento.

  • B.

    deixar que os alunos se expressem sem interferência, orientando-os ou fazendo parte das conversas.

  • C.

    deixar que os alunos brinquem em silêncio boa parte do tempo para manter um ambiente harmonioso e evitar o desgaste causado por um eventual excesso no processo do trabalho com a linguagem oral.

  • D.

    manter uma disciplina de realização de leitura oral em 75% do tempo, com o objetivo de estimular o desenvolvimento linguístico da criança.

Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que elas

  • A.

    descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento, num ambiente que incentive o convívio do aluno com as várias formas de ler e escrever.

  • B.

    tendem a rejeitar a leitura, por ser algo novo, e passam a valorizar as atividades mais mecanizadas.

  • C.

    ficam em classes planejadas, cercadas de todo o cuidado psicológico, que tem o objetivo de preparálas para estudar em um ambiente repleto de informações visuais.

  • D.

    percebem que o professor tem autonomia e domínio na aplicação de atividades, o que eleva o nível da qualidade escolar.

Sobre a organização do espaço e do tempo na prática pedagógica, é correto afirmar que

I. a organização do espaço e dos alunos pode fazer muita diferença no trabalho de alfabetização e na aprendizagem em geral.

II. considerar estes dois aspectos no planejamento é importante para garantir as exigências de uma boa situação didática e o sucesso da atividade.

III. o tempo não está diretamente ligado à organização do espaço, sendo este o fator determinante na prática pedagógica.

IV. desconsiderá-los ou trabalhar de maneira improvisada pode, às vezes, pôr tudo a perder. Tanto o espaço como a possibilidade de interação entre os alunos são fatores de promoção de aprendizagem.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...