Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.

Por que o fogo queima?

Por que a lua é branca?

Por que a terra roda?

Por que deitar agora?

Por que as cobras matam?

Por que o vidro embaça?

Por que você se pinta?

Por que o tempo passa?

O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o

  • A.

    motor - intuitivo

  • B.

    operatório - concreto

  • C.

    sensório - motor

  • D.

    formal - concreto

  • E.

    questionador - sensório

Sobre o pensamento de Piaget, considere as afirmações abaixo. I. A teoria cognitiva de Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre em três estágios. II. Piaget afirmava que o conhecimento tem origem na relação entre sujeito e objeto, construindo a abordagem tradicional do ensino, que destaca o papel ativo do professor na transmissão de conhecimento. III. Piaget considerava que o aprendizado depende dos fatores biológicos, por isso os estágios correspondem a diferentes faixas etárias. Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    I

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Sobre o comportamentalismo, considere as afirmações abaixo.

I. O conceito de comportamento operante de Skinner prevê a liberdade de operar do aluno na construção do seu conhecimento.

II. O comportamentalismo prevê o condicionamento das ações humanas por meio do reforço.

III. De acordo com o behavorismo, a aprendizagem se dá com base na relação de estímulo e resposta.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    I

  • E.

    II e III

Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade.

II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar.

III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    I

  • E.

    III

Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.

I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis.

II. Durante a ditadura militar, houve propostas de “americanização” da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID.

III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Considere as afirmações abaixo.

I. Costuma-se, de forma simplificadora dividir as teorias educacionais em dois grandes grupos: as tradicionais e as progressistas.

II. O principal objetivo da filosofia da educação é propor um sistema educacional eficiente, capaz de fazer com que os alunos aprendam as ideias dos principais filósofos.

III. A educação é uma atividade isenta de ideologia, pois concentra-se na transmissão dos conhecimentos consagrados.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.

  • B.

    As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.

  • C.

    O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.

  • D.

    O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.

Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que

  • A.

    ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.

  • B.

    ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.

  • C.

    ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.

  • D.

    se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...