Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.
Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?
O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o
motor - intuitivo
operatório - concreto
sensório - motor
formal - concreto
questionador - sensório
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre o pensamento de Piaget, considere as afirmações abaixo. I. A teoria cognitiva de Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre em três estágios. II. Piaget afirmava que o conhecimento tem origem na relação entre sujeito e objeto, construindo a abordagem tradicional do ensino, que destaca o papel ativo do professor na transmissão de conhecimento. III. Piaget considerava que o aprendizado depende dos fatores biológicos, por isso os estágios correspondem a diferentes faixas etárias. Está correto o que se afirma somente em
I
I
III
I e II
I e III
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre o comportamentalismo, considere as afirmações abaixo.
I. O conceito de comportamento operante de Skinner prevê a liberdade de operar do aluno na construção do seu conhecimento. II. O comportamentalismo prevê o condicionamento das ações humanas por meio do reforço. III. De acordo com o behavorismo, a aprendizagem se dá com base na relação de estímulo e resposta. Está correto o que se afirma somente emI e II
I e III
II e III
I
II e III
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.
I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente emI e II
I e III
II e III
I
III
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.
I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis. II. Durante a ditadura militar, houve propostas de americanização da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID. III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita. Está correto o que se afirma somente emI
II
III
I e II
II e III
I
II
III
I e II
I e III
I
II
III
I e II
I e III
Considere as afirmações abaixo.
I. Costuma-se, de forma simplificadora dividir as teorias educacionais em dois grandes grupos: as tradicionais e as progressistas. II. O principal objetivo da filosofia da educação é propor um sistema educacional eficiente, capaz de fazer com que os alunos aprendam as ideias dos principais filósofos. III. A educação é uma atividade isenta de ideologia, pois concentra-se na transmissão dos conhecimentos consagrados. Está correto o que se afirma somente emI
II
III
I e II
I e III
Sobre o aprendizado das crianças, baseado na prática pedagógica, assinale a alternativa correta.
No processo de aprendizagem, todas as crianças aprendem simultaneamente e sob os mesmos aspectos, construindo esquemas figurativos.
As crianças desenvolvem o aprendizado mediante os ensinamentos restritos do professor, que explica, dita regras, apresenta alegorias. A criança ouve, copia, decora e aprende, por meio de um processo cíclico.
O aprendizado acontece por uma ação de categorização, construída por esquemas generalizáveis de experiências.
O pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e, desta forma, torna-se capaz de pensar e compreender.
Em relação à ação consciente, competente e crítica do educador, é correto afirmar que
ele transforma a realidade a partir das reflexões vivenciadas, superando os entraves e repensando sua prática pedagógica.
ele reduz a ação dos demais profissionais da escola, adquirindo autonomia para cumprir as mais variadas funções no ambiente educacional.
ele une as suas experiências adquiridas com as de outros profissionais competentes, com o objetivo de fomentar a evolução do ensino.
se for realizada de maneira autônoma, pode comprometer o desenvolvimento do sistema educacional do qual participa, uma vez que este processo precisa ser coletivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...