Questões de Pedagogia do ano 2012

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O imaginário infantil deve ser estimulado para que o faz-de-conta torne-se, de fato, uma prática cotidiana entre as crianças. Para isto,

  • A.

    é preciso que se organize na sala um espaço para essa atividade, separado por uma cortina, biombo ou outro recurso qualquer, no qual as crianças poderão se esconder, fantasiar-se, brincar, sozinhas ou em grupos, de casinha, construir uma nave espacial ou um trem etc.

  • B.

    cabe ao professor proibir situações de interação em que panos, fraldas ou anteparos como caixas e biombos possam ser utilizados para esconder o rosto ou o corpo todo da criança e do parceiro, num jogo de esconder e aparecer.

  • C.

    é preciso que o professor impeça que as crianças façam aparecer e desaparecer brinquedos e objetos.

  • D.

    cabe ao educador garantir a não participação das crianças em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na concepção de Educação Infantil,

I. as polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento têm constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil.

II. referencial é uma proposta fechada, inflexível e obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.

III. há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva.

IV. em concepções mais abrangentes, os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

Pensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo.

I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo.

II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição.

III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas.

IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

Sobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concepção de criança é uma noção recentemente construída e não se modificou ao longo dos tempos.

  • B.

    A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.

  • C.

    As crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante tranquilo, mesmo as das escolas públicas, com excelentes condições de vida.

  • D.

    A Educação Infantil em creches e pré-escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever da iniciativa privada e um direito da criança.

As escolas infantis no Brasil sofreram, no decorrer dos tempos, diferentes mudanças em suas funções. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Essas diferenças passaram pelo assistencialismo, pela custódia e pela privação cultural até a função educativa.

II. Do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento.

III. A Educação Infantil obteve um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que o Estado passou a ter como dever garantir educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I e II, apenas.

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo.

I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres.

II. O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos.

III. O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças.

II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa.

III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente.

IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • A.

    2/ 4/ 1/ 3

  • B.

    3/ 2/ 1/ 4

  • C.

    4/ 2/ 1/ 3

  • D.

    2/ 4/ 3/ 1

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, para isso, ele deve

  • A.

    levar os alunos à biblioteca, à sala de leitura, e à sala de aula (no cantinho de leitura), sem incentiválos muito, pois a leitura deve ser algo inerente ao ser humano.

  • B.

    orientar os alunos a usar os livros sem necessariamente se envolver no processo. É importante salientar que deve imperar o silêncio no ambiente.

  • C.

    disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo, textos narrativos, poemas, fábulas, parlendas, adivinhações, contos, histórias em quadrinhos, textos informativos, receitas culinárias, bulas de remédios, textos imagéticos (fotografias, pinturas em tela, desenhos), charges e crônicas.

  • D.

    pedir que os alunos tragam textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações, entre outros, e colocá-los dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura), sendo que os textos devem ser lidos apenas no horário da leitura, que deve ser imposto pelo professor.

Algumas das estratégias usadas para ensinar leitura também ajudam as crianças a escrever, que é o outro componente da alfabetização. Em relação a essas estratégias, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O ensino das associações de som-símbolo ajuda as crianças a aprenderem a soletrar e a ler. Naturalmente, a boa escrita é muito mais do que apenas soletrar; ela requer instrução e prática, assim como a leitura.

( ) As crianças precisam aprender sobre técnicas de escrita, como fazer resumos e desenvolver parágrafos, a fim de se tornarem boas escritoras.

( ) Para serem boas escritoras, as crianças precisam aprender sobre a mecânica da língua, tal como gramática e usos adequados de palavras, bem como sobre editar o trabalho escrito seu e de outros.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    V/ F/ F

  • C.

    F/ F/ V

  • D.

    V/ V/ F

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