Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o meio ambiente, analise as assertivas abaixo.

I. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a preservar o meio ambiente é ensiná-la como plantar alguma semente, cuidar da plantinha, e acompanhar o crescimento.

II. Cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade.

III. A estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação mais atuante e participativa do cidadão.

IV. As atividades de educação ambiental dos professores são consideradas no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I e III, apenas.

O processo de leitura e escrita precisa ser estimulado na escola, pois

  • A.

    um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas, encantamento e diversão se descortinará, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.

  • B.

    o papel desta é fundamental neste processo. Contudo, o professor não tem tempo hábil para despertar em seus alunos o prazer da leitura, e, na maioria das vezes, as condições não permitem.

  • C.

    o País ainda sofre com deficiências no ensino público e com o alto índice de analfabetos funcionais (aqueles que, embora tenham aprendido a decodificar a escrita, não desenvolveram a habilidade de interpretação de texto), qualquer iniciativa que vise a transformar brasileiros em leitores é extremamente bem-vinda, mas nas escolas a prioridade é lançar conteúdos.

  • D.

    o professor não tem como criar ofertas múltiplas e instigantes de leitura nas escolas.

Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Recomenda-se alfabetizar letrando sem descuidar da especificidade do processo de alfabetização.

  • B.

    O aluno não precisa entender a tecnologia da alfabetização.

  • C.

    As convenções não precisam ser ensinadas e aprendidas, trata-se de um sistema de convenções com bastante complexidade.

  • D.

    O professor deve orientar parcialmente o estudante durante a aprendizagem, pois, além de decodificar letras e palavras, o aluno aprende toda uma tecnologia complexa: como segurar o lápis, escrever de cima pra baixo e da esquerda para a direita; escrever numa linha horizontal, sem subir ou descer, tarefas que requerem independência.

No primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, a este respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor está contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles.

  • B.

    Não devemos produzir sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc., ou sons corporais, como palmas, batidas nas pernas, pés etc., esta prática é agressiva e irrita os bebês.

  • C.

    Não é aconselhável embalá-los e dançar com eles, para não deixá-los mal acostumados.

  • D.

    Os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos agitam a classe e devem ser evitados.

O trabalho com a linguagem oral, nas instituições de Educação Infantil, tem se restringido a algumas atividades, entre elas, as rodas de conversas. Apesar de serem organizadas com a intenção de desenvolver a conversa, caracterizam-se, em geral, por um monólogo com o professor, no qual as crianças são chamadas a responder em coro a uma única pergunta. Neste caso, deve-se

I. utilizar a linguagem oral para possibilitar comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas.

II. através da linguagem influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.

III. dialogar, é por meio do diálogo que a comunicação acontece.

IV. considerar a linguagem oral como vocabulário, lista de palavras ou sentenças.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação representa um esforço do professor em classificar o que as crianças fazem, os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas. Esse é um processo relacionado com a observação da criança e o lançamento de notas.

  • B.

    A avaliação tem a função de mapear e acompanhar o pensamento das crianças, isto é, o que elas sabem e como pensam para reorientar o planejamento da ação educativa.

  • C.

    Deve-se utilizar a aplicação de instrumentos tradicionais ou convencionais, como notas e símbolos.

  • D.

    A avaliação tem um propósito classificatório ou juízos conclusivos.

Sobre o brincar, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para brincar, é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

  • B.

    A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural delas mesmas.

  • C.

    A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, distanciando seu contato com a realidade, fazendo com que elas criem seu próprio universo.

  • D.

    O brincar deve se constituir em atividade esporádica, sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.

  • A.

    integrada/ profissionais/ mediador

  • B.

    associada/ papéis/ socializador

  • C.

    integrada/ papéis/ mediador

  • D.

    integrada/ profissionais/ socializador

O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:

  • A.

    escutar a criança, dar atenção ao que ela que ela fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo.

  • B.

    incentivar a criança a acrescentar em seu vocabulário inflexões gramaticais, para que aprenda a criar perguntas e frases negativas.

  • C.

    reconhecer o esforço da criança em compreender o que ouve, mas sem interferir, para que aprenda sozinha a se comunicar.

  • D.

    o trabalho com as crianças da educação infantil exige do professor uma escuta e atenção às suas falas, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, contudo, apenas de caráter observador, o incentivo pode inibir a criança.

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:

I. respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...