Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a interação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O domínio da fala diversifica as modalidades de interação, favorecendo o intercâmbio de ideias, realidades e pontos de vista. A observação das interações espontâneas revela o quanto as crianças conversam entre si. É possível inventariar parcialmente os possíveis temas de conversa, pois o repertório é finito, refletindo vivências pessoais, desejos, fantasias, projetos, conhecimentos.

  • B.

    Dada a importância do diálogo na construção de conhecimento sobre si e sobre o outro, são aconselháveis situações em que a conversa seja o principal objetivo.

  • C.

    É recomendável que o professor guarde as conversas durante as atividades mais sistematizadas, tal como a realização de uma colagem, de um desenho, a redação de um texto ou leitura de um livro.

  • D.

    Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso que o professor evite que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente.

Os brinquedos constituem-se em

I. objetos privilegiados da educação das crianças.

II. objetos que podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças.

III. objetos que podem ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. A este respeito, analise as assertivas abaixo.

I. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida.

II. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada.

III. Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver.

IV. O professor, ao planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, não pode levar em consideração os gostos e preferências das crianças e repensar a rotina em função de sua chegada oferecendo-lhes atividades atrativas.

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Sobre projeto educativo, analise as assertivas abaixo.

I. O projeto é a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.

II. Ele mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.

III. Diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A respeito da introdução dos alunos no mundo da literatura, analise as assertivas abaixo.

I. É importante ter um ambiente cultural no qual o livro esteja presente.

II. Deve-se ampliar o repertório do aluno apresentando-o a determinados gêneros textuais, excetuandose gêneros como anedota, que pouco contribuem para o ensino-aprendizagem.

III. A introdução dos alunos no mundo da literatura ocorre quando o professor lê para a classe e quando os alunos sabem que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A prática do jogo contribui

I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos.

II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos.

III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança.

IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A organização dos conteúdos de matemática pode ser feita da seguinte forma: números e sistema de numeração – envolve contagem, registro de quantidades próprios das crianças, série numérica convencional.

  • B.

    É importante, por exemplo, introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é, o trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização, grandezas e medidas, espaço e forma.

  • C.

    A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta um quebra-cabeças etc.

  • D.

    O objetivo do trabalho com matemática na Educação Infantil é uma preparação para o Ensino Fundamental. A Educação Infantil precisa ser valorizada como um direito em si, o que implica em formulação de políticas públicas para garantir o ensino de qualidade nesta faixa etária.

Sobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos.

( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra.

( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada.

  • A.

    V/ F/ V

  • B.

    F/ V/ F

  • C.

    V/ V/ F

  • D.

    F/ V/ V

Sobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo. Disso, resulta a necessidade de o adulto confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha.

  • B.

    A postura corporal, somada à linguagem gestual, verbal etc., do adulto transmite informações, muitas vezes errôneas, às crianças, dificultando assim formas particulares e significativas de estabelecer vínculos com elas.

  • C.

    É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e preferências individuais. Da mesma forma, ouvir as falas das crianças, compreendendo o que elas estão querendo comunicar e ensinando a forma correta, fortalece a sua autoconfiança.

  • D.

    O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude contundente, para que estas atitudes não se repitam e a criança não passe a considerá-las corretas.

Sobre letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto em que a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

( ) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever.

( ) O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança reconhece.

  • A.

    V/ F/ V

  • B.

    F/ V/ F

  • C.

    V/ V/ F

  • D.

    V/ V/ V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...