Questões de Pedagogia do ano 2012

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É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número.

II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles.

III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações.

IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

É correto afirmar que, em uma sala de leitura,

  • A.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral e escrita. Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, parlendas, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos, como também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros. O objetivo é formar crianças leitoras.

  • B.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à discussão de temas complexos. Na sala de leitura, existe o espaço para quem já sabe ler. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como jornais diários, livros e enciclopédias. Também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros.

  • C.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral para quem tem dificuldade em se expressar. Os alunos observam, manuseiam e organizam impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos. O objetivo é formar crianças organizadas.

  • D.

    se a criança manifesta dificuldades na aprendizagem, ela ficará sem espaço, pois é um local destinado a quem lê com fluência e tem bom desenvolvimento.

A musicalização é um processo de educação musical que visa a

  • A.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, aprendendo os seguintes estilos musicais brasileiros: forró, músicas regionais, folclore brasileiro e samba.

  • B.

    levar a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence interagindo, descobrindo, ouvindo, e para que ela capte e sinta o prazer da música, ela precisa apreciar, com pessoas da família, saraus de música.

  • C.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a talvez não apreciar o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela descubra que não gosta de ouvir alguns estilos, capte e sinta esse universo para vivenciar com falta de atenção e possivelmente sem prazer, as possibilidades de expressão.

  • D.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela conheça, descubra, ouça, capte e sinta esse universo de forma criativa para vivenciar com prazer a apreciação, as possibilidades de expressão, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual através da música.

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo.

II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia.

III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.

  • A.

    O conhecimento lógico-matemático ajuda o aluno a competir, e isso às vezes deixa o ambiente desarmonioso. A construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil devem ocorrer a partir do conhecimento dos pais, que devem fazer a criança contar em diversas oportunidades, que não devem se preocupar com os jogos em si.

  • B.

    O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas. É importante que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.

  • C.

    O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias e na resolução de problemas. É necessário que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança, e será desenvolvido com somas, nas quais todos (mãe, avó, tia) devem colaborar. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas de adição.

  • D.

    Aprender os números não é uma tarefa fácil para as crianças, pois a combinação dos números não aceita regras e a sequência é pouco flexível. Além dessas dificuldades, os números apresentam diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir deles.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.

  • A.

    o educando/ escola/ essência/ cognitivo

  • B.

    a criança/ convivência/ qualidade/ biológico

  • C.

    a criança/ infância/ qualidade/ cognitivo

  • D.

    o educando/ convivência/ essência/ sensorial

No que se refere à avaliação, considera-se que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação deve ser levada a sério, logo, o professor não deve deixar as crianças brincarem livremente e interagir umas com as outras diariamente, assim como não precisam ir semanalmente à brinquedoteca. Precisam, sim, antes de tudo, ser avaliadas por registros escritos.

  • B.

    Os locais onde são desenvolvidos jogos diversos, brincadeiras de faz de conta, casinha de bonecas, fantoches, carrinhos, montagens de pecinhas e o desenvolvimento da imaginação e o raciocínio lógico através do brincar, não auxiliam o processo de avaliação.

  • C.

    Para uma boa avaliação, é necessária a observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração, envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e suas próprias conquistas.

  • D.

    Uma boa avaliação visa, antes de tudo, ao aprendizado, assim, as crianças não devem ir à biblioteca manusear livros, inventar histórias, ler histórias, contar histórias, manusear ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias, sem primeiro terem feito o registro diário, que deverá sempre ser corrigido pelo professor.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo “Educação Infantil” aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.

  • A.

    criança/ escolarização/ fase/ futuro

  • B.

    criança/ alfabetização/ etapa/ cidadão

  • C.

    educando/ escolarização/ situação/ leitor

  • D.

    educando/ alfabetização/ base/ leitor

É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professor

  • A.

    deixar livres as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, sem considerar suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas, assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o Professor deve oferecer uma gama variada de experiências que responda igual a todas as crianças.

  • B.

    individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.

  • C.

    deixar que os alunos estudem o mesmo conteúdo e tenham as mesmas experiências. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer atividades que respondam aos apelos dos pais, que querem muita lição, pois, para eles, lição é sinônimo de conhecimento.

  • D.

    fazer atividades padronizadas e com muito exercício escrito. As situações de aprendizagem oferecidas às crianças devem considerar que o que os pais desejam é o que importa. Isso significa que o Professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda às demandas do grupo sem ficar se prendendo à individualidade de cada criança.

Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  • A.

    refere-se à frequência em um estabelecimento perto do domicílio do educando, ou seja, trata-se de um local em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade, seja uma casa ou mesmo um ambiente sem estrutura física, parecido com uma casa, mas que possa cuidar, alimentar e deixar a criança brincar, dormir e assistir a programas educativos na televisão.

  • B.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo igual ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, na casa de uma pessoa que possa suprir suas necessidades momentâneas.

  • C.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo exterior ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida escolar em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

  • D.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 7 (sete) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

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