Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos conceitos e características de um ambiente alfabetizador, analise as assertivas abaixo.
I. O ambiente alfabetizador nasce quando se promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. II. É a utilização da escrita no cotidiano das crianças, oferecendo a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Desta forma, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. III. É uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como uma forma eficiente de expor as crianças à escrita. IV. É aquele em que o educador traz diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, ampliando o acesso da criança ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Sobre a imitação, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro. O exercício da complementaridade está presente, por exemplo, nos jogos de imitação típico das crianças.
É visível o esforço das crianças, desde muito pequenas, em reproduzir gestos, expressões faciais e sons produzidos pelas pessoas com as quais convivem. Imitam também animais domésticos, objetos em movimento etc. Na fase dos dois aos três anos, a imitação entre crianças pode ser uma forma privilegiada de comunicação e para brincar com outras crianças. A oferta de múltiplos brinquedos de diferentes tipos facilita essa interação.
A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. É entendida como reconstrução externa e não meramente uma cópia ou repetição mecânica.
As crianças tendem a observar, de início, as ações mais simples e mais próximas à sua compreensão, especialmente aquelas apresentadas por gestos ou cenas atrativas ou por pessoas de seu círculo afetivo. A observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças a construírem um processo de diferenciação dos outros, que podem influenciar negativamente na construção de sua identidade.
Sobre a música, analise as assertivas abaixo.
I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.V/ F/ F
V/ V/ V
F/ V/ V
V/ F/ V
Sobre o papel dos esquemas no desenvolvimento cognitivo, analise os conceitos abaixo.
I. Os esquemas operativos são representações mentais das associações lógicas entre objetos no mundo. II. A adaptação consiste em processos através dos quais os esquemas mudam. III. A acomodação é o processo pelo qual uma pessoa modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. IV. A equilibração envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.
Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças.
A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador.
Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais.
A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança.
Sobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.
A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas.
O ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
A organização de uma ação pedagógica, que permeia a leitura, propicia um ambiente adequado para o trabalho de leitura como processo de formação do leitor, como forma de aprendizado e descoberta do mundo, essa é a proposta na Educação Infantil, a leitura presente em temas de projetos, no planejamento semanal.
As histórias que compõem o repertório infantil tradicional são inesgotável fonte de informações culturais, as quais somam-se a sua vivência concreta. O Saci Pererê pode ser, por exemplo, uma personagem cujas aventuras façam parte da vida da criança sem que exista concretamente na realidade.
É fundamental que a professora conheça o texto da história, para que possa contá-la aos alunos com exatidão, utilizando um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
Após aprender as primeiras palavras, o próximo grande passo que a criança dá é começar a enfileirar palavras para formar frases. A este respeito, assinale a alternativa correta.
Diferentemente das primeiras palavras que são precedidas por gestos aparentemente significativos, as primeiras frases de duas palavras não tem precursores gestuais.
As primeiras frases da linguagem infantil têm diversos aspectos característicos: elas são curtas (geralmente duas ou três palavras) e simples, com algumas inflexões.
A fala telegráfica é uma combinação de um gesto e uma única palavra que transmite mais significado do que a palavra sozinha.
A explosão da gramática está fortemente ligada ao desenvolvimento do vocabulário, há uma correlação entre a complexidade das frases de uma criança e o tamanho de seu vocabulário falado.
Sobre cuidar e educar, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. ( ) O educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. ( ) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser ocorre em momentos e de maneira compartimentada.F/ V/ F
V/ F/ V
V/ V/ F
F/ V/ V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...