Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que
dominam as habilidades de codificar e decodificar, mas não utilizam essas competências nas práticas sociais.
dominam a leitura, mas têm dificuldade em codificar os sons da língua transformando em sinais gráficos.
dominam a escrita, mas têm dificuldade em decodificar os sinais gráficos transformando em sons.
não dominam a escrita convencional e têm muita dificuldade em decodificar os sinais gráficos.
A educação é um direito fundamental de todos, homens e mulheres, de todas as idades no mundo inteiro. Mesmo que a educação não seja condição suficiente, ela pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mas sadio e ambientalmente melhor.
A educação é de importânciabásica para o desenvolvimento individual do aluno.
fundamental para o progresso pessoal e social.
relativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
essencial para o desenvolvimento do mercado de trabalho.
O analfabeto não pode ser responsabilizado por sua falta de escolarização. O estado de ignorância relativa no qual se encontra é um índice social. Revela apenas as condições exteriores da existência humana e os efeitos destas circunstâncias sobre o ser do homem. Não significa que se trate de indivíduos mal dotados, de preguiçosos, de rebeldes aos estímulos coletivos, em suma, de atrasados.
Tendo em vista as ideias acima, a educação de jovens e adultos precisa ser compreendida comoproteção social às pessoas carentes.
medida de recuperação.
assistência às pessoas menos capazes.
resgate de uma dívida social.
adaptação da criança na escola.
redução do analfabetismo em números absolutos.
eliminação do analfabetismo funcional das crianças.
ampliação de vagas nos anos iniciais do ensino fundamental.
As novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como
tecnologias assistivas.
redes sociais.
metodologia montessoriana.
métodos indutivos.
Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador pedagógico que organizem uma reunião com os pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos. Essa iniciativa contribui para a
mistura de papéis que acontece atualmente entre a família e a escola, em que cada uma dessas instituições delega à outra a educação formal dos alunos.
consolidação da parceria escola-comunidade, ao propiciar espaços de interação eficazes com foco na aprendizagem dos alunos.
desprofissionalização do professor, já que ao colocar os pais no lugar de educadores banaliza o exercício docente profissional.
conscientização dos pais a respeito das dificuldades e dos desafios de educar crianças e jovens na atualidade.
O currículo da Educação Básica deve
contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.
prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.
enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.
focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.
O colegiado escolar tem caráter
informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.
consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.
informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.
informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.
A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.
O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deverespeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.
conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.
providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.
Fazem parte da atuação do diretor
I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.
II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.
III. as ações que visam a qualidade do ensino.
IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.
V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...