Questões de Pedagogia do ano 2012

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A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que

  • A.

    dominam as habilidades de codificar e decodificar, mas não utilizam essas competências nas práticas sociais.

  • B.

    dominam a leitura, mas têm dificuldade em codificar os sons da língua transformando em sinais gráficos.

  • C.

    dominam a escrita, mas têm dificuldade em decodificar os sinais gráficos transformando em sons.

  • D.

    não dominam a escrita convencional e têm muita dificuldade em decodificar os sinais gráficos.

A educação é um direito fundamental de todos, homens e mulheres, de todas as idades no mundo inteiro. Mesmo que a educação não seja condição suficiente, ela pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mas sadio e ambientalmente melhor.

A educação é de importância

  • A.

    básica para o desenvolvimento individual do aluno.

  • B.

    fundamental para o progresso pessoal e social.

  • C.

    relativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

  • D.

    essencial para o desenvolvimento do mercado de trabalho.

O analfabeto não pode ser responsabilizado por sua falta de escolarização. O estado de ignorância relativa no qual se encontra é um índice social. Revela apenas as condições exteriores da existência humana e os efeitos destas circunstâncias sobre o ser do homem. Não significa que se trate de indivíduos mal dotados, de preguiçosos, de rebeldes aos estímulos coletivos, em suma, de atrasados.

Tendo em vista as ideias acima, a educação de jovens e adultos precisa ser compreendida como

  • A.

    proteção social às pessoas carentes.

  • B.

    medida de recuperação.

  • C.

    assistência às pessoas menos capazes.

  • D.

    resgate de uma dívida social.

  • A.

    adaptação da criança na escola.

  • B.

    redução do analfabetismo em números absolutos.

  • C.

    eliminação do analfabetismo funcional das crianças.

  • D.

    ampliação de vagas nos anos iniciais do ensino fundamental.

As novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como

  • A.

    tecnologias assistivas.

  • B.

    redes sociais.

  • C.

    metodologia montessoriana.

  • D.

    métodos indutivos.

Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador pedagógico que organizem uma reunião com os pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos. Essa iniciativa contribui para a

  • A.

    mistura de papéis que acontece atualmente entre a família e a escola, em que cada uma dessas instituições delega à outra a educação formal dos alunos.

  • B.

    consolidação da parceria escola-comunidade, ao propiciar espaços de interação eficazes com foco na aprendizagem dos alunos.

  • C.

    desprofissionalização do professor, já que ao colocar os pais no lugar de educadores banaliza o exercício docente profissional.

  • D.

    conscientização dos pais a respeito das dificuldades e dos desafios de educar crianças e jovens na atualidade.

O currículo da Educação Básica deve

  • A.

    contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.

  • B.

    prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.

  • C.

    enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.

  • D.

    focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.

O colegiado escolar tem caráter

  • A.

    informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.

  • B.

    consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.

  • C.

    informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.

  • D.

    informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.

A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.

O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deve

  • A.

    respeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.

  • B.

    conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.

  • C. solicitar a remoção imediata da professora, já que ela não atende as necessidades da escola.
  • D.

    providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.

Fazem parte da atuação do diretor

I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.

II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.

III. as ações que visam a qualidade do ensino.

IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.

V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

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