Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)
uma única infância.
um padrão universal de infância.
uma inter-relação entre infância e adolescência.
várias infâncias.
uma única forma de interpretar a infância.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:
o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.
o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares.
a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.
o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores.
o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos.
Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares.
Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto.
administrativa
política
técnica
pedagógica
filosófica
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Gomes (2005), A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade. [...] Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica.
Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependemda definição de formas efetivas de intervenção, que impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno.
do desenvolvimento de um currículo único estabelecido pelo sistema de ensino.
do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos ingressam na escola.
de um processo educativo que diminua as desigualdades sociais e as possibilidades de êxito para os menos favorecidos.
da didática desenvolvida na sala de aula que priorize a memorização dos conteúdos ministrados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Escola centrada no processo de ensino e no educador.
Espaço restrito para a autonomia do aluno.
Unicidade aparente de valores, normas e padrões de comportamento.
Autoridade do professor é automaticamente conferida pelo papel profissional.
Escola centrada no processo de aprendizagem e no aluno.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.
Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.
A unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina.
O processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.
A escola é organizada com base no princípio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.
Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias.
Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensadaa partir das ciências e seus diversos campos disciplinares.
através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente.
através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento.
levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente.
a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:
I. colaboração e participação;
II. autonomia;
III. competitividade;
IV. compromisso com a direção.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente
de uma equipe docente constituída de professores efetivos e participativos.
da relação entre a Política Pública e a Proposta Pedagógica da Escola, como documento formal.
da interação entre a Política Pública, a Proposta Pedagógica da Escola e a atividade no cotidiano escolar.
de uma política educacional centrada no desempenho dos professores e na participação da comunidade.
de avaliações externas comprometidas com a organização pedagógica da escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deveinformar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.
deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TICs.
instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.
contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TICs.
incentivar a utilização das TICs e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...