Questões de Pedagogia do ano 2012

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De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)

  • A.

    uma única infância.

  • B.

    um padrão universal de infância.

  • C.

    uma inter-relação entre infância e adolescência.

  • D.

    várias infâncias.

  • E.

    uma única forma de interpretar a infância.

Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:

  • A.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • B.

    o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares.

  • C.

    a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • D.

    o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores.

  • E.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar.

Segundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos.

Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares.

Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto.

  • A.

    administrativa

  • B.

    política

  • C.

    técnica

  • D.

    pedagógica

  • E.

    filosófica

Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.” [...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.

Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependem

  • A.

    da definição de formas efetivas de intervenção, que impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno.

  • B.

    do desenvolvimento de um currículo único estabelecido pelo sistema de ensino.

  • C.

    do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos ingressam na escola.

  • D.

    de um processo educativo que diminua as desigualdades sociais e as possibilidades de êxito para os menos favorecidos.

  • E.

    da didática desenvolvida na sala de aula que priorize a memorização dos conteúdos ministrados.

  • A.

    Escola centrada no processo de ensino e no educador.

  • B.

    Espaço restrito para a autonomia do aluno.

  • C.

    Unicidade aparente de valores, normas e padrões de comportamento.

  • D.

    Autoridade do professor é automaticamente conferida pelo papel profissional.

  • E.

    Escola centrada no processo de aprendizagem e no aluno.

Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.

  • A.

    Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.

  • B.

    A unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina.

  • C.

    O processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.

  • D.

    A escola é organizada com base no princípio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.

  • E.

    Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.

No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”.

Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada

  • A.

    a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares.

  • B.

    através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente.

  • C.

    através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento.

  • D.

    levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente.

  • E.

    a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica.

A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:

I. colaboração e participação;

II. autonomia;

III. competitividade;

IV. compromisso com a direção.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente

  • A.

    de uma equipe docente constituída de professores efetivos e participativos.

  • B.

    da relação entre a Política Pública e a Proposta Pedagógica da Escola, como documento formal.

  • C.

    da interação entre a Política Pública, a Proposta Pedagógica da Escola e a atividade no cotidiano escolar.

  • D.

    de uma política educacional centrada no desempenho dos professores e na participação da comunidade.

  • E.

    de avaliações externas comprometidas com a organização pedagógica da escola.

Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem.

Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deve

  • A.

    informar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.

  • B.

    deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TIC’s.

  • C.

    instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.

  • D.

    contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TIC’s.

  • E.

    incentivar a utilização das TIC’s e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.

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