Questões de Pedagogia do ano 2012

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Em relação à formação continuada, o diretor

  • A.

    deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.

  • B.

    deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.

  • C.

    identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.

  • D.

    responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados

  • A.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.

  • B.

    do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.

  • C.

    do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.

  • D.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.

Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é

  • A.

    abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.

  • C.

    avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.

  • D.

    consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.

A organização de um grêmio estudantil constitui

  • A.

    uma iniciativa dos alunos mais autônomos que não deve receber interferência da gestão escolar.

  • B.

    uma alternativa viável se outros espaços de negociação com os alunos não funcionarem.

  • C.

    um espaço de entretenimento saudável que possibilita aos alunos aproveitarem o tempo fora da aula.

  • D.

    um mecanismo de participação que contribui para a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos.

Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se

  • A.

    na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.

  • B.

    nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.

  • C.

    em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.

  • D.

    em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.

Considere:

I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

II. Gestão democrática do ensino público.

III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.

Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação

  • A.

    reforçar a tolerância, mas não estimular padrões e vivências que contradigam a vivência dos valores tradicionais da sociedade.

  • B.

    uniformizar as relações e vivências de acordo com as tradições expressas na sociedade na qual está inserida.

  • C.

    diminuir as diferenças, buscando a homogeneidade do corpo docente e discente segundo as tradições e valores da sociedade na qual está inserida.

  • D.

    contribuir para formação da cultura de respeito, pluralidade, alteridade e solidariedade para com os segmentos étnicos, culturais e de identidades variantes na sociedade.

São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:

I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;

IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.

Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário

  • A.

    desenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.

  • B.

    aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola.

  • C.

    desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar.

  • D.

    estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola.

  • E.

    programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino.

Segundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)

  • A.

    carreira.

  • B.

    formação técnica.

  • C.

    profissionalismo.

  • D.

    formação geral.

  • E.

    empregabilidade.

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