Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à formação continuada, o diretor
deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.
deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.
identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.
responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.
do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.
do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.
Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é
abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.
avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.
consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.
A organização de um grêmio estudantil constitui
uma iniciativa dos alunos mais autônomos que não deve receber interferência da gestão escolar.
uma alternativa viável se outros espaços de negociação com os alunos não funcionarem.
um espaço de entretenimento saudável que possibilita aos alunos aproveitarem o tempo fora da aula.
um mecanismo de participação que contribui para a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos.
Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se
na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.
nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.
em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.
em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.
Considere:
I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
II. Gestão democrática do ensino público.
III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.
Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.
Diante disso, está correto afirmar que é papel da educaçãoreforçar a tolerância, mas não estimular padrões e vivências que contradigam a vivência dos valores tradicionais da sociedade.
uniformizar as relações e vivências de acordo com as tradições expressas na sociedade na qual está inserida.
diminuir as diferenças, buscando a homogeneidade do corpo docente e discente segundo as tradições e valores da sociedade na qual está inserida.
contribuir para formação da cultura de respeito, pluralidade, alteridade e solidariedade para com os segmentos étnicos, culturais e de identidades variantes na sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:
I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;
III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;
IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.
Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessáriodesenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.
aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola.
desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar.
estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola.
programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Dermeval Saviani (2010), o aprender a aprender está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)
carreira.
formação técnica.
profissionalismo.
formação geral.
empregabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...