Questões de Pedagogia do ano 2012

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O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.

  • A.

    ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar

  • B.

    destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar

  • C.

    estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação

  • D.

    estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação

  • E.

    promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender

  • A.

    a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.

  • B.

    o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.

  • C.

    professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.

  • D.

    o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.

  • E.

    devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.

A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.

Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de

  • A.

    técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.

  • B.

    técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.

  • C.

    formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.

  • D.

    formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.

  • E.

    técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.

Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado

  • A.

    uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.

  • B.

    o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.

  • C.

    revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.

  • D.

    revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.

  • E.

    a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.

Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção

  • A.

    progressista.

  • B.

    inovadora.

  • C.

    progressiva.

  • D.

    incentivadora.

  • E.

    transformadora.

Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser

  • A.

    diagnóstica.

  • B.

    formativa.

  • C.

    sistemática.

  • D.

    contínua.

  • E.

    intensiva.

De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em

  • A.

    uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida.

  • B.

    uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica.

  • C.

    um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações.

  • D.

    processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares.

  • E.

    propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa.

Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:

  • A.

    pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos.

  • B.

    pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos.

  • C.

    pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo.

  • D.

    pressupostos epistemológicos e básicos do processo.

  • E.

    pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem.

  • A.

    I – b; II – a; III – c; IV – d.

  • B.

    I – c; II – d; III – b; IV – a.

  • C.

    I – c; II – b; III – d; IV – a.

  • D.

    I – b; II – a; III – d; IV – c.

  • E.

    I – d; II – c; III – a; IV – b.

Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que

  • A.

    no século XXI, as famílias, indistintamente, engajam-se em projetos coletivos de melhoria do ensino e das relações da escola com a comunidade, permitindo a fluidez das relações.

  • B.

    as famílias das classes trabalhadoras sempre se envolvem nos projetos de melhoria do ensino e da escola, estabelecendo uma relação horizontal com os gestores.

  • C.

    famílias com melhor condição financeira não valorizam os projetos coletivos voltados à melhoria do ensino e das relações escola/comunidade, dificultando a relação dialógica necessária.

  • D.

    a relação horizontal e dialógica entre a família e a escola só é possível quando se considera que os vários contextos sociais geram diferentes relações sociais.

  • E.

    a relação dialógica entre família e escola não é possível porque a ação educativa destas instituições difere em seus objetivos, conteúdos e métodos.

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