Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar
destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar
estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação
estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação
promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.
o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.
professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.
o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.
devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.
Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir detécnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.
técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.
formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.
formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.
técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado
uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção
progressista.
inovadora.
progressiva.
incentivadora.
transformadora.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser
diagnóstica.
formativa.
sistemática.
contínua.
intensiva.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em
uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida.
uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica.
um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações.
processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares.
propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:
pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos.
pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos.
pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo.
pressupostos epistemológicos e básicos do processo.
pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I b; II a; III c; IV d.
I c; II d; III b; IV a.
I c; II b; III d; IV a.
I b; II a; III d; IV c.
I d; II c; III a; IV b.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que
no século XXI, as famílias, indistintamente, engajam-se em projetos coletivos de melhoria do ensino e das relações da escola com a comunidade, permitindo a fluidez das relações.
as famílias das classes trabalhadoras sempre se envolvem nos projetos de melhoria do ensino e da escola, estabelecendo uma relação horizontal com os gestores.
famílias com melhor condição financeira não valorizam os projetos coletivos voltados à melhoria do ensino e das relações escola/comunidade, dificultando a relação dialógica necessária.
a relação horizontal e dialógica entre a família e a escola só é possível quando se considera que os vários contextos sociais geram diferentes relações sociais.
a relação dialógica entre família e escola não é possível porque a ação educativa destas instituições difere em seus objetivos, conteúdos e métodos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...