Questões de Pedagogia do ano 2012

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As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.

  • A.

    Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.

  • B.

    Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.

  • C.

    Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.

  • D.

    Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.

  • E.

    Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).

O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,

  • A.

    as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.

  • B.

    nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.

  • C.

    na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.

  • D.

    a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.

  • E.

    a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.

A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao

  • A.

    esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.

  • B.

    aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.

  • C.

    esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.

  • D.

    aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.

  • E.

    esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.

Em relação ao Braille, é correto afirmar que

I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.

II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.

III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a

  • A.

    organização da página da leitura.

  • B.

    flexibilização dos punhos e dedos.

  • C.

    intenção do texto.

  • D.

    estrutura gramatical.

  • E.

    organização dos caracteres.

Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e

  • A.

    a flexibilização dos punhos e cotovelos.

  • B.

    o tato, a audição e a propriocepção.

  • C.

    o sentido cinestésico e a propriocepção.

  • D.

    o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.

  • E.

    o uso da força dos braços e o tato.

Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.

Assim, é necessário

I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;

II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;

III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:

  • A.

    ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.

  • B.

    balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.

  • C.

    insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.

  • D.

    dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.

  • E.

    dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.

Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.

I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.

II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.

III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele

I. é uma espécie de ábaco;

II. contém 7 contas em cada eixo;

III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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