Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.
Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.
Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.
Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.
Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.
Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,
as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.
nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.
na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.
a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.
a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao
esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.
aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.
esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.
aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.
esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao Braille, é correto afirmar que
I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.
II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.
III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a
organização da página da leitura.
flexibilização dos punhos e dedos.
intenção do texto.
estrutura gramatical.
organização dos caracteres.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e
a flexibilização dos punhos e cotovelos.
o tato, a audição e a propriocepção.
o sentido cinestésico e a propriocepção.
o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.
o uso da força dos braços e o tato.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.
Assim, é necessário
I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;
II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;
III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:
ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.
balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.
insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.
dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.
dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.
I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.
II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.
III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele
I. é uma espécie de ábaco;
II. contém 7 contas em cada eixo;
III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...