Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em

  • A.

    Vygotsky.

  • B.

    Wallon.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Marx

Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.

I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.

II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.

III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.

 Está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:

  • A.

    diretores, professores e estudantes, apenas.

  • B.

    professores, diretores e supervisores.

  • C.

    diretores, supervisores e pais.

  • D.

    diretores, professores e pais, apenas.

  • E.

    professores, funcionários, estudantes e pais.

O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado

  • A.

    no 2.º e 5.º ano do ensino fundamental.

  • B.

    no 2.º, 5.º e 8.º ano do ensino fundamental.

  • C.

    no 2.º e 6.º ano do ensino fundamental.

  • D.

    no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio.

  • E.

    no 3.º ano do ensino médio.

A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase

  • A.

    na especialização do professor.

  • B.

    no período integral de estudos.

  • C.

    na expansão da educação básica.

  • D.

    na diminuição da carga horária.

  • E.

    na expansão da educação superior.

O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:

  • A.

    ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.

  • B.

    família; amizade; tolerância; patriotismo.

  • C.

    diversidade; respeito; profissionalização; estudo.

  • D.

    direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.

  • E.

    inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.

No que diz respeito ao tema “Educação, ética e cidadania”, considere as afirmações a seguir.

I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.

II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.

III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.

I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.

II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.

III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.

Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é

  • A.

    inadequada, pois é muito comum os alunos confundirem “liberdade” com “falta de regras”, o que será difícil de contornar depois.

  • B.

    adequada, pois a professora conversa com os alunos de modo a refletir sobre sua prática, tornando-a mais adequada à aprendizagem.

  • C.

    inadequada, pois não há como a professora impedir que os alunos conversem de forma descontraída durante as aulas.

  • D.

    adequada, pois Andrea permite que os alunos falem o que quiserem e quando quiserem, em detrimento da aprendizagem.

  • E.

    inadequada, pois Andrea deveria evitar que os alunos falassem em sala, para que houvesse maior rendimento dos conteúdos.

Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a

  • A.

    dúvida.

  • B.

    certeza.

  • C.

    autoridade

  • D.

    inspiração.

  • E.

    teorização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...