Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em
Vygotsky.
Wallon.
Skinner.
Piaget.
Marx
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.
I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.
II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.
III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:
diretores, professores e estudantes, apenas.
professores, diretores e supervisores.
diretores, supervisores e pais.
diretores, professores e pais, apenas.
professores, funcionários, estudantes e pais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado
no 2.º e 5.º ano do ensino fundamental.
no 2.º, 5.º e 8.º ano do ensino fundamental.
no 2.º e 6.º ano do ensino fundamental.
no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio.
no 3.º ano do ensino médio.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase
na especialização do professor.
no período integral de estudos.
na expansão da educação básica.
na diminuição da carga horária.
na expansão da educação superior.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:
ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.
família; amizade; tolerância; patriotismo.
diversidade; respeito; profissionalização; estudo.
direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.
inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No que diz respeito ao tema Educação, ética e cidadania, considere as afirmações a seguir.
I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.
II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.
III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.
I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.
II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.
III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.
Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é
inadequada, pois é muito comum os alunos confundirem liberdade com falta de regras, o que será difícil de contornar depois.
adequada, pois a professora conversa com os alunos de modo a refletir sobre sua prática, tornando-a mais adequada à aprendizagem.
inadequada, pois não há como a professora impedir que os alunos conversem de forma descontraída durante as aulas.
adequada, pois Andrea permite que os alunos falem o que quiserem e quando quiserem, em detrimento da aprendizagem.
inadequada, pois Andrea deveria evitar que os alunos falassem em sala, para que houvesse maior rendimento dos conteúdos.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a
dúvida.
certeza.
autoridade
inspiração.
teorização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...