Questões de Pedagogia do ano 2012

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Ao trabalhar com alunos com deficiência mental em sala de aula, necessita-se de bases para compreender implicações educacionais dessa deficiência. A CIF (2004) auxilia no processo, mas é preciso conhecer a evolução dessa classificação.

A CIF transformou-se, de uma classificação de “consequência da doença” (versão de 1980) numa classificação de “componentes da saúde”. Os “componentes da saúde” identificam o que constitui a saúde, enquanto que as “consequências” referem-se

  • A.

    ao impacto das demandas internacionais das doenças.

  • B.

    às consequências do tratamento medicamentoso.

  • C.

    ao impacto local e regional das doenças.

  • D.

    às consequências do comprometimento emocional, apenas.

  • E.

    aos impactos das doenças na saúde das pessoas.

Atualmente temos diferentes referenciais para a definição, diagnóstico e classificação dos estados de saúde e doença. Um desses referenciais é o CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade (2004). Nesse documento, em suas páginas iniciais, são descritos os antecedentes e é feita uma associação entre esse referencial e outro, ou seja,

  • A.

    CMD-10 (Classificação Mental das Deficiências).

  • B.

    IDM-10 (Índice de Deficiência Mental).

  • C.

    CID-10 (Classificação Internacional de Doenças).

  • D.

    DIC-10 (Descrição Internacional de Clínicas).

  • E.

    CDM-10 (Classificação da Deficiência Mental).

Ao discutir a etiologia da deficiência mental, Coll (2004) afirma que há inúmeros fatores determinantes. Dentre eles, destaca uma distinção clássica das causas. São elas:

  • A.

    primárias, secundárias e terciárias.

  • B.

    primárias, perinatais e terciárias.

  • C.

    pré-natais, perinatais e terciárias.

  • D.

    primárias, peri e pós-natais.

  • E.

    pré, peri e pós-natais.

Segundo Coll (2004), o traço mais visível das pessoas com deficiência mental é a rigidez do comportamento. Para explicar essa rigidez, o autor escreve que essas pessoas são capazes de estar e de persistir muito mais tempo que outras pessoas em uma determinada tarefa, por mais repetitiva que seja. Essa condição pode ser compreendida, segundo o autor, a partir

  • A.

    da baixa capacidade intelectual; consequentemente, da dificuldade na adaptação a situações novas.

  • B.

    da incapacidade intelectual; consequentemente, da maior necessidade de manter-se na mesma atividade.

  • C.

    da alta capacidade de atenção; consequentemente, da maior dificuldade em realizar várias atividades.

  • D.

    da incapacidade de concentração; consequentemente, da incapacidade de atenção.

  • E.

    da baixa capacidade intelectual; consequentemente, da maior capacidade de adaptação a situações novas.

Ao discutir a psicometria e sua relação com a deficiência mental, Coll (2004) apresenta o cálculo do Quociente Intelectual (QI). Esse cálculo acompanhou o enfoque médico desde o início do século XX e é utilizado ainda hoje. Trata-se de

  • A.

    idade cronológica dividida pela idade mental e o resultado multiplicado por 100.

  • B.

    idade mental multiplicada pela idade cronológica e o resultado dividido por 100.

  • C.

    idade cronológica subtraída da idade mental e o resultado dividido por 100.

  • D.

    idade mental dividida pela idade cronológica e o resultado multiplicado por 100.

  • E.

    idade cronológica multiplicada pela idade mental e o resultado dividido por 50.

Em seu texto sobre os alunos com deficiência mental, Coll (2004) escreve:

O que hoje se entende como deficiência mental foi identificada e conhecida no passado, mas apenas passou a ser objeto de atenção médica e pedagógica e de estudo científico a partir do _____________ .

Assinale a alternativa que completa essa afirmação.

  • A.

    início do século XVIII

  • B.

    final do século XV

  • C.

    final do século XVIII

  • D.

    início do século XX

  • E.

    final do século XIX

Browning (in Schirmer et al) destaca que o acesso ao computador depende de habilidades motoras. O aluno pode usar um teclado convencional, mas devido a sua deficiência motora ele ativa outras letras indesejadas. Uma das opções é usar um recurso para separar as teclas e ajudar o aluno a alcançar a tecla desejada sem ativar outras no caminho. Esse recurso é denominado

  • A.

    ponteira.

  • B.

    joystick.

  • C.

    easyball.

  • D.

    colmeia.

  • E.

    trackpad.

Reily destaca que alunos com necessidades especiais não letrados sentem-se mais situados na rotina escolar quando têm uma forma de acompanhar a sequência das atividades previstas para o dia, por meio da prancha de rotina, que deve

  • A.

    ser grande, devendo ficar pendurada na parede para que todos possam visualizá-la.

  • B.

    ser organizada pelo aluno de maneira a garantir a comunicação entre professor e aluno.

  • C.

    estar sempre disponível junto ao material escolar de todos os alunos da classe.

  • D.

    ser usada pelo aluno não falante, para autonomia na aprendizagem.

  • E.

    ser de uso individual do aluno com necessidade especial, podendo levá-la para casa.

Segundo Finnie, a brincadeira dá à criança com paralisia cerebral a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais, emocionais, de comunicação, habilidades motoras amplas e finas. No entanto, por causa de suas dificuldades físicas e dependendo da severidade e do tipo de paralisia cerebral, incluindo qualquer dano de visão e/ ou aprendizagem, seu progresso pode ser lento. A autora considera que a criança com paralisia cerebral será capaz de aprender enquanto brinca, mas é essencial levar em consideração alguns aspectos:

I. oferecer brinquedos de tamanhos e texturas variados, ao mesmo tempo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, favorecendo a aquisição de novas experiências;

II. observar se a posição em que está fornece uma base segura e a estabilização necessária para que a fixação do braço e pulso seja possível;

III. estar ciente de seu nível de tolerância e de sua habilidade para concentrar-se;

IV. deixar a criança sentada em uma mesma posição por longo período do dia, restringindo determinados movimentos característicos do quadro motor.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Martín (et al) ressalta a importância da organização de conteúdos e estratégias metodológicas a todos os alunos, incluindo especialmente os que apresentam inabilidades. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que os profissionais

  • A.

    mantenham objetivos inflexíveis, estabelecidos a partir de políticas educativas.

  • B.

    mantenham os currículos escolares baseados nas necessidades ou nos níveis de habilidades do aluno.

  • C.

    mudem seus valores e crenças acerca da inclusão.

  • D.

    mantenham atitudes abertas e flexíveis.

  • E.

    estabeleçam políticas educativas de atendimento.

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