Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as teorias de Wallon, a aprendizagem se dá pelas dimensões
social e cognitiva.
corporal, motora e afetiva.
corporal e social.
corporal e social.
afetiva, cognitiva e motora.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para usar o instrumento de autoavaliação, é preciso, entre outros aspectos,
perguntar de forma genérica e só no final do ano letivo.
fazer perguntas específicas e comentar o que os alunos disseram.
deixar o aluno dar a nota e perguntar de forma genérica.
usar os resultados para reformular as intervenções e não comentar os resultados.
comentar o que os alunos disseram e deixar o aluno dar a nota.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o trecho a seguir.
Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.
O texto refere-se ao conceito de
avaliação mediadora.
avaliação contínua.
avaliação somativa.
autoavaliação
autoavaliação
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O portfólio é um instrumento de avaliação que
organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.
facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.
organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.
documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia a definição a seguir.
Tem como base o ensino de conteúdos programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.
Trata-se do conceito de
avaliação processual.
avaliação formativa.
autoavaliação.
avaliação somativa.
metacognição.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Anselmo anota, em seu planejamento, todos os conteúdos, habilidades e objetivos de suas aulas. Além disso, ele costuma modificar suas ações, a partir da observação dos resultados obtidos. Essa atitude do professor é
adequada, pois Anselmo pretende usar o planejamento final para os próximos anos, sem alterações.
a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.
adequada, pois Anselmo também está usando o planejamento como um instrumento de avaliação da aprendizagem.
inadequada, pois Anselmo não deve fazer alterações na documentação de suas aulas.
adequada, pois Anselmo deve mudar suas atividades sempre, como uma forma de experimentação.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como
uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.
um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.
um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.
uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.
uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.
De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe
a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.
uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.
o cumprimento do material em sua totalidade.
o acerto na escolha do material em uso.
a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é
a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.
a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.
a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.
a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento
opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.
propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.
acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.
defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...