Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com as teorias de Wallon, a aprendizagem se dá pelas dimensões

  • A.

    social e cognitiva.

  • B.

    corporal, motora e afetiva.

  • C.

    corporal e social.

  • D.

    corporal e social.

  • E.

    afetiva, cognitiva e motora.

Para usar o instrumento de autoavaliação, é preciso, entre outros aspectos,

  • A.

    perguntar de forma genérica e só no final do ano letivo.

  • B.

    fazer perguntas específicas e comentar o que os alunos disseram.

  • C.

    deixar o aluno dar a nota e perguntar de forma genérica.

  • D.

    usar os resultados para reformular as intervenções e não comentar os resultados.

  • E.

    comentar o que os alunos disseram e deixar o aluno dar a nota.

Leia o trecho a seguir.

Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.

O texto refere-se ao conceito de

  • A.

    avaliação mediadora.

  • B.

    avaliação contínua.

  • C.

    avaliação somativa.

  • D.

    autoavaliação

  • E.

    autoavaliação

O portfólio é um instrumento de avaliação que

  • A.

    organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.

  • B.

    facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.

  • C.

    organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.

  • D.

    documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.

  • E. está ligado a novas tecnologias, que torna a apresentação dos trabalhos mais atraente.

Leia a definição a seguir.

Tem como base o ensino de “conteúdos” programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.

Trata-se do conceito de

  • A.

    avaliação processual.

  • B.

    avaliação formativa.

  • C.

    autoavaliação.

  • D.

    avaliação somativa.

  • E.

    metacognição.

O professor Anselmo anota, em seu planejamento, todos os conteúdos, habilidades e objetivos de suas aulas. Além disso, ele costuma modificar suas ações, a partir da observação dos resultados obtidos. Essa atitude do professor é

  • A.

    adequada, pois Anselmo pretende usar o planejamento final para os próximos anos, sem alterações.

  • B.

    a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.

  • C.

    adequada, pois Anselmo também está usando o planejamento como um instrumento de avaliação da aprendizagem.

  • D.

    inadequada, pois Anselmo não deve fazer alterações na documentação de suas aulas.

  • E.

    adequada, pois Anselmo deve mudar suas atividades sempre, como uma forma de experimentação.

O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como

  • A.

    uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.

  • B.

    um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.

  • C.

    um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.

  • D.

    uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.

  • E.

    uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.

O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.

De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe

  • A.

    a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.

  • B.

    uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.

  • C.

    o cumprimento do material em sua totalidade.

  • D.

    o acerto na escolha do material em uso.

  • E.

    a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é

  • A.

    a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.

  • B.

    a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.

  • C.

    a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.

  • D.

    a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.

  • E. a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, com o objetivo de construir novas relações para superação de desigualdades sociais e econômicas.

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento

  • A.

    opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.

  • B.

    propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.

  • C.

    acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.

  • D.

    defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.

  • E. acredita que o conhecimento surge das redes de relações em que as pessoas compartilham significados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...