Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de
50
60
70
80
90
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas.
A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica
redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.
reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.
transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.
reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.
transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação
aplica apenas questionários em sua coleta de dados.
usa de forma integral as falas dos sujeitos pesquisados.
desmonta o discurso dos sujeitos pesquisados, recolocando os dados coletados.
restringe-se a uma avaliação qualitativa, focada nos sujeitos.
considera o enviesamento natural das respostas diretas o centro de suas conclusões.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:
documentação elaborada em linguagem acadêmica; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.
referencial teórico; instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação; adesão voluntária e consciente ao projeto.
instrumentos de controle; documentação elaborada em linguagem acadêmica; foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros.
acompanhamento e avaliação; foco nos resultados, não no ambiente de trabalho; credibilidade construída pela posição hierárquica.
foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta
a relação com sindicatos e delegacias de ensino.
as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.
a finalidade da escola e o processo decisório.
a organização docente e discente.
a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pode ser compreendido como um dos componentes da autonomia das escolas
o controle da oferta de educação, no que tange ao orçamento, pessoal, merenda e materiais, pela diretoria das escolas.
a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.
o controle do orçamento e dos materiais, mas é o poder público que se responsabiliza pela merenda e pelos funcionários.
a autonomia na relação dos diretores com seus subordinados e com a comunidade discente.
a compra de materiais e merenda, uma vez que, assim, a escola compra o que de fato necessita.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite
I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;
II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;
III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.
Está correto o contido em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados
Motrix e Zoomtext.
Magic e Motrix.
Magic e Zoomtext.
Linux e Motrix.
Zoomtext e Linux.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:
Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:
Max TV e Lupa eletrônica.
CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.
CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.
Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).
Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...