Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de

  • A.

    50

  • B.

    60

  • C.

    70

  • D.

    80

  • E.

    90

De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde “O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas”.

A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica

  • A.

    redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.

  • B.

    reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.

  • C.

    transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.

  • D.

    reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.

  • E.

    transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.

A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação

  • A.

    aplica apenas questionários em sua coleta de dados.

  • B.

    usa de forma integral as falas dos sujeitos pesquisados.

  • C.

    desmonta o discurso dos sujeitos pesquisados, recolocando os dados coletados.

  • D.

    restringe-se a uma avaliação qualitativa, focada nos sujeitos.

  • E.

    considera o enviesamento natural das respostas diretas o centro de suas conclusões.

São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:

  • A.

    documentação elaborada em linguagem acadêmica; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

  • B.

    referencial teórico; instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação; adesão voluntária e consciente ao projeto.

  • C.

    instrumentos de controle; documentação elaborada em linguagem acadêmica; foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros.

  • D.

    acompanhamento e avaliação; foco nos resultados, não no ambiente de trabalho; credibilidade construída pela posição hierárquica.

  • E.

    foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta

  • A.

    a relação com sindicatos e delegacias de ensino.

  • B.

    as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.

  • C.

    a finalidade da escola e o processo decisório.

  • D.

    a organização docente e discente.

  • E.

    a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.

Pode ser compreendido como um dos componentes da autonomia das escolas

  • A.

    o controle da oferta de educação, no que tange ao orçamento, pessoal, merenda e materiais, pela diretoria das escolas.

  • B.

    a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.

  • C.

    o controle do orçamento e dos materiais, mas é o poder público que se responsabiliza pela merenda e pelos funcionários.

  • D.

    a autonomia na relação dos diretores com seus subordinados e com a comunidade discente.

  • E.

    a compra de materiais e merenda, uma vez que, assim, a escola compra o que de fato necessita.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite

I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;

II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;

III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.

Está correto o contido em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados

  • A.

    Motrix e Zoomtext.

  • B.

    Magic e Motrix.

  • C.

    Magic e Zoomtext.

  • D.

    Linux e Motrix.

  • E.

    Zoomtext e Linux.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:

  • A.

    Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.

  • B.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.

  • C.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.

  • D.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.

  • E.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:

  • A.

    Max TV e Lupa eletrônica.

  • B.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.

  • C.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.

  • D.

    Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).

  • E.

    Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...