Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que a paralisia cerebral, apesar de não ser a única, é uma das formas de deficiência motora mais frequentes entre a população em idade escolar, podendo, ainda, na escola, encontrar também alunos com outros transtornos, como por exemplo, a deficiência motora de origem “espinhal”. De acordo com essa autora, as deficiências motoras de origem “espinhal” são:

  • A.

    poliomielite, espinha bífida, lesões medulares degenerativas e traumatismo medular.

  • B.

    paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico e tumores.

  • C.

    malformações congênitas, distróficas, microbianas e reumatismos infantis.

  • D.

    miopatias (distrofia muscular progressiva de Duchenne e distrofia escapular de Landouzy-Djerine).

  • E.

    lesões osteoarticulares por desvio do ráquis (cifose, escoliose, lordose).

Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:

I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;

II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;

III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;

IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;

V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.

Está correto o contido apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Segundo Skliar, (...) mais de cem anos de práticas enceguecidas pela tentativa de correção, normalização e pela violência institucional; instituições especiais que foram reguladas tanto pela caridade e pela beneficência, quanto pela cultura social vigente que requeria uma capacidade para controlar, separar e negar a existência da comunidade surda, da língua de sinais, das identidades surdas e das experiências visuais que determinam o conjunto de diferenças dos surdos em relação a qualquer outro grupo de sujeitos.

Esse texto denuncia

  • A.

    uma visão segregacionista.

  • B.

    uma visão inclusiva.

  • C.

    a comunicação bilíngue.

  • D.

    o respeito à individualidade.

  • E.

    a liberdade de expressão.

Recursos tecnológicos constituem instrumentos ricos e atuais para se trabalhar com novos códigos e linguagens em sala de aula. Assinale o item que contém apenas recursos tecnológicos.

  • A.

    Mímica, dramatização, desenhos e computador.

  • B.

    Vídeo/TV, retroprojetor, computador e slides.

  • C.

    Desenhos, ilustrações, cadernos e slides.

  • D.

    Mímica, dramatização, desenhos e retroprojetor.

  • E.

    Fotografias, desenhos e vídeo/TV.

A surdez é uma realidade heterogênea e multifacetada e cada sujeito surdo é único, pois

  • A.

    sua identidade se constituirá a depender exclusivamente das experiências sensoriais que deixou de compartilhar ao longo de sua vida.

  • B.

    sua identidade se constituirá a depender das experiências socioculturais que compartilhou ao longo de sua vida.

  • C.

    a deficiência, por ser extremamente específica, o afasta do convívio social e o impede de interagir com as outras pessoas.

  • D.

    a deficiência, por ser extremamente específica, faz com que recursos adaptativos sejam criados e que não possam ser utilizados para dois sujeitos diferentes.

  • E.

    sua identidade é construída pautada na deficiência que não é alterada pelo tipo de convivência sociofamiliar.

Na educação dos surdos, a adequação do ensino da língua portuguesa ocorre, dentre outros, por meio de

I. escolha prévia de textos de acordo com a competência linguística dos educandos;

II. apresentação de referências irrelevantes sobre o texto, em língua de sinais ou utilizando outros recursos, antes de sua leitura;

III. exploração do vocabulário e da estrutura do texto (decodificação de vocábulos desconhecidos, por meio do emprego de associações e analogias).

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou suas classes especiais, ora na escola especial de surdos.

Leia as afirmativas a seguir.

I. As escolas comuns ou especiais, pautadas no oralismo, visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.

II. As escolas pautadas no bilinguismo visam capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte.

III. A comunicação total considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O professor que ministra aulas em Libras deve ser qualificado para realizar o atendimento das exigências básicas do ensino por meio da Libras

  • A.

    apoiado na emissão da fala em língua portuguesa para que a potencialidade dos alunos atinja níveis máximos.

  • B.

    sem que haja a exigência de uma organização metodológica e didática especializada.

  • C.

    e também, para não praticar o bimodalismo, ou seja, misturar a Libras e a língua portuguesa.

  • D.

    de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.

  • E.

    de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.

A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB), assim como o grau da perda auditiva.

Assinale a alternativa que corresponde a uma perda auditiva classificada como média.

  • A.

    20 dB – fala em cochicho.

  • B.

    40 dB – fala suave.

  • C.

    70 dB – conversa normal.

  • D.

    80 dB – trânsito ruidoso.

  • E.

    100 dB – escavadeira.

Segundo Goldfeld, para alcançar seus objetivos, a filosofia oralista utiliza diversas metodologias de oralização, que podem se basear em pressupostos diferentes. O que as une é o fato de acreditarem que a língua oral é

  • A.

    muito adequada na comunicação do surdo, independentemente da sua perda auditiva, ainda que sem apoio nos resíduos auditivos.

  • B.

    a única forma desejável de comunicação do surdo e rejeitarem qualquer forma de gestualização, bem como as línguas de sinais.

  • C.

    uma das melhores formas de comunicação do surdo e, quanto ao ensino da escrita, pode se apoiar na comunicação total.

  • D.

    a única forma desejável de comunicação do surdo, não cabendo a ele, e nem à sua família, optar por utilização de outra forma de comunicação.

  • E.

    a única forma desejável de comunicação do surdo, porém percebem-no como um deficiente que não se beneficia da estimulação auditiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...