Questões de Pedagogia do ano 2012

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Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

De acordo com o referido documento, a pessoa com deficiência tem direito à educação como qualquer outra pessoa. Para a realização desse direito, os Estados Partes têm como compromisso assegurar

  • A.

    a participação do aluno nas atividades de oficinas curriculares, possibilitando-lhes a aquisição de habilidades e o desenvolvimento das capacidades neuromotoras.

  • B.

    que as pessoas com deficiência recebam o apoio pedagógico necessário de forma a estimular o pensamento lógico e crítico nas atividades de oficinas curriculares.

  • C.

    que medidas de apoio individualizadas e efetivas sejam adotadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena.

  • D.

    currículo colaborativo com atividades que ampliem o conhecimento do aluno, de acordo com os procedimentos metodológicos a serem desenvolvidos.

  • E.

    desde as séries iniciais, o trabalho coletivo e colaborativo, projetos de acordo com a faixa etária dos alunos, com objetivos definidos na proposta pedagógica.

Tomasini (in Bianchetti e Freire, Orgs.), afirma que tratar da cidadania dos indivíduos com diferenças significa ter no horizonte a ampliação de seus espaços de participação cultural, política e econômica, significa mobilizar suas habilidades intelectuais.

Na visão da autora, historicamente, a cidadania desses indivíduos

  • A.

    é uma possibilidade de se concretizar nos espaços institucionalizados.

  • B.

    parece ser difícil de se concretizar nos ambientes segregados das instituições.

  • C.

    é um avanço histórico no desenvolvimento da educação especial.

  • D.

    é a legitimação da identidade do indivíduo com deficiência como cidadão.

  • E.

    é garantir à pessoa com deficiência o direito à inclusão.

Vasconcellos, ao tratar das causas da não aprendizagem dos alunos, faz referência ao fato de que os professores, ao que tudo indica, como decorrência do processo de alienação em que se envolveram, regrediram, desumanizaram-se a tal ponto que perderam esta marca da espécie.

A marca da espécie de que trata o autor é a

  • A.

    religiosidade, capaz de sensibilizar a pessoa para os problemas do próximo.

  • B.

    compreensão, sentimento que aproxima as pessoas.

  • C.

    disposição pedagógica dos adultos humanos que os distingue dos primatas não humanos.

  • D.

    afetividade no trato com os que o rodeiam, capaz de estabelecer um convívio amoroso com o próximo.

  • E.

    solidariedade, disposição de ajudar o outro.

Tardif traça um paralelo entre as técnicas e os saberes no trabalho docente, concluindo que as tecnologias educativas e, até prova em contrário, os saberes oriundos das ciências da educação e das instituições de formação de professores não podem fornecer aos docentes respostas precisas sobre o “como fazer”. Isto ocorre porque

I. as técnicas utilizadas pelo professor não se apoiam nas ciências ditas positivas, mas sobretudo nos saberes cotidianos, em conhecimentos comuns, sociais baseados na linguagem natural;

II. as verdadeiras tecnologias do ensino correspondem às tecnologias da interação, identificadas como: a coerção, a autoridade e a persuasão;

III. graças às tecnologias da interação, o professor pode atingir seus objetivos nas atividades com os alunos;

IV. as tecnologias da interação permitem que o professor imponha o seu programa de ação em detrimento daquelas ações desencadeadas pelos alunos que iriam em sentido contrário a esse programa;

V. a autoridade envolve poder e, no tocante ao professor, sua autoridade reside no respeito que possa impor, sem coerção.

Está de acordo com a tese do autor o contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

De acordo com Rios, reconhece-se interdisciplinaridade quando

  • A.

    existe um diálogo ou parceria entre diferentes, na ação específica de um grupo que quer alcançar objetivos comuns.

  • B.

    os professores das disciplinas de português, matemática, geografia e história desenvolvem o trabalho em torno de um mesmo tema.

  • C.

    as disciplinas escolares são eliminadas a favor de um currículo montado exclusivamente por trabalhos em grupo.

  • D.

    o professor demonstra conhecer profundamente cada disciplina do currículo e desenvolve aulas significativas para seus alunos.

  • E.

    os professores planejam os conteúdos de suas disciplinas, prevendo ações conjuntas, em determinado período do ano.

Leia e analise as asserções a seguir, na perspectiva de Perrenoud (2000).

I. A evolução da escola caminha para a cooperação profissional

II. porque a divisão do trabalho pedagógico com a presença de apoio pedagógico, coordenadores de projetos, intervenção de professores especialistas suscita a repartição igualitária das tarefas e a partilha da informação em uma dupla, ou a delegação a especialistas de um problema que ultrapassa o titular, com o máximo de indicações para facilitar o trabalho.

Com relação às asserções, pode-se afirmar que

  • A.

    apenas a I está correta.

  • B.

    a I e a II estão corretas e há uma relação causal entre elas.

  • C.

    a I e a II não retratam a realidade da escola hoje.

  • D.

    apenas a II está correta.

  • E.

    a I e a II estão corretas, mas não há relação causal entre elas.

Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para

  • A.

    favorecer o desenvolvimento do aluno.

  • B.

    explicar o grau de aprendizagem da classe.

  • C.

    subsidiar a decisão sobre aprovação ou retenção do aluno.

  • D.

    indicar os alunos com maior potencial de aprendizagem.

  • E.

    agrupar os alunos de forma mais adequada na formação de classes.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, tem por objetivo orientar os sistemas educacionais na busca da melhoria do ensino. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e reprovação) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Isto é, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.

A respeito do Ideb, pode-se afirmar que

I. nas escolas campeãs do Ideb, os alunos leem pelo menos quatro livros por semestre;

II. as escolas campeãs do Ideb têm de diferente, em geral, o seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos;

III. além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas, estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição;

IV. o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A educação tem uma especial responsabilidade na edificação de um mundo mais solidário, e as políticas de educação devem deixar transparecer, de modo bem claro, essa responsabilidade. É um novo humanismo que a educação deve ajudar a nascer, com um componente ético essencial, e um grande espaço dedicado ao conhecimento das culturas e dos valores espirituais das diferentes civilizações e ao respeito pelos mesmos.(Jacques Delors)

O relatório da UNESCO, com relação à globalização, propõe à educação

  • A.

    cumprir o seu papel de dar condições de empregabilidade às pessoas, qualificando-as para trabalhar em diferentes áreas e/ou países.

  • B.

    desenvolver um olhar crítico sobre a globalização, capaz de quebrar a hegemonia de grandes empresas que dominam a realidade mundial.

  • C.

    contrabalançar uma globalização em que apenas se observam aspectos econômicos ou tecnicistas.

  • D.

    evitar a globalização que assola o mundo, descaracterizando as culturas e a identidade das nações.

  • E.

    formar cidadãos capazes de assimilar as novas culturas e se adaptar à nova realidade imposta pela globalização.

Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.

a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.

b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.

Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:

I. autoestima elevada;

II. conhecer o propósito da tarefa;

III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;

IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.

Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

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