Questões de Pedagogia do ano 2012

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Segundo Pearpoint, Forest e O’Brien, in Stainback, o processo de planejamento de ação cooperativa reúne os principais agentes da vida de uma criança, o aluno, sua família, seus familiares e outras pessoas importantes para discutir os sonhos e os objetivos pessoais dessa criança e da família e as maneiras de transformá-los em uma realidade. Esse processo de planejamento de ação cooperativa é conhecido por

  • A.

    MAPs – Making Action Plans.

  • B.

    PATH – Planaring Alternative Tomorrows With Hope.

  • C.

    COACH – Choosing Optins and Accomodations for Children.

  • D.

    CASE – Council of Administrators of Special Education.

  • E.

    TEACCH – Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children.

Para Karagiannis e Stainback, os benefícios do ensino inclusivo podem atingir todos os alunos, professores e a sociedade em geral. Por isso, segundo os autores, o principal propósito da inclusão é

  • A.

    adaptar as escolas às necessidades, aos interesses e às capacidades particulares dos alunos.

  • B.

    assegurar que os ambientes educacionais sejam adaptados, melhorados e preparados para atender a diversidade.

  • C.

    prover estratégias de aprendizagem de acordo com os aspectos cognitivos dos alunos.

  • D.

    facilitar e ajudar a aprendizagem e o ajustamento de todos os alunos.

  • E.

    romper as barreiras da ignorância e do preconceito nos espaços formais de aprendizagem dos alunos.

Mittler declara que, nos Estados Unidos, famílias da zona rural com filhos que apresentam atraso no desenvolvimento recebem apoio domiciliar de agentes comunitários para ajudar a criança a atingir determinados objetivos no desenvolvimento de suas potencialidades. O apoio domiciliar concedido às famílias fazia parte do programa

  • A.

    Booster.

  • B.

    Portage.

  • C.

    Sure Start.

  • D.

    Further Education Funding Council-Fefc.

  • E.

    Training and Enter Prise Councils-Tecs.

Mittler afirma que a maioria dos locais tem, hoje em dia, um centro de desenvolvimento da criança vinculado ao hospital, com equipes multidisciplinares, constituído por pediatra, enfermeira especialista, professoras com experiência em criança com atraso no desenvolvimento e com dificuldades. Idealmente, esses centros também podem contar com outros profissionais, tais como: fonoaudiólogos, fisioterapeutas e

  • A.

    psicólogos educacionais ou neurologistas.

  • B.

    psicólogos clínicos ou psiquiatras.

  • C.

    psicólogos clínicos ou geneticistas.

  • D.

    psicólogos ou terapeutas ocupacionais.

  • E.

    psicólogos clínicos ou educacionais.

Para Mittler, os locais destinados à primeira infância, incluindo as escolas, necessitam estar acessíveis ou mostrar planos para todos os “ajustes razoáveis” necessários para que a criança com deficiência seja identificada precocemente e receba apoio dos serviços regulares em atenção às suas necessidades. Esses serviços incluem

  • A.

    escolas maternais e classes maternais vinculadas às escolas regulares, berçários e grupos de recreação.

  • B.

    escolas especiais em tempo parcial e escolas comuns em tempo parcial.

  • C.

    escolas maternais como base e tempo parcial em classes especiais.

  • D.

    escolas comuns, apoio para o professor, apoio para atendimento pessoal e grupos de recreação.

  • E.

    escolas comuns como base e classes maternais em tempo parcial.

De acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso

  • A.

    leva a escola a analisar sua forma de ensinar, o quê, o como e para quem, enfrentando os desafios postos pela evasão, repetência, discriminação, exclusão.

  • B.

    continua sendo do aluno, uma vez que a escola reluta em admiti-lo como seu e lhe atribui deficiências que são do próprio ensino ministrado por ela.

  • C.

    provoca a escola a assumir sua identidade, refletindo sobre a prática pedagógica como necessidade de se reavaliar a fim de que possa haver avanços na educação.

  • D.

    pode gerar avaliações externas com percentual de indicadores abaixo do esperado, causando forte impacto no ensino.

  • E.

    torna necessária a criação de propostas e políticas de inclusão educacional que de fato contemplem as diferenças no interior da escola.

Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da sua inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino especial. Para Mantoan, essa concepção de integração escolar é vista como

  • A.

    oportunidade de ter acesso a outros atendimentos especializados.

  • B.

    opção de atendimento educacional especializado aos serviços disponíveis.

  • C.

    estratégia de atendimento especial àqueles alunos que necessitem desse serviço.

  • D.

    inserção parcial, porque o sistema prevê serviços educacionais segregados.

  • E.

    necessária ao aluno com vistas à sua inserção na sala de aula.

Mantoan declara que a exclusão escolar se manifesta das mais diversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno. Para a autora, isso

  • A.

    acontece pela falta de aperfeiçoamento permanente dos profissionais da educação e do aprimoramento das práticas pedagógicas.

  • B.

    reforça a necessidade de um modelo didático-pedagógico e de gestão educacional capaz de atender as diferenças.

  • C.

    ocorre porque a escola se democratizou, abrindo-se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos.

  • D.

    pode ser modificado buscando aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências das redes de apoio à inclusão.

  • E.

    implica na melhoria das estruturas de acessibilidades físicas, materiais, financeiras e tecnológicas das escolas.

A “Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais”, aprovada pela “Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”, tem por objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos. Essa “Linha de Ação” apresenta princípios fundamentais que devem ser respeitados. Entende-se por princípio fundamental desse documento

  • A.

    que as escolas devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem a fim de que a criança adquira habilidade e competência para aprender de modo autônomo.

  • B.

    que as ações não governamentais devem prestar serviço de qualidade à população, garantindo equidade no acesso ao conhecimento pela sociedade.

  • C.

    que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições especiais decorrentes de capacidade ou de dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    que as escolas devem promover a aprendizagem eficaz capaz de permitir a toda a criança desenvolver o seu potencial e ter condições de criar e recriar sua própria condição no mundo.

  • E.

    que os governos devem demonstrar transparência e visibilidade na aplicação dos recursos públicos, uma vez que esses recursos devem ser disponibilizados nas escolas.

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

O propósito da presente Convenção (art.1.º) é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Com o compromisso de assegurar esses direitos e respeito ao seu semelhante, a presente Convenção, em seu art. 3.º, relaciona alguns princípios, dentre eles o

  • A.

    respeito às pessoas com deficiência para que possam exercer seus direitos trabalhistas e sindicais, em condições de igualdade com as demais pessoas.

  • B.

    acesso efetivo das pessoas com deficiência aos programas de profissionalização e serviços de colocação no trabalho.

  • C.

    incentivo, a promoção e a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns em todos os níveis.

  • D.

    respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade.

  • E.

    acesso aos serviços prestados por entidades sociais filantrópicas envolvidas na organização de atividades recreativas, turísticas e de lazer.

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