Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Consoante a teoria socioconstrutivista de Bruner, a qual se opõe ao behaviorismo, o aprendizado consiste em um processo ativo do sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Os paradigmas socialistas de educação, de modo geral, fundamentam-se em uma crítica à educação burguesa, em especial aos mecanismos de reprodução das relações sociais, e na rejeição a qualquer tipo de trabalho infantil.

  • E. Errado
  • C. Certo

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Ao propor a desescolarização da sociedade, Ivan Illich criticou de forma severa os sistemas escolares, rotulando-os de reprodutores da sociedade, embora, em algumas de suas principais obras, concordasse com os autores que defendiam que boa parte do que se aprende resulta do processo de escolarização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

O paradigma da educação permanente originou-se em meados dos anos 70 do século passado, quando a UNESCO propôs que os sistemas nacionais de educação fossem orientados pelo princípio de que o homem se educa durante toda a vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Educadores influenciados pelos paradigmas educacionais holonômicos buscam restaurar a totalidade do sujeito individual, o que faz que sua prática pedagógica se alinhe aos paradigmas marxistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A organização sequencial de conteúdos obedece a duas dimensões: a vertical, relacionada ao nível de complexidade dos temas, e a horizontal, relacionada aos diferentes campos do conhecimento humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

Um pensamento pedagógico genuinamente brasileiro desenvolveu-se só a partir do ano de 1930, especialmente graças à contribuição de educadores e teóricos anarquistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

No período compreendido entre a década de 30 e a de 60 do século passado, a educação brasileira foi influenciada pelo pensamento da escola nova, cujos partidários defendiam a laicidade da educação pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

No período compreendido entre a Proclamação da República e o ano de 1910 predominou, na educação brasileira, o pensamento positivista, que influenciou o surgimento, no país, de um movimento conhecido como otimismo pela educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

O pensamento católico jesuítico, sintetizado na Ratio Studiorum, influenciou a organização da educação no Brasil por mais de dois séculos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...