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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à gestão da educação, julgue os itens subsecutivos.
A participação da comunidade na escola deve ser orientada, em princípio, por mecanismos que estimulem a contribuição dos pais e responsáveis na prestação de serviços rotineiros e apoio financeiro à escola, visto que as decisões relativas aos problemas do cotidiano escolar são de responsabilidade estrita dos gestores escolares.
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.
A avaliação escolar se aplica à aferição do sucesso da atividade educativa, sendo inserida no campo da avaliação institucional de modo desarticulado das políticas e processos de avaliação da educação nacional.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.
O índice de desenvolvimento da educação básica é calculado com base na soma dos resultados do sistema nacional de avaliação da educação básica e dos resultados do exame nacional do ensino médio, com a finalidade de controle e regulação dos sistemas de ensino.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.
O sistema de seleção unificada (SISU), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação, é uma estratégia de fortalecimento e institucionalização do exame nacional do ensino médio (ENEM), ao consolidar os resultados desse exame no ingresso aos cursos de graduação das instituições de educação superior.
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.
A política de avaliação da educação superior, inicialmente orientada por uma concepção formativa e emancipatória das instituições, deslocou, a partir de 1995, o foco da avaliação institucional para a avaliação de cursos centrada em uma concepção regulatória do sistema de ensino e das instituições de educação superior.
Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
A LDB dispõe sobre a possibilidade de ampliação das atribuições de autonomia universitária para as instituições cujos resultados de processos avaliativos desenvolvidos pelo poder público comprovem alta qualificação para o ensino e para a pesquisa.Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
O ensino, a pesquisa e a extensão, funções essenciais à universidade, devem ser orientadas pela indissociabilidade, com respaldo na programação de suas atividades como meio de exercício da autonomia universitária.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
O debate atual sobre a universidade descarta a ideia de uma possível vinculação das atividades de pesquisa com o sistema de avaliação e com as políticas de financiamento da produção acadêmica, em detrimento dos valores éticos, da ciência e da humanização das relações de trabalho.
Com relação à formação de professores da educação básica, julgue os itens a seguir.
No processo de formação do pedagogo, o estágio curricular que pode ser realizado em ambientes escolares ou não escolares constitui um elemento essencial na integralização dos estudos e na aquisição de experiência profissional.
Para se obter informações acerca dos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de situações, a fim de possibilitar a avaliação das diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos, observando a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Diante do exposto, o professor pode realizar a avaliação por meio de
I. observação sistemática que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros;
II. análise das produções dos alunos, considerando a variedade de produções realizadas, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;
III. atividades específicas para a avaliação com objetividade para expor sobre o tema estudado. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam diferentes das situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, pois, assim, verificam se o aluno realmente adquiriu a aprendizagem e não está apenas repetindo atividades rotineiras;
IV. autoavaliação, que é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. Delegá-la aos alunos, em determinados momentos, é uma condição didática necessária para que construam instrumentos de autorregulação para as diferentes aprendizagens.
Estão corretas apenas as alternativas
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