Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O papel do Supervisor nos dias atuais é definido com base em seu objeto de trabalho, ou seja, o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:
Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.
I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.
II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.
III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A ação do Supervisor Educacional é atribuída a funções complexas. De acordo com o trecho anterior, marque a afirmativa INCORRETA.
Insinuação
Pressão
Coalizão
Legitimidade
Troca
Dentre os enunciados abaixo, quais podem ser relacionados às discussões sobre a atuação dos professores reflexivos:
I- Examinam, esboçam hipóteses e tentam resolver os dilemas envolvidos em suas práticas de aula.
II- São profissionais diferenciados que realizaram pesquisa na graduação e, por isso, têm experiência.
III- Estão atentos ao contexto institucional e cultural no qual trabalham e ensinam.
IV- Tomam parte no desenvolvimento curricular e se envolvem efetivamente para a sua mudança.
V- Assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional.
VI-Procuram trabalhar em grupos, pois é nesse espaço que vão se fortalecer para desenvolver seus trabalhos.
VII-São apenas os professores que desenvolveram pesquisas de mestrado e doutorado.
VIII-São profissionais atentos às questões e impasses que surgem no cotidiano da sala de aula e/ou da escola.
Apenas I, III e V são corretas.
Apenas II e VII não são corretas.
Todas são corretas.
As afirmações I, III, VI e VIII são contraditórias.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo Antoni Zabala, os conteúdos desenvolvidos nos processos de ensino podem ser classificados a partir de características que permitem delinear algumas tipologias e são nomeados como conteúdos:
Teóricos, procedimentais e exercícios.
Científicos, filosóficos, artísticos e culturais.
Conceituais, Práticos e formação ética.
fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.
I-b, II-C, III-A.
I-A, II-C, III-b.
I-C, II-b, III-A.
I-b, II-A, III-C.
As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:
I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.
II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.
III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.
IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.
V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.
VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.
Todas as afirmações são corretas.
Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.
As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.
Apenas III e V são corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...