Questões de Pedagogia do ano 2013

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O papel do Supervisor nos dias atuais é definido com base em seu objeto de trabalho, ou seja, o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

  • A. a supervisão só pode ser justificada em termos de sua relação com a situação ensino-aprendizagem. Ela não tem um fim em si mesmo e só será positiva enquanto seus efeitos sobre o ensino-aprendizagem forem positivos e estiverem conseguindo melhoria nesses aspectos.
  • B. cabe ao Supervisor exercer sua função como burocrata do processo de ensino-aprendizagem, fiscalizando os recursos que o professor trabalha em sala de aula, observando os planejamentos diários, a fim de organizar a avaliação de mensuração de resultados da aprendizagem.
  • C. a Supervisão deve dirigir a atenção para os fundamentos da educação. O supervisor deve procurar ter consciência clara dos conceitos e crenças que determinam sua maneira de agir, dos fins que pretendem atingir e dos meios a serem utilizados. Isso corresponde à filosofia que baseia sua atividade supervisora.
  • D. o conceito de supervisão visa sempre ao aperfeiçoamento total do ensino-aprendizagem através do conhecimento da situação, da avaliação dessa situação e das modificações das condições que afetam a aprendizagem. Isso vem a ser, em outras palavras, as três funções primordiais da supervisão: diagnosticar, avaliar e aperfeiçoar.
  • E. a supervisão implica no bom relacionamento, comunicação e liderança para que haja interação mútua e contínua. É importante que o supervisor seja aceito pelo grupo com o qual trabalha, pois é uma atividade cooperativa. A eficiência da supervisão não se mede pelo esforço e competência, mas, sim, pelas modificações verificadas no comportamento do grupo em que atua.

Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:

  • A. Adequados ao tipo de conduta e de habilidade avaliados, tais como: informação, compreensão, análise, síntese, aplicação etc.
  • B. Adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino, pois necessita explorar todos os conteúdos considerados essenciais numa determinada unidade de ensino-aprendizagem.
  • C. Adequados quando utilizados como recursos de controle disciplinar e, ainda, utilizados como instrumento de avaliação junto aos educandos como um recurso de coletar dados sobre suas condutas aprendidas e/ou como recurso de disciplinamento externo e aversivo.
  • D. Adequados quando utilizados os dados coletados e necessários ao processo de avaliação em curso sem distorcer a realidade, oferecendo base correta para a qualificação do objeto da avaliação e, consequentemente, conduzindo a uma decisão assertiva dos rumos a tomar sobre o resultado da avaliação.
  • E. Adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação, importando que o educando compreenda exatamente o que se está pedindo. Devem ser adequados ao processo de aprendizagem do educando, pois um instrumento não deve dificultar a aprendizagem do educando, mas, ao contrário, servir-lhe de reforço do que já aprendeu.

Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.

I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.

II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.

III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. “O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. alfabetização / letramento / letramento
  • B. letramento / letramento / alfabetização
  • C. letramento / alfabetização / letramento
  • D. alfabetização / letramento / alfabetização
  • E. alfabetização / alfabetização / letramento

A ação do Supervisor Educacional é atribuída a funções complexas. De acordo com o trecho anterior, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. Considera-se papel fundamental do Supervisor ser o grande harmonizador do ambiente da escola.
  • B. O objeto de trabalho do supervisor é a aprendizagem do aluno através do professor, em que ambos trabalham como uma equipe, ou seja, um dependendo do outro.
  • C. O Supervisor deve ser o profissional encarregado de controlar qualquer ação, como também promover a interação entre teoria e prática, entre pensamento e ação.
  • D. O Supervisor é o profissional de apoio e parceria com o professor, e a relação estabelecida com o grupo de professores, ao qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento de seu trabalho.
  • E. O trabalho do supervisor, centrado na ação do professor, deve ser de assessoria ou consultoria, pois requer apenas o acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma escola.

  • A.

    Insinuação

  • B.

    Pressão

  • C.

    Coalizão

  • D.

    Legitimidade

  • E.

    Troca

Dentre os enunciados abaixo, quais podem ser relacionados às discussões sobre a atuação dos professores reflexivos:

I- Examinam, esboçam hipóteses e tentam resolver os dilemas envolvidos em suas práticas de aula.

II- São profissionais diferenciados que realizaram pesquisa na graduação e, por isso, têm experiência.

III- Estão atentos ao contexto institucional e cultural no qual trabalham e ensinam.

IV- Tomam parte no desenvolvimento curricular e se envolvem efetivamente para a sua mudança.

V- Assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional.

VI-Procuram trabalhar em grupos, pois é nesse espaço que vão se fortalecer para desenvolver seus trabalhos.

VII-São apenas os professores que desenvolveram pesquisas de mestrado e doutorado.

VIII-São profissionais atentos às questões e impasses que surgem no cotidiano da sala de aula e/ou da escola.

  • A.

    Apenas I, III e V são corretas.

  • B.

    Apenas II e VII não são corretas.

  • C.

    Todas são corretas.

  • D.

    As afirmações I, III, VI e VIII são contraditórias.

Segundo Antoni Zabala, os conteúdos desenvolvidos nos processos de ensino podem ser classificados a partir de características que permitem delinear algumas tipologias e são nomeados como conteúdos:

  • A.

    Teóricos, procedimentais e exercícios.

  • B.

    Científicos, filosóficos, artísticos e culturais.

  • C.

    Conceituais, Práticos e formação ética.

  • D.

    fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • A.

    I-b, II-C, III-A.

  • B.

    I-A, II-C, III-b.

  • C.

    I-C, II-b, III-A.

  • D.

    I-b, II-A, III-C.

As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:

I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.

II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.

III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.

IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.

V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.

VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.

  • A.

    Todas as afirmações são corretas.

  • B.

    Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.

  • C.

    As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.

  • D.

    Apenas III e V são corretas.

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