Questões de Pedagogia do ano 2013

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Acerca da produção escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, é INCORRETO afirmar que

  • A. a compreensão e a valorização das funções sociais da escrita são uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental e atitudinal.
  • B. o português, como todas as línguas humanas, varia de acordo com as características dos diversos grupos de falantes e com as diferentes situações sociais de uso.
  • C. a chamada “coerência textual” refere-se à organização dos conteúdos do texto, de modo que pareça, para seus leitores, sensato, lógico, bem encadeado e sem contradições.
  • D. acredita-se que um processo eficiente de ensino-aprendizagem da escrita deve tomar, como ponto de partida e eixo organizador, a compreensão de que cada tipo de situação social demanda um uso da escrita relativamente padronizado.
  • E. a escola é a instituição socialmente encarregada de possibilitar a todos os cidadãos o domínio da variedade padrão de escrita da língua para as práticas de leitura e de produção de textos, ou seja, o aprendizado da escrita se resume ao domínio do padrão culto.

Sobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise.

I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.

II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura.

III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações.

IV. Ler oralmente com fluência e expressividade.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

São capacidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, EXCETO:

  • A. Dominar convenções gráficas.
  • B. Conhecer e memorizar as vogais do alfabeto.
  • C. Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
  • D. Compreender as diferenças entre escrita alfabética e outras formas gráficas.
  • E. Reconhecer unidades fonológicas,tais como sílabas, rimas, terminações de palavras.

São características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO:

  • A. Qualificação e competência profissional.
  • B. Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
  • C. Acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica.
  • D. Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.
  • E. Ênfase na administração regulada, descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar.

  • A.

    Para atingir os objetivos previstos em lei, o professor de química deve restringir a ele mesmo o poder de publicar atividades e comentários.

  • B.

    O uso de edublogs no ensino de química foi generalizado, graças ao advento das tecnologias de informação e comunicação nas escolas do ensino fundamental e do ensino médio das redes públicas do país.

  • C.

    Os blogs são ferramentas flexíveis que não apresentam limites de utilização, o que possibilita seu uso com diversos objetivos educacionais, em diversas disciplinas e em diferentes níveis de escolaridade.

  • D.

    O uso de blogs é restrito a cursos e disciplinas oferecidos pela Internet na modalidade de educação a distância.

  • E.

    Um obstáculo à utilização de blogs no ensino de química é o alto custo associado a essa ferramenta.

  • A.

    O uso de simulações computacionais de experimentos no ensino-aprendizagem de química apresenta a vantagem de evitar riscos à segurança dos alunos.

  • B.

    A despeito da procedência do que é preconizado pelas DCNGEB, é inviável a utilização das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, devido à falta de equipamentos de última geração.

  • C.

    As DGNGEB tornaram obrigatória a inserção transversal, nas aulas de química, das tecnologias de informação e comunicação.

  • D.

    O fundamento teórico das tecnologias de informação e comunicação é comportamentalista, pois é utilizada instrução programada individualizada.

  • E.

    A química é uma disciplina da parte diversificada, portanto, o professor deve planejar seu ensino organicamente, de modo a incluir digitalmente os alunos do ensino médio.

No contexto escolar, as técnicas avaliativas devem ser condizentes com os objetivos educacionais que o professor pretende atingir, visto que o uso de uma única técnica durante o processo avaliativo poderá camuflar os reais níveis de aprendizagem dos alunos. No que se refere à avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Recomenda-se evitar a realização de atividades avaliativas em grupo, haja vista que a aprendizagem é um processo individual.

  • B.

    A prova de química caracteriza a avaliação somativa da aprendizagem do conhecimento químico, a qual é realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    A avaliação somativa no ensino de química caracteriza-se por ser conduzida com o intuito de identificar se o aluno apresenta dificuldades em aprender.

  • D.

    Cabe ao professor de química diversificar os meios pelos quais avalia o processo de ensino-aprendizagem sob sua responsabilidade.

  • E.

    A avaliação deve explicitar ao aluno que seu papel é o de prestar atenção no que é transmitido durante as aulas, reproduzindo-o na prova.

Ainda acerca dos livros didáticos de química decorrentes da conversão das apostilas de cursos preparatórios, constata-se que

  • A.

    contribuíram para a superação da educação bancária criticada por Paulo Freire.

  • B.

    essa conversão implicou o fim do uso de apostilas no ensino de química.

  • C.

    sua utilização acabou por estabelecer, em termos de conteúdos, o que deveria ser ensinado em cada série do nível médio.

  • D.

    uma característica fundamental desses livros refere-se à desejável preocupação ambiental.

  • E.

    resultaram na criação de uma nova concepção de educação, centrada na autonomia intelectual.

A conversão de apostilas em livros didáticos introduziu a dinâmica específica dos cursos preparatórios como referência para as atividades docentes desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, no que se refere ao livro didático como recurso utilizado no ensino de química no ensino médio, assinale a opção correta.

  • A.

    A introdução da experimentação no ensino de química nas escolas decorreu da conversão das apostilas preparatórias em livros didáticos.

  • B.

    A conversão das apostilas de cursos preparatórios em livros didáticos contribuiu para a consolidação do ensino de química como meio eficaz de formação para o exercício da cidadania.

  • C.

    Os livros decorrentes da conversão das apostilas de cursos preparatórios em livros didáticos caracterizam-se por favorecerem a compreensão da natureza do conhecimento científico.

  • D.

    Em razão da conversão das apostilas de cursos preparatórios em livros, as apostilas se consagraram como referência curricular nas escolas de todo o país, passando a ditar os conteúdos ensinados.

  • E.

    O livro didático, por conter todo o conteúdo obrigatório previsto legalmente, é recurso didático imprescindível ao professor.

A experimentação é um recurso bastante discutido na literatura específica e pouco utilizado no ensino de química no ensino médio. Com relação a esse recurso, assinale a opção correta.

  • A.

    O objetivo principal das atividades práticas no ensino de química é o conhecimento, por parte dos alunos, dos procedimentos experimentais associados.

  • B.

    Uma vantagem da experimentação é sua função comprobatória das teorias estudadas em sala de aula, ilustradas tanto de modo visual quanto sensorial.

  • C.

    Na realização de experimentos, além de roupas adequadas, é fundamental que os alunos evitem jalecos de tecido sintético, preferindo os de algodão.

  • D.

    No ensino médio, pela natureza dos experimentos, é dispensada a existência de equipamentos de proteção coletiva (EPC) na escola.

  • E.

    De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a experimentação é um recurso que assegura a produção de conhecimentos químicos de nível teóricoconceitual significativos e duradouros.

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