Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.

  • B.

    A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.

  • C.

    A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.

  • D.

    Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.

  • E.

    Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.

  • A.

    A exploração de todas as possibilidades do material concreto escolhido deve ser feita durante a aplicação da atividade, pois o professor também faz parte do processo de construção do conhecimento.

  • B.

    A utilização do material concreto é apropriada somente nas séries iniciais, para o trabalho com conceitos básicos da matemática, pois a abstração o único caminho para aprender matemática de fato.

  • C.

    Tais materiais são, em geral, tão eficientes que sua manipulação já propicia a aprendizagem dos estudantes, dispensando-se, na maioria dos casos, a intervenção do professor.

  • D.

    O uso de materiais concretos proporciona aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que podem servir de suporte para sua atividade cognitiva, bem como para a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas, em qualquer série ou faixa etária.

  • E.

    A constatação da validade de uma afirmação em diversas experiências em que se faça uso do material concreto é suficiente para comprovar que essa afirmação é sempre válida.

A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a opção correta.

  • A.

    O uso de softwares educativos de geometria dinâmica propicia ao aluno a construção de hipóteses que devem, entretanto, ser validadas pelo professor.

  • B.

    Por meio de softwares de geometria dinâmica, é possível conhecer propriedades relativas ao objeto de estudo, sendo necessário o uso de outros mecanismos para validá-las em quantidade limitada de exemplos.

  • C.

    Apenas programas específicos, construídos com finalidades educativas, conhecidos como softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem da matemática escolar.

  • D.

    Atualmente, a alta tecnologia dos softwares educativos torna dispensável a intervenção do professor no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

  • E.

    Os softwares de geometria dinâmica facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos geométricos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.

Assinale a opção correta a respeito do tempo didático e do tempo de aprendizagem.

  • A.

    O tempo didático é o tempo necessário para o aluno superar bloqueios e atingir posição de equilíbrio, pois o processo de ensino-aprendizagem é progressivo, lógico e racional, podendo ser organizado em uma sequência lógica de conteúdos.

  • B.

    O tempo de aprendizagem é sequencial e linear, por isso, geralmente, todos os estudantes precisam de uma mesma quantidade de tempo para o aprendizado de determinado conceito matemático.

  • C.

    Comparando-se o tempo didático e o tempo de aprendizagem, a dimensão da temporalidade subjetiva pode ser equiparada ao tempo previsto no planejamento didático.

  • D.

    O tempo didático, determinado nos programas escolares e nos livros didáticos, em cumprimento a uma exigência legal, confere ao saber caráter cumulativo e irreversível e coincide com o tempo de aprendizagem.

  • E.

    O tempo de aprendizagem, vinculado às rupturas e aos conflitos do conhecimento, exige uma permanente reorganização de informações e caracteriza toda a complexidade do ato de aprender.

  • A.

    Os conteúdos devem traduzir o saber cotidiano, que emerge do contexto vivenciado pelo aluno, sendo, portanto, mais significativo que o conhecimento científico.

  • B.

    Esses objetos de conhecimento devem ter caráter, essencialmente, utilitário e imediatista.

  • C.

    Tais conteúdos devem ser uma simplificação do saber científico, independentemente de sua utilidade prática.

  • D.

    É importante que esses objetos de conhecimento sejam uma recontextualização do conhecimento científico, relacionados a situações significativas para o aluno.

  • E.

    Os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula devem reproduzir os saberes desenvolvidos nas universidades e institutos de pesquisa, inclusive no que diz respeito aos termos técnicos, dada a sua maior confiabilidade.

Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.

  • A.

    O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.

  • B.

    A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.

  • C.

    A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.

  • D.

    Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.

  • E.

    O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...