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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Uma habilidade esperada de um professor de química é a de criar condições para que os alunos compreendam o caráter neutro do conhecimento científico, ou seja, que determinado conhecimento, para ser científico, deve resultar de observação isenta e objetiva.
A principal habilidade didática exigida dos professores de química é constatada quando seus alunos abandonam suas concepções e passam a adotar as concepções científicas, por estas representarem a interpretação dos fenômenos.
A realização de atividades que serão expostas em feiras de ciências desenvolve, nos alunos, as habilidades próprias de cientistas.
Na abordagem denominada aprendizagem por descoberta, a realização de atividades de acordo com roteiros devidamente elaborados leva os alunos a desenvolverem habilidades próprias do desenvolvimento do conhecimento científico, com resultados constatados de aprendizagem da química no ensino médio.
Uma das práticas pedagógicas constatadas no ensino de ciências da natureza na educação básica, fundada na crença empirista de construção do conhecimento científico, refere-se à existência de um método científico ensinado por etapas rígidas que devem ser seguidas para essa construção.
A exploração de todas as possibilidades do material concreto escolhido deve ser feita durante a aplicação da atividade, pois o professor também faz parte do processo de construção do conhecimento.
A utilização do material concreto é apropriada somente nas séries iniciais, para o trabalho com conceitos básicos da matemática, pois a abstração o único caminho para aprender matemática de fato.
Tais materiais são, em geral, tão eficientes que sua manipulação já propicia a aprendizagem dos estudantes, dispensando-se, na maioria dos casos, a intervenção do professor.
O uso de materiais concretos proporciona aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que podem servir de suporte para sua atividade cognitiva, bem como para a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas, em qualquer série ou faixa etária.
A constatação da validade de uma afirmação em diversas experiências em que se faça uso do material concreto é suficiente para comprovar que essa afirmação é sempre válida.
A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a opção correta.
O uso de softwares educativos de geometria dinâmica propicia ao aluno a construção de hipóteses que devem, entretanto, ser validadas pelo professor.
Por meio de softwares de geometria dinâmica, é possível conhecer propriedades relativas ao objeto de estudo, sendo necessário o uso de outros mecanismos para validá-las em quantidade limitada de exemplos.
Apenas programas específicos, construídos com finalidades educativas, conhecidos como softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem da matemática escolar.
Atualmente, a alta tecnologia dos softwares educativos torna dispensável a intervenção do professor no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Os softwares de geometria dinâmica facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos geométricos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.
Assinale a opção correta a respeito do tempo didático e do tempo de aprendizagem.
O tempo didático é o tempo necessário para o aluno superar bloqueios e atingir posição de equilíbrio, pois o processo de ensino-aprendizagem é progressivo, lógico e racional, podendo ser organizado em uma sequência lógica de conteúdos.
O tempo de aprendizagem é sequencial e linear, por isso, geralmente, todos os estudantes precisam de uma mesma quantidade de tempo para o aprendizado de determinado conceito matemático.
Comparando-se o tempo didático e o tempo de aprendizagem, a dimensão da temporalidade subjetiva pode ser equiparada ao tempo previsto no planejamento didático.
O tempo didático, determinado nos programas escolares e nos livros didáticos, em cumprimento a uma exigência legal, confere ao saber caráter cumulativo e irreversível e coincide com o tempo de aprendizagem.
O tempo de aprendizagem, vinculado às rupturas e aos conflitos do conhecimento, exige uma permanente reorganização de informações e caracteriza toda a complexidade do ato de aprender.
Os conteúdos devem traduzir o saber cotidiano, que emerge do contexto vivenciado pelo aluno, sendo, portanto, mais significativo que o conhecimento científico.
Esses objetos de conhecimento devem ter caráter, essencialmente, utilitário e imediatista.
Tais conteúdos devem ser uma simplificação do saber científico, independentemente de sua utilidade prática.
É importante que esses objetos de conhecimento sejam uma recontextualização do conhecimento científico, relacionados a situações significativas para o aluno.
Os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula devem reproduzir os saberes desenvolvidos nas universidades e institutos de pesquisa, inclusive no que diz respeito aos termos técnicos, dada a sua maior confiabilidade.
Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.
O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.
A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.
A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.
Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.
O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).
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