Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As sequências didáticas abordam conteúdos significativos e relacionados aos interesses dos alunos.
  • B. As sequências didáticas representam desafios que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal.
  • C. As sequências didáticas provocam uma atitude favorável à aprendizagem e a um obstáculo a ser vencido.
  • D. As sequências didáticas permitem ao aluno escolher, dadas as suas dificuldades, as atividades que conseguirá realizar individualmente.

O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.

Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige

I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.

II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.

III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.

IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.

V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. I, II, III e IV apenas.
  • B. II, III, IV e V apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. II e IV apenas.

Na elaboração do Projeto Pedagógico de uma escola, há um conjunto de perguntas que, uma vez respondidas, ajudarão no planejamento das ações para a construção da realidade desejada.

Analise as perguntas a seguir e assinale a alternativa que apresenta as perguntas INCORRETAS.

  • A. Como se organizarão o tempo e o espaço escolares? Como será a abordagem dos conteúdos curriculares?
  • B. Que princípios orientarão a avaliação da aprendizagem? Que características deverão ter os recursos didáticos?
  • C. Quem elaborará os projetos que serão desenvolvidos pelos alunos? Que atividades todas as disciplinas devem desenvolver?
  • D. Que princípios orientarão o planejamento didático? Que princípios regerão a gestão escolar? Que direção se dará ao enriquecimento cultural?

As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.

A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A. Os currículos são os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas, aliado aos saberes escolares que serão ensinados e os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
  • B. Os currículos são os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  • C. Os currículos são os conhecimentos escolares, considerados relevantes e significativos, acrescidos das intencionalidades educativas e da condução pedagógica do ensino.
  • D. Os currículos são as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio às relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos alunos e dos professores.

No que tange às perspectivas para a educação dos novos tempos, analise as afirmativas a seguir:

I. Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisa ser revista, repensada, pois a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e das vidas dos alunos, onde o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado. Esse modelo de escola vem sendo questionado o que leva a necessidade de mudança de paradigmas voltados para um ensino/aprendizagem que considerem os objetivos dos indivíduos frente a essa nova sociedade.

II. No mundo contemporâneo a escola tem lugar importante, mas é necessário ter uma postura autoritária diante das crianças e jovens para que aprendam a reconhecer a sala de aula com um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para que consigam desenvolver as atividades contidas no livro didático e resolver as questões da prova no fim de cada bimestre.

III. É perceptível que o saber cientifico e a busca pelo conhecimento tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. A escola nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber, e para isso, uma reflexão sobre seus conceitos didático-metodológicos precisa ser feita, de forma a adequar-se ao momento atual e principalmente colocar-se na postura de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade.

IV. A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  • D. Todas as afirmativas são verdadeiras.

O mundo contemporâneo exige cada vez mais que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mundo do trabalho e na sociedade. Este ser necessita, para isso, de conhecimento e de incorporar valores que irão permear suas atitudes de convivência saudável nas suas relações interpessoais. Assim, o trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral pelos alunos, fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:

  • A. A pregação de uma tábua de bons valore
  • B. Ensinar bons modos e fazer um discurso sobre as regras gerais de convivência na escola.
  • C. Ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais e um conjunto de proibições.
  • D. O reconhecimento de que as atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princípios de respeito, justiça, solidariedade e diálogo, que devem estar expressos na ação cotidiana da escola.

Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão deve, EXCETO:

  • A. Respeitar o potencial de cada aluno e aceitar os estudantes igualmente.
  • B. Planejar e avaliar seus alunos de forma única.
  • C. Acreditar nos alunos e em sua capacidade de aprender.
  • D. Utilizar as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador da sua aprendizagem.

Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes. Assim, a execução de um projeto político-pedagógico de qualidade NÃO deve:

  • A. Ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola.
  • B. Ser elaborado unicamente pelo gestor da escola para que seja garantida a sua eficácia.
  • C. Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.
  • D. Ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.

Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Assim, no que diz respeito à sua função no trabalho pedagógico, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O planejamento é puramente uma atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus objetivos gerais e específicos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação.

( ) O planejamento possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para os alunos.

( ) O planejamento ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula.

( ) O planejamento ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, F, F, F
  • C. F, F, V, V
  • D. F, F, V, F

Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:

  • A. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre alguma coisa, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
  • B. Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações variáveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos. É direcionada a pesquisadores que têm conhecimento aprofundado a respeito de fenômenos e problemas.
  • C. Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de técnicas estatísticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, e outros). Assim, é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.
  • D. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isto, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos. Caracteriza-se pela utilização do método experimental (nas ciências físicas ou naturais) e observacional (nas ciências sociais). Geralmente, utiliza as formas de Pesquisa Experimental e Ex-Post-facto. Método adequado para pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...