Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.
Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige
I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.
II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.
III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.
IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.
V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Na elaboração do Projeto Pedagógico de uma escola, há um conjunto de perguntas que, uma vez respondidas, ajudarão no planejamento das ações para a construção da realidade desejada.
Analise as perguntas a seguir e assinale a alternativa que apresenta as perguntas INCORRETAS.
As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.
A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que tange às perspectivas para a educação dos novos tempos, analise as afirmativas a seguir:
I. Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisa ser revista, repensada, pois a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e das vidas dos alunos, onde o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado. Esse modelo de escola vem sendo questionado o que leva a necessidade de mudança de paradigmas voltados para um ensino/aprendizagem que considerem os objetivos dos indivíduos frente a essa nova sociedade. II. No mundo contemporâneo a escola tem lugar importante, mas é necessário ter uma postura autoritária diante das crianças e jovens para que aprendam a reconhecer a sala de aula com um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para que consigam desenvolver as atividades contidas no livro didático e resolver as questões da prova no fim de cada bimestre. III. É perceptível que o saber cientifico e a busca pelo conhecimento tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. A escola nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber, e para isso, uma reflexão sobre seus conceitos didático-metodológicos precisa ser feita, de forma a adequar-se ao momento atual e principalmente colocar-se na postura de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade. IV. A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo. Assinale a alternativa correta:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O mundo contemporâneo exige cada vez mais que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mundo do trabalho e na sociedade. Este ser necessita, para isso, de conhecimento e de incorporar valores que irão permear suas atitudes de convivência saudável nas suas relações interpessoais. Assim, o trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral pelos alunos, fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:
Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão deve, EXCETO:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes. Assim, a execução de um projeto político-pedagógico de qualidade NÃO deve:
Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Assim, no que diz respeito à sua função no trabalho pedagógico, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) O planejamento é puramente uma atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus objetivos gerais e específicos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação. ( ) O planejamento possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para os alunos. ( ) O planejamento ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula. ( ) O planejamento ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente. A sequência correta é:Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...