Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na avaliação formativa, a formação integral do aluno, quanto a sua função social e de aprendizagem, deve basear-se no desenvolvimento de suas:

  • A. ações
  • B. necessidades
  • C. capacidades
  • D. disponibilidades
  • E. possibilidades

As atitudes e comportamentos de um professor em sala de aula e problemas aí surgidos, precisam ser pensados e resolvidos ou encaminhados para uma solução, exigindo uma qualidade de relação pessoal e social que permita, pelo menos, que ocorram tentativas de compreensão e equilíbrio pessoal, social, profissional e de independência de juízo com responsabilidade social. Tal atitude é reconhecida por:

  • A. autonomia
  • B. dependência
  • C. atilamento
  • D. receptividade
  • E. valorização

Ao pensar no professor reflexivo, depara-se com variedades dessa prática reflexiva. Zeichner, citado por Contreras (2012), cita uma prática que diz respeito à priorização de um ensino sensível ao pensamento, aos interesses e ao desenvolvimento dos estudantes e do desempenho dos professores como docentes e como pessoas, a que denomina de versão:

  • A. genérica
  • B. de reconstrução social
  • C. de eficiência social
  • D. acadêmica
  • E. evolutiva

A educação moral pode ser entendida como aplicação, quando a escola oferece instrumentalização para a realização dos projetos dos alunos, o que pode ser compreendido por ensino de:

  • A. desenvolvimento planificado
  • B. boa qualidade
  • C. solidariedade
  • D. respeito ao próximo
  • E. integridade permanente

As escolas oferecem atividades gerais que, na maioria das vezes, beneficiam o trabalho de grupo. No entanto, nos trabalhos individuais, encontra-se uma característica bastante definida, que auxilia na aprendizagem, conhecida por:

  • A. organização
  • B. conceitualização
  • C. qualificação
  • D. memorização
  • E. estimulação

A prática pedagógica atual é muito influenciada pelo construtivismo, sendo este um facilitador para as relações interativas entre professor e aluno. Assim, o professor que atua de uma forma suficientemente flexível, irá permitir, entre as várias possibilidades, que haja:

  • A. contribuições de fundo emocional
  • B. aumento das relações de confiança
  • C. adaptação às necessidades do aluno
  • D. estabelecimento de respeito mútuo
  • E. criação de metas a longo prazo

O multiculturalismo estuda a melhor forma de se conviver com as diferenças. Essas ideias discutem como se pode entender e até resolver os problemas de uma sociedade heterogênea. Dentre as diferentes concepções de multiculturalismo propostas por Stuart Hall, citado por Piletti (2006), tem-se a proposição de que os diferentes devem ser integrados como iguais na sociedade dominante. Esta modalidade de multiculturalismo é denominada:

  • A. liberal
  • B. pluralista
  • C. corporativa
  • D. crítica
  • E. absenteísta

O pensamento pedagógico moderno sofreu infl uências de várias escolas sociológicas. Comte, citado por Piletti (2006), deu início a esses estudos ao sustentar, como princípio básico, o modelo educacional de:

  • A. desenvolvimento da consciência coletiva
  • B. transformação evolutiva do espírito humano
  • C. processo amplo de racionalização
  • D. planejamento racional de intervencionismo
  • E. construção de uma sociedade socialista

  • A. a centralidade no diálogo entre docentes e gestores na organização e administração dos espaços da unidade escolar.
  • B. a eficácia das ações dos docentes junto aos alunos, visando a garantir uma melhor colocação no ranking das escolas.
  • C. a compreensão da natureza do trabalho individual e a execução das tarefas previamente definidas e organizadas para a transposição/mediação na sua área de conhecimento.
  • D. uma ação político-pedagógica que considere legítimo o enfrentamento das demandas dos distintos segmentos da comunidade escolar.
  • E. uma intensa participação dos diretores e coordenadores pedagógicos nos projetos de formação oferecidos pelas secretarias de educação.

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

  • A. tendência progressista libertadora e tendência progressista libertária
  • B. tendência progressista crítico-social dos conteúdos e tendência progressista libertária
  • C. tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos
  • D. tendência liberal tecnicista e tendência progressista libertadora
  • E. tendência liberal tradicional e tendência liberal renovada progressista
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...