Questões de Pedagogia do ano 2014

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O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o

  • A. conhecimento é produzido a partir da interação entre o indivíduo e o meio natural e social em que vive, cabendo ao educador facilitar essa interação.
  • B. conhecimento é adquirido a partir das informações que o indivíduo recebe do meio ambiente através de seus sentidos externos bem como das diferentes combinações que a mente produz entre essas impressões, cabendo ao educador selecionar os conteúdos mais relevantes e apresentá-los a seus educandos.
  • C. conhecimento é um processo dinâmico, sendo produzido sempre que ocorre um conflito cognitivo, cabendo ao educador provocar esse conflito para que a aprendizagem ocorra.
  • D. conhecimento é uma construção coletiva e, como tal, só pode ser adquirido na interação em sociedade, cabendo ao educador ser um facilitador dessa interação.
  • E. ser humano ao nascer já traz consigo uma carga de capacidades e potencialidades, cabendo ao mundo adulto oferecer condições apropriadas para seu correto desenvolvimento.

No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo

  • A. desencadear processos mais competitivos entre os professores e alunos da escola para melhorar a qualidade do produto oferecido.
  • B. diagnosticar os problemas institucionais para a criação de rankings classificatórios entre os sujeitos.
  • C. buscar resultados que gerem novas formas de mediações pedagógicas dos professores em suas aulas.
  • D. traçar caminhos de processos que sejam mais seletivos para a gestão dos resultados obtidos com a avaliação.
  • E. favorecer o autoconhecimento da instituição sobre si mesma, subsidiando a tomada de decisões no âmbito da gestão escolar.

Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que

  • A. toda ação e mediação educativas necessitam apoiar-se tanto em conhecimentos teóricos quanto em práticos.
  • B. a instituição escolar necessita de mediações e intervenções práticas por meio de disciplinas didáticas.
  • C. a didática é o centro da investigação sobre os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
  • D. a pedagogia utiliza as disciplinas didáticas e metodológicas para fundamentar as teorias.
  • E. os conhecimentos práticos acerca dos processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a articulação entre metodologia e pedagogia.

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;

• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;

• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);

• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;

• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

  • A. Currículo Oculto
  • B. Regras Disciplinares
  • C. Avaliação da Aprendizagem
  • D. Projeto Político-Pedagógico
  • E. Conselho Comunidade e Escola

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,

  • A. grupo experimental; grupo de controle
  • B. grupo de controle; grupo de experimentação
  • C. grupo de intervenção; grupo de comparação
  • D. grupo de replicação; grupo sem controle
  • E. grupo de leitura; grupo sem leitura

Considerando a elaboração de um projeto de pesquisa, NÃO faz parte do desenho da investigação a

  • A. elaboração de questões, do problema e dos objetivos de pesquisa
  • B. construção dos instrumentos para levantamento dos dados
  • C. apresentação dos resultados obtidos e sua aplicação prática
  • D. definição do quadro teórico e do referencial metodológico
  • E. revisão de literatura e o levantamento bibliográfico

Considere as seguintes características:

• ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;

• é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;

• é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.

• ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.

Tais características referem-se à

  • A. Pedagogia, enquanto prática técnica
  • B. Pedagogia, enquanto ciência e prática da educação
  • C. Pedagogia, enquanto especulação sociológica e filosófica
  • D. Sociologia da Educação, como uma das ciências fonte da pedagogia
  • E. Filosofia da Educação, como justificativa epistemológica da pedagogia

  • A. a transposição didática das ciências como conhecimentos escolares.
  • B. a ausência de pesquisas no campo educacional.
  • C. a articulação entre as teorias e as práticas pedagógicas.
  • D. o fato de a educação não ser ciência, mas, sim, uma prática social.
  • E. o processo de profissionalização do magistério.

  • A. administração da escola
  • B. construção de políticas curriculares
  • C. formação continuada de professores
  • D. transformação das disciplinas escolares
  • E. elaboração do projeto político-pedagógico

Uma professora procura preparar suas aulas, considerando os conhecimentos que desenvolveu no seu curso de formação inicial. No entanto, ela percebe que também mobiliza outras aprendizagens, principalmente aquelas desenvolvidas nos cursos de formação continuada, na prática pedagógica com seus alunos, na troca com outros professores, nas atividades culturais de que ela participa e mesmo através da memória que mantém sobre professores quando era aluna na escola e na universidade. Esse conjunto de aprendizagens que essa professora mobiliza e vem desenvolvendo ao longo de sua profissão são os

  • A. saberes técnicos e empíricos
  • B. conhecimentos científicos
  • C. conhecimentos práticos
  • D. hábitos professorais
  • E. saberes docentes
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