Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O profissional pedagogo tem fundamental importância no processo administrativo e pedagógico de uma empresa, independente dela ser uma instituição educativa. Tal função requer conhecimentos que respaldem sua prática dentro das atribuições do cargo ocupado. Nesse sentido, o papel do pedagogo na empresa, de acordo com as atribuições do cargo exibidas nesse concurso são:

  • A. Apoiar o agente educacional da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação de todas as práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para qualificação e detrimentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • B. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das agraves práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para selecionamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • C. Apoiar os agentes educacionais, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • D. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.

Um dos maiores desafios da sociedade, com relação ao processo educacional é a qualidade na educação. Educação e qualidade são processos indissociáveis, tendo em vista os fatores emergentes da sociedade contemporânea, seus desafios, o avanço da tecnologia e o crescimento populacional a nível mundial. Com isso, para que se possa trabalhar em prol de uma educação qualitativa dentro do âmbito escolar é preciso:

  • A. Trabalhar especificamente com materiais elaborados igualmente para todos os alunos, utilizando-se de metodologias tradicionais, considerando que a sala de aula é um espaço de ensino concentrado nas mãos do professor e na passividade do aluno.
  • B. Impedir que as manifestações culturais da comunidade escolar interfiram no trabalho dos professores e no currículo escolar.
  • C. Conhecer a comunidade escolar e trabalhar na elaboração de um projeto pedagógico que atenda as necessidades da mesma, aliando todo o trabalho escolar numa visão de gestão democrática.
  • D. Capacitar os professores para que haja uma prática educacional autoritária e reprodutora.

As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.

( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.

( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.

( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.

( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.

Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:

  • A. V, V, V, F, V.
  • B. F, V, F, V, F.
  • C. V, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, V.

A globalização da economia e a reestruturação produtiva instigam uma nova concepção de estado. Com isso, a necessidade de capitalização conduz a adotar como regra, o imperativo de competir em todos os planos. Essa linha de pensamento, adotada por alguns teóricos, entre eles Santos (2005), e Delors (2006), ressalta a relevância dos conceitos de educação e trabalho numa perspectiva social e política. Nesse sentido é correto afirmar:

I - Que a competitividade, aos olhos da globalização, é uma espécie de guerra em que tudo vale, por isso, é importante que todos tenham formação bitolada ao conceito social.

II - Que a educação deve ser dissoluta do trabalho.

III - Que a crise do emprego na economia mundial, e principalmente em alguns países, é caracterizada pelo impacto imperativo e divergente que deve ter entre educação e conhecimento.

IV - Que a educação deve atender as expectativas sociais, porém para além dessas expectativas, deve primar pela formação e emancipação do indivíduo.

V - Que a educação contemporânea deve primar pela formação para além do trabalho, numa visão sócio-histórica e determinante das relações e responsabilidades do ser humano.

Dentre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e IV.

A educação, de acordo com o pensamento de vários teóricos, é responsável pelo desenvolvimento do país. Nesse sentido, a Educação e Mundo do trabalho são temas que devem se apresentar totalmente conexos, pois é o conhecimento historicamente acumulado e suas manifestações criativas que norteiam as novas ações humanas. Diante dessa premissa, considere os seguintes aspectos:

I - Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação e sem dúvida, é hoje em dia, é um dos maiores desafios da educação, devido às violências que se opõem à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. Esse desafio se faz presente na formação para o trabalho.

II - A educação tem por missão, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e também levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Esse é um determinante na educação, devido a necessidade da formação para o trabalho nas diversas áreas.

III - A educação para o trabalho, assim como o eixo da formação geral, deve ressaltar a capacidade individualista em prol da capacidade coletiva, pois, o mundo contemporâneo requer mão de obra qualitativa e deprecio social.

IV - Aprender a fazer, não é somente adquirir uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Essa ênfase ratifica o conceito de um dos pilares da educação, também necessários à formação do indivíduo para o Mundo do trabalho.

V - Dos princípios e fins da educação, o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Essa determinação legal reforça a necessidade do abarcamento dos conteúdos disciplinares com a necessidade do mercado de trabalho. Diante das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • D. Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V.

Paulo Freire pensou em um método de educação construído em etapas, a partir do diálogo entre educador e educando. As etapas do método de Freire são as seguintes:

I. Etapa de investigação: professor e aluno buscam, em conjunto, identificar palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde vive.

II. Etapa de tematização: o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

III. Etapa de problematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e das palavras.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II, III.

Em relação à América Latina, Werthein e Bordenave apresentam os objetivos das iniciativas históricas de educação rural na América Latina e dos projetos de educação rural promovidos por organizações governamentais ou não, nacionais ou internacionais. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1 – América Latina

1. Educação rural.

2. Projetos de educação rural das organizações.

Coluna 2 – Objetivos

( ) Aumentar a produtividade agrícola como forma de diminuir os índices negativos da balança comercial dos países da América Latina.

( ) Aumentar a produção agrícola e diminuir a migração em direção aos grandes centros urbanos.

( )Melhorar as práticas de trabalho do agricultor através do ensino de conhecimentos e destrezas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 1.
  • B. 1 – 2 – 2.
  • C. 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 2 – 2.

Segundo Mendonça, o papel do patronato na formação de um ensino agrícola estatal permeou, dentre outros objetivos, a construção de uma educação ao “trabalhador rural”, moldada conforme o interesse da classe dominante. Segundo a autora, no início da primeira metade do século XX, a concepção de ensino agrícola elementar e médio no Brasil tinha como propósito:

I. Alicerçar as bases de um sistema socialista no Brasil.

II. Produzir uma identidade inferior ao trabalhador rural.

III. Estruturar ações de marketing rural.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II, III.

“Quando se chegou à escola rural isolada, foi preciso que se deixasse de lado os tradicionais conceitos que se tinha sobre a instituição escolar. Não havia construção que lembrasse uma escola, nem várias salas de aulas, nem diversas professoras, nem mesmo uma diretora. A começar pelo aspecto físico precário das instalações, a escola isolada parecia o reino do informalismo e da improvisação”. Esse depoimento vem corroborar com as ideias de Therrien e Damasceno sobre as políticas públicas para a educação rural, quando afirmam:

I. A educação rural, enquanto não for atendida no contexto das reivindicações políticas, econômicas, tecnológicas e sociais do trabalhador do campo, deverá permanecer à margem dos reais empreendimentos do Estado.

II. A multiplicação de programas educacionais e a fragmentação das ações e dos financiamentos têm como efeitos e êxitos principais a legitimação das estruturas de poder do Estado democrático e de direito.

III. Embora exista uma organização das comunidades rurais para a construção e manutenção dessas escolas, elas só se efetivam realmente com a chegada do professor naquela localidade. Portanto, é decisiva para a existência das escolas isoladas rurais a presença não só desses professores, mas também de alunos dispostos a frequentar as aulas.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II, III.

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. O processo de implantação de extensão rural no Brasil surgiu com a preocupação do governo com a alta migração rural para as zonas urbanas, situação que contribuiu para o surgimento da escola rural como solução para estancar esse processo. Esta proposta não foi muito além da década de 40, quando novas ideias foram implementadas para que houvesse melhor preparação do homem do campo e elevá-lo a uma condição de vida mais digna, por meio da difusão da ideia e do valor da autoajuda. Esse método só seria concretizado com o aperfeiçoamento e a execução de métodos e técnicas de uma prática não pedagógica e não escolar, denominada:

  • A. Educação comunitária.
  • B. Prática social.
  • C. Prática ruralista.
  • D. Educação a distância.
  • E. Educação comparada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...