Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.
A extensão rural teve o início de suas práticas nos Estados Unidos da América do Norte, após a Guerra da Secessão, período em que houve a transição da agricultura escravagista para a mercantil e capitalista. Os produtores passaram a se organizar em associações agrícolas para discutir seus problemas de comercialização na procura de soluções para o aumento de sua produtividade. Essa política de intercâmbio possibilitou o surgimento de:
I. Feiras e concursos para expor os resultados conseguidos através da troca de experiências.
II. Pesquisas agrícolas organizadas pelos trabalhadores do campo.
III. Conselhos da Agricultura, que atuavam em conjunto com as universidades e colleges.
Quais estão corretas?
As questões 37, 38 e 39 referem-se à obra da EMATER/RS-ASCAR. Diretrizes para ação extensionista na EMATER/RS-ASCAR: a gestão do processo de planejamento. Disponível em: www.emater.tche.br
O processo de planejamento das ações é desencadeado basicamente pela interrelação dos seguintes elementos: políticas e programas públicos, valorização de parcerias estratégicas e de espaços participativos de representação social e das necessidades, problemas e linhas de ação definidas em contato direto com as unidades de planejamento. Neste contexto, o planejamento realizado pela EMATER/RS-ASCAR envolve os seguintes pressupostos:
I. Abrange comunidades rurais, municípios, grupos e associações de beneficiários.
II. Articula-se com instituições parceiras e populações beneficiárias.
III. Amplia o escopo da participação, por meio de processos e canais de discussão necessários à elaboração dos planos de desenvolvimento.
IV. Assume como base geográfica o território de um município, tendo em vista que o conjunto de municípios, ou mesmo de localidades de diferentes municípios, apresentam base geográfica diferenciada.
Quais estão corretas?
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 37, 38 e 39 referem-se à obra da EMATER/RS-ASCAR. Diretrizes para ação extensionista na EMATER/RS-ASCAR: a gestão do processo de planejamento. Disponível em: www.emater.tche.br
É inquestionável a importância do setor rural no conjunto do desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio Grande do Sul. Cerca da metade da riqueza gerada em solo gaúcho provém da __________. De seus diversos componentes, 55% são oriundos da agricultura familiar, cuja função vital é de ser produtora de _______. Essa agricultura familiar conta com aproximadamente 378.000 estabelecimentos (90% do total) e é responsável por mais de quatro quintos dos empregos gerados no ______. Embora detenha atualmente ____% da população total do Estado, deve-se considerar que 331 dos 496 municípios (2/3) têm menos de 10.000 habitantes, sendo estes municípios tipicamente rurais, e 396 têm menos de 20.000 habitantes, nos quais a importância do rural é determinante, especialmente para os setores da agroindústria e dos serviços.
Assinale a alternativa cujos termos completam, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002. As primeiras iniciativas de educação rural têm início entre 1910 e 1920, período em que houve um forte movimento migratório interno, quando um grande número de rurícolas deixou o campo, e iniciou-se um processo de industrialização mais amplo. Na época, a preocupação em conter o fluxo migratório e fixar o homem no campo recebeu o nome de
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.
Quando se fala na escola rural, devese pensar no homem rural, no seu contexto, na sua dimensão como cidadão e na sua ligação com o processo produtivo. Nesse processo, é importante questionar sua ligação direta com a qualificação profissional e o seu grau de comprometimento e interferência na formação sociopolítica dos rurícolas e a forma como tem acompanhado as transformações ocorridas no campo.
Com base nas ideias de Leite, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas, considerando as variáveis, que ainda são uma constante na educação do campo.
( ) Elevado índice de analfabetismo, sobretudo nas faixas etárias acima de 25 anos.
( ) Adequada remuneração e qualificação dos professores.
( ) Decrescente processo de municipalização da rede de ensino fundamental que afeta a quase totalidade das matrículas nas séries iniciais das escolas rurais.
( ) Elevado índice de exclusão e repetência de alunos e má distribuição das escolas rurais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995.
Segundo Brandão, a educação popular existe mesmo fora e à margem da escola, não se constituindo em modelo pedagógico único e paralelo, pois apresenta um domínio de ideias e práticas regidas pela diferença. Em seus estudos, Brandão aborda alguns significados assumidos pela educação popular, quais sejam:
I. Educação da comunidade primitiva anterior à divisão social do saber.
II. Educação do ensino público.
III. Educação das classes populares.
IV. Educação da sociedade igualitária.
Quais estão corretas?
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995. Ao analisar os projetos de intervenção junto às classes populares, Brandão é enfático ao questionar esse processo, criticando-o por não desvelar a riqueza e as contradições que compõem as culturas das classes populares. Em sua análise, o autor afirma que, desde o tempo do surgimento dos movimentos de cultura popular até os anos recentes, as classificações e categorizações de tipos de culturas foram estabelecidas sobre certos pares de opostos muito rudimentares, EXCETO:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.
As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Em relação à educação escolar, não raramente, associa-se inclusão aos portadores de deficiência apenas. Entretanto, quase sempre ficam fora dessa categoria, e que não deveriam ficar, os portadores de altas habilidades; os que apresentam dificuldades de aprendizagem sem serem portadores de deficiência e muito menos outros grupos, como é o caso dos negros, ciganos, anões, índios, etc. O convívio com as diferenças potencializa as aprendizagens. A partir dessa perspectiva, o sentido da busca de uma educação inclusiva, fundamenta-se em uma escola:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...