Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. P orienta-se pela filosofia freiriana.
  • B. Q atua numa perspectiva tradicional.
  • C. S mantém relações técnicas e instrucionais.
  • D. Q e R orientam-se pela perspectiva crítica social dos conteúdos.
  • E. P e R adotam, respectivamente, uma postura tradicional e tecnicista.

Numa reunião de planejamento da Escola X, a diretora organiza com os professores as avaliações bimestrais, as tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos estudantes. A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar

  • A. determinada pelas políticas públicas estabelecidas no órgão central, uma vez que as avaliações fazem parte do sistema educacional.
  • B. subordinada à gestão escolar, tendo em vista que as provas fazem parte do plano da direção para o melhor desempenho dos estudantes.
  • C. articulada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e ao planejamento decidido coletivamente e que ambos preveem atividades e provas.
  • D. condicionada à decisão da maioria, uma vez que o grupo de professores votou que em todas as disciplinas devem ser aplicadas provas.
  • E. relacionada à vontade individual de cada professor.

É na própria escola que o preconceito e a exclusão aparecem. São formas de um orientador educacional promover diversidade cultural e inclusão social no ambiente escolar junto ao corpo docente, exceto:

  • A. Incluir no currículo escolar matérias que contem a origem de diferentes culturas resgatando os conceitos humanitários e mudar as expressões de conceitos sobre os afrodescentes na escola.
  • B. A diversidade cultural e a inclusão social são questões pontuais e fragmentadas, por isso, é preciso superar todas as fronteiras e abrir espaços para a qualidade na educação brasileira, priorizando ações educativas tradicionais em detrimento de currículos culturais.
  • C. Pensar e discutir essas questões relacionadas à diversidade cultural e inclusão social, uma vez que os problemas são os mesmos para todos, ou seja, temos que aprender a conviver juntos, começando pela escola.
  • D. Buscar promover a diversidade e inclusão na própria sala de aula, com conhecimento formal de diferentes comunidades culturais, de diversas origens.

No contexto do desenvolvimento humano, o homem está imerso em uma sociedade na qual atividades instrumentais e relações sociais direcionam o seu desenvolvimento. Assim sendo, tal assertiva pode ser corretamente associada ao(s):

  • A. Pressupostos teóricos da tendência tecnicista.
  • B. Desenvolvimento infantil na perspectiva de Jean Piaget.
  • C. Processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola.
  • D. Desenvolvimento humano na perspectiva sócio-histórica.

Leia as proposições abaixo:

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. As proposições I e II estão incorretas nas suas exposições acerca do processo ensino-aprendizagem.
  • B. A proposição II apresenta considerações corretas acerca do processo de ensino-aprendizagem na visão tradicional educacional.
  • C. A proposição I se associa à ideia de que o processo de ensino-aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico.
  • D. As proposições I e II estão corretas nas suas considerações acerca do processo ensinoaprendizagem.

Em que tendência pedagógica os conteúdos se baseiam na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos?

  • A. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Tecnicista.
  • D. Tendência Progressista Libertadora.

No contexto do processo educacional, o profissional Orientador educacional pode trazer ricas contribuições à equipe docente sobre a avaliação. De maneira que no processo avaliativo o mesmo possa:

  • A. Apontar os equívocos educacionais cometidos pelos docentes e puni-los de forma pedagógica e administrativa, chancelando os seus desligamentos da unidade escolar.
  • B. Contribuir para que a avaliação se desloque do aluno para o processo pedagógico como um todo, visando o replanejamento das ações educativas.
  • C. Realizar atendimento psicoterapêutico continuado dos alunos com baixo desempenho escolar.
  • D. Realizar regência de aulas de cunho moral e socialmente aceitas pela comunidade local, visando o fortalecimento da disciplina e da ordem imposta no ambiente escolar.

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de estabelecer correspondência um a um, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Distúrbio de leitura.
  • C. Discalculia.
  • D. Discalculia verbal.

Para Paulo Freire, a “escola cidadã”:

  • A. É aquela que não há regras nem limites para os alunos.
  • B. Onde os alunos só têm direitos, incluindo o de não aprender.
  • C. É aquela voltada exclusivamente para a inserção do jovem ao mercado de trabalho.
  • D. É aquela que se assume como centro de direitos e de deveres.

Leia atentamente a frase abaixo:

A construção do Projeto Político Pedagógico se restringe a uma questão de técnica de planejamento.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. VERDADEIRA, pois na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola há elementos específicos que apenas professores e pedagogos podem realizar.
  • B. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico prescinde de uma construção coletiva e participativa da comunidade escolar.
  • C. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico é de competência exclusiva do diretor escolar.
  • D. VERDADEIRA, pois o Projeto Político Pedagógico é um planejamento complexo que a comunidade escolar não domina.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...