Questões de Pedagogia do ano 2015

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Paulos (1994), ao analisar a importância da matemática na vida das pessoas, afirma que sua função principal é ensinar a pensar, a analisar problemas reais e solucioná‐los. Considerando esta premissa e as propostas metodológicas para a efetivação desta aprendizagem que compreendem em resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática, uso de novas tecnologias e jogos, analise.

I. Na resolução de problemas, o aluno torna‐se o protagonista do processo, sendo estimulado a encontrar soluções para as situações desafiadoras, originárias do dia a dia. Neste processo, há o envolvimento com o fazer matemático, no sentido de criar hipóteses, fazer conjecturas, num ambiente de investigação.

II. A modelagem matemática é um processo de compreensão de situações advindas do mundo real, pressupondo um ciclo de atuação que parte de um dado real, cria uma simulação que explica esta realidade e, com os dados obtidos, volta‐se para ela, validando ou reformulando o que foi criado.

III. A etnomatemática procura valorizar a matemática tendo como base o estudo dos diferentes grupos étnico‐culturais. Os conceitos construídos pelo aluno no seu ambiente podem se constituir em ponto de partida para o ensino formal e permitem‐lhe a compreensão crítica circunscrita da sua realidade cultural, possibilitando a resolução de problemas sem a imposição do saber institucionalizado.

IV. O uso das novas tecnologias no ensino da matemática nas séries iniciais não deve ser introduzido, pois ambientes de investigação e exploração virtuais inibem a criatividade dificultando o desenvolvimento do pensamento lógico‐matemático.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

Piaget (1980) atribui grande importância à interação social; para ele, as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, o jogo atualmente é considerado um recurso que auxilia na aprendizagem da matemática. Considerando esta premissa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois, através desta prática de ensino, é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo.
  • B. Deve‐se deixar o aluno participar da atividade de modo que ele decida o que fazer no jogo, as metas a alcançar; as regras gerais não devem ser determinadas, visto que podem impedir tanto o desenvolvimento intelectual quanto o raciocínio lógico‐matemático. O jogo deve desencadear situações geradoras de conflitos para que estas provoquem a aprendizagem.
  • C. Esta estratégia contribui para que os alunos de maneira participativa adquiram e construam o seu conhecimento e ajuda também a desenvolverem suas habilidades e competências, pois quando o professor utiliza o jogo como ponto de partida, ele tem como meta melhorar o desempenho escolar do aluno em termos de notas, produção e compreensão de conteúdos.
  • D. O jogo é visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e a discussão em grupo, e as ações e as competências desenvolvidas ao jogar vão transformando as propriedades das crianças, caracterizando um conjunto de ações adequadas à atividade proposta. Como consequências podem ser transferidas para outros meios.

Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas.

I. Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

II. A interdisciplinaridade dilui as disciplinas, a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos.

III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, promova a diluição das mesmas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Sobre o processo ensino‐aprendizagem em matemática, NÃO é correto afirmar que

  • A. a resolução de problema deve estar sempre presente e integrada nos diversos tipos de atividade.
  • B. desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é considerada uma das finalidades importantes do ensino da matemática.
  • C. a resolução de problemas é considerada uma situação de aprendizagem, em que o aluno se confronta com questões às quais consegue responder de forma imediata.
  • D. para um bom aprendizado de matemática é fundamental que o aluno sinta‐se interessado na resolução de um problema, despertando sua curiosidade e a sua criatividade ao resolvê‐lo.

Sobre as tendências pedagógicas NÃO é correto afirmar que

  • A. tal qual a concepção tradicional de ensino, a escola tecnicista prioriza a transmissão cultural planejada e os resultados obtidos.
  • B. nas tendências progressista libertadora e libertária, o planejamento e a avaliação perdem o caráter controlador e mensurador da escola formal.
  • C. até a década de 1930, o ensino nas escolas brasileiras é predominantemente orientado por uma pedagogia humanística, tradicional e religiosa.
  • D. a pedagogia libertadora, embora represente no pensamento pedagógico brasileiro uma tendência crítica de educação sem precedente, é institucionalizada pela sociedade capitalista.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O planejamento do trabalho em sala de aula é uma dimensão fundamental do trabalho pedagógico.”

PORQUE

II. “Permite aos professores e à escola controlar os resultados desse trabalho, controlar a consecução das finalidades desse trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa contradiz a segunda.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.

A avaliação como prática de investigação NÃO deverá

  • A. priorizar apenas o resultado.
  • B. analisar os conhecimentos construídos.
  • C. interrogar a relação ensino‐aprendizagem.
  • D. buscar identificar as dificuldades de uma forma dialógica.

Sobre currículo e cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. Um currículo multicultural pode harmonizar os conhecimentos comuns a todos com as particularidades culturais de cada grupo, enfrentando a contradição entre a igualdade e as desigualdades sociais e culturais.

II. Uma cultura no encontro com outra não assimila passivamente as influências, mas se hibridiza e se recria na interação, na valorização e no reconhecimento das especificidades de cada uma, levando à construção de um currículo multicultural e híbrido.

III. Cabe ao sistema educacional entender o pluralismo, buscar sua liberdade cultural sem preconceitos com postura crítica e, por meio de um currículo monocultural, conciliar a identidade nacional com a presença de um mundo globalizado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento e desenvolvimento. Antes da definição de um modelo pedagógico para a criação de um curso a distância, é essencial que se realize uma avaliação diagnóstica dos cursos presenciais da organização, de forma a evitarem-se discrepâncias entre os modelos que possam desqualificar as ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento e desenvolvimento. O ensino a distância, como opção de aperfeiçoamento educacional, surgiu com o uso de equipamentos tecnológicos, como o computador e a Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado
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