Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a democratização da escola, analise.
I. Possibilita o coletivo como o espaço privilegiado para o estabelecimento de relações solidárias que contribuam para a ampliação do conhecimento de todos os envolvidos.
II. Busca uma alternativa para as relações exclusão x inclusão, igualdade x desigualdade, para chegar a um dos caminhos pelo qual as práticas pedagógicas assumem a sua posição de importância, até mesmo como uma prática social.
III. Valoriza a homogeneidade nas salas de aula, pois, se considerar os alunos como eles realmente são, a tendência de que fiquem pelo caminho é maior. A existência da heterogeneidade acaba por desestimular aqueles que já atingiram os patamares exigidos.
IV. Possibilita a integração entre todos os segmentos que compõem a escola, caracterizando uma dinâmica participativa na comunidade escolar.
Estão corretas as afirmativas
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858‐1917), a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Considerando a concepção durkheimiana, assinale a afirmativa INCORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
_______________ privilegia a maturação biológica. _______________, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. ________________, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. _______________ acredita que a aprendizagem subordina‐se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. _______________ ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando essas diferenças, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:
Segundo Libâneo (2008) (...), pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana (...). Quando nos referimos à educação, podemos atribuir diversas funções sobre o papel do pedagogo no processo educacional. Acerca destas funções, assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção‐transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar e, para isto, é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. Nesse sentido, é de suma importância para um bom andamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula, o plano de aula elaborado pelos docentes.
Acerca do plano de aula, assinale a afirmativa INCORRETA.
A avaliação é parte integrante do processo ensino‐aprendizagem e proporciona apoio ao professor, contribuindo para a obtenção de produtos ou resultados de aprendizagem. As avaliações as quais o professor procede enquadram‐se em três grandes tipos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Considerando as funções das avaliações, relacione cada uma das afirmativas dadas aos tipos de avaliação a seguir.
A sequência está correta em
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Platão, Aristóteles e Jean Piaget pensaram em diferentes concepções sobre a aquisição dos conhecimentos. Considerando estes três grandes estudiosos da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e complete‐as adequadamente com suas respectivas concepções.
I. O ______________ estabelece que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.
II. O ______________ sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor é quem detém o saber. O aprendizado é obtido por meio da cópia, seguida de memorização.
III. Chamada de ________________, essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando‐o.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
A andragogia foi definida por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois campos não são mutuamente excludentes. Sobre a andragogia, assinale a alternativa INCORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Quando se trata de relacionar as ideias dos dois grandes teóricos do interacionismo construtivista (Piaget e Vygotsky) não se pode falar apenas em confronto ou apenas entre os princípios que cada um defende; na verdade, esses autores possuem ideias muito comuns, compartilham concepções e, em muitos momentos, complementam‐se. No que se refere às ideias do desenvolvimento cognitivo e à socialização dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir, completando‐as corretamente com seus respectivos teóricos.
I. ____________ refere‐se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social.
II. Para ____________, a criança nasce inserida num meio social que é a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.
III. Para ____________, a criança vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma notória falta de socialização. O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas pelas quais todos os indivíduos passam.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...