Questões de Pedagogia do ano 2015

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Sobre a democratização da escola, analise.

I. Possibilita o coletivo como o espaço privilegiado para o estabelecimento de relações solidárias que contribuam para a ampliação do conhecimento de todos os envolvidos.

II. Busca uma alternativa para as relações exclusão x inclusão, igualdade x desigualdade, para chegar a um dos caminhos pelo qual as práticas pedagógicas assumem a sua posição de importância, até mesmo como uma prática social.

III. Valoriza a homogeneidade nas salas de aula, pois, se considerar os alunos como eles realmente são, a tendência de que fiquem pelo caminho é maior. A existência da heterogeneidade acaba por desestimular aqueles que já atingiram os patamares exigidos.

IV. Possibilita a integração entre todos os segmentos que compõem a escola, caracterizando uma dinâmica participativa na comunidade escolar.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858‐1917), a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Considerando a concepção durkheimiana, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A sociedade é beneficiada pelo processo educativo e o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
  • B. A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
  • C. Nessa concepção, as consciências individuais são formadas pela sociedade e estão de acordo com o idealismo, segundo o qual a sociedade é moldada pelo espírito ou pela consciência humana.
  • D. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que baliza a conduta do indivíduo num grupo.

“_______________ privilegia a maturação biológica. _______________, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. ________________, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. _______________ acredita que a aprendizagem subordina‐se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. _______________ ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.”

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando essas diferenças, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget / Vygotsky
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget
  • C. Piaget / Vygotsky / Vygotsky / Piaget / Piaget
  • D. Vygotsky / Piaget / Vygotsky / Piaget / Piaget

Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:

  • A. Otimizar os diferentes usos e realocações de recursos materiais, financeiros e humanos.
  • B. Orientar o processo de tomada de decisão e da execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade.
  • C. Viabilizar alternativas/estratégias para o estabelecimento do fazer pedagógico‐organizacional exclusivamente a curto prazo.
  • D. Fazer a retroalimentação do sistema de informação oferecendo subsídios para o redirecionamento/replanejamento das ações.

Segundo Libâneo (2008) (...), pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana (...). Quando nos referimos à educação, podemos atribuir diversas funções sobre o papel do pedagogo no processo educacional. Acerca destas funções, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O pedagogo tem como objetivo organizar e orientar o trabalho dos demais profissionais para que a escola atinja suas metas, pois a construção de uma escola democrática é um dos principais desafios do século XXI. E a escola, para ser democrática, necessita, portanto, do trabalho pedagógico e ações humanas que envolvam todos os sujeitos da ação educativa.
  • B. O trabalho educativo deve estar orientado para a formação do indivíduo de maneira integral, que vise o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, físicos e sociais. A aprendizagem deve ser, portanto, mediada por práticas pedagógicas construtivas que levem o sujeito à prática reflexiva, sendo capaz de exercer sua autonomia, criatividade, sensibilidade e humanidade.
  • C. O pedagogo deve orientar e mediar o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição de ensino, exercendo um papel central como articulador do processo educativo, mas sozinho não tem poder para estimular a participação da comunidade na gestão da escola. Esse é um desafio político e social, engendrado em bases complexas da organização da sociedade, extrapolando as ações pelas quais o pedagogo responde.
  • D. O pedagogo é o responsável pelo conjunto institucional, bem como integrar os diversos setores da escola, além de ser responsável pelas atividades burocráticas. A função do pedagogo escolar é, portanto, organizar o trabalho administrativo e financeiro, todavia deve exercer uma gestão democrática, que leve em consideração a opinião de todos os sujeitos que compõem a escola e flexíveis para a tomada de decisões.

“Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção‐transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar e, para isto, é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. Nesse sentido, é de suma importância para um bom andamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula, o plano de aula elaborado pelos docentes.”

Acerca do plano de aula, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer. Evita o improviso sendo um norte para as ações educacionais.
  • B. É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas. Serve para evitar o improviso sendo um norte para as ações educacionais, sendo a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento escolar.
  • C. Tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática, mas deve ser um documento rígido e absoluto, pois é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, deve estar organizado didaticamente para todos os desafios e contradições.
  • D. Deve levar em consideração na sua elaboração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável e que o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases, ou seja, a preparação e apresentação dos objetivos; conteúdos e tarefas; desenvolvimento do conteúdo; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); síntese integradora e aplicação e avaliação.

A avaliação é parte integrante do processo ensino‐aprendizagem e proporciona apoio ao professor, contribuindo para a obtenção de produtos ou resultados de aprendizagem. As avaliações as quais o professor procede enquadram‐se em três grandes tipos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Considerando as funções das avaliações, relacione cada uma das afirmativas dadas aos tipos de avaliação a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 2, 2, 1, 3.
  • B. 1, 2, 2, 3.
  • C. 2, 1, 3, 1.
  • D. 3, 1, 3, 2.

Platão, Aristóteles e Jean Piaget pensaram em diferentes concepções sobre a aquisição dos conhecimentos. Considerando estes três grandes estudiosos da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e complete‐as adequadamente com suas respectivas concepções.

 I. O ______________ estabelece que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.

II. O ______________ sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor é quem detém o saber. O aprendizado é obtido por meio da cópia, seguida de memorização.

III. Chamada de ________________, essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando‐o.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. construtivismo / empirismo / inatismo
  • B. empirismo / inatismo / construtivismo
  • C. inatismo / construtivismo / empirismo
  • D. construtivismo / inatismo / empirismo

A andragogia foi definida por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois campos não são mutuamente excludentes. Sobre a andragogia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos, então, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.
  • B. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.
  • C. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na matéria, no conteúdo a ser aprendido; as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem do adulto serão aquelas úteis de aplicação no futuro.
  • D. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, estes são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

Quando se trata de relacionar as ideias dos dois grandes teóricos do interacionismo construtivista (Piaget e Vygotsky) não se pode falar apenas em confronto ou apenas entre os princípios que cada um defende; na verdade, esses autores possuem ideias muito comuns, compartilham concepções e, em muitos momentos, complementam‐se. No que se refere às ideias do desenvolvimento cognitivo e à socialização dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir, completando‐as corretamente com seus respectivos teóricos.

I. ____________ refere‐se ao meio como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social.

II. Para ____________, a criança nasce inserida num meio social que é a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.

III. Para ____________, a criança vai se socializando à medida que a pressão do meio externo exige a adaptação de seus pensamentos àqueles do mundo adulto. Na criança muito pequena, portanto, há uma notória falta de socialização. O desenvolvimento cognitivo se dá a partir de esquemas e estruturas de pensamentos e ocorre em etapas pelas quais todos os indivíduos passam.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Piaget / Vygotsky / Piaget
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget
  • C. Piaget / Piaget / Vygotsky
  • D. Vygotsky / Vygotsky / Piaget
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