Questões de Pedagogia do ano 2015

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o artigo anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

III. Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

IV. O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

V. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática também obrigatória ao aluno.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II, IV e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e IV.

De acordo com Libâneo, para desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas utiliza‐se como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Considerando este pressuposto e o papel da escola, diante de cada uma das tendências pedagógicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Na tendência liberal tecnicista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
  • B. Na tendência liberal renovada progressivista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
  • C. Na tendência liberal renovada não diretiva, acentua‐se o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
  • D. Na escola liberal tradicional, em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

Analise os fragmentos correlatos.

I. “(...) O fracasso escolar aparece, hoje, entre os problemas de nosso sistema educacional como um dos assuntos mais estudados e discutidos. Porém, ao invés de buscar meios para se livrar de tais fracassos e buscar soluções imediatas para elevar o nível de conhecimento e de autoestima dessas crianças ditas fracassadas, o que ocorre muitas vezes é a busca pelos responsáveis por tal fracasso.”

ASSIM

II. “A ideologia do dom argumenta que a escola oferece igualdade de oportunidades para todos, mas que o sucesso e o fracasso correm por conta dos talentos de cada aluno.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As afirmativas I e II são falsas.
  • B. As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • C. A afirmativa I é verdadeira e a II, falsa.
  • D. A afirmativa I é verdadeira e a II não complementa a I.

Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolveram, em suas pesquisas, aspectos propriamente linguísticos da psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código da escrita, percorrendo um caminho que pode ser representado em quatro níveis: pré‐silábico, silábico, silábico‐alfabético e alfabético. Essa construção demonstra que a pesquisa segue uma linha regular e organizada em períodos. Sobre este pressuposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ocorre o período da distinção entre o modo de representação icônica (imagens) ou não icônica (letras, números e sinais).
  • B. Ocorre o período da fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciado pelo período silábico e terminando no alfabético.
  • C. Ocorre o período da construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo (variedade de grafias) e o eixo quantitativo (quantidade de grafias).
  • D. Ocorre o período em que a escrita é uma construção real como sistema de representação, cuja criança não reinventa as letras e os números, mas utiliza os textos das cartilhas, para que se oriente na alfabetização.

Analise as afirmativas relacionadas aos estágios de desenvolvimento, de acordo com a epistemologia genética de Piaget.

I. “No estágio ________________ permanece até completar mais ou menos 7‐8 anos, sendo que o equilíbrio próprio é atingido quando a criança está com a idade de 4‐5 anos.”

II. “No estágio ________________ o ser humano permanece por toda a vida adulta, atingindo um estado de equilíbrio próprio por volta dos 14‐15 anos de idade.”

III. “Do nascimento até, aproximadamente, dois anos de idade, a criança se encontra no estágio ________________, atingindo um nível de equilíbrio biológico e cognitivo que permite constituir uma estrutura linguística, isto é, propriamente conceitual; e isso por volta dos 12‐18 meses.”

IV. “O estágio ________________ é calcado na capacidade de coordenar ações bem ordenadas em ‘sistemas de conjunto ou ‘estruturas’, suscetíveis de se fecharem’ enquanto tais, ele tem duração, em média, até os 11‐12 anos. E quanto, especificamente, ao nível de equilíbrio próprio, este acontece aqui por volta dos 9‐10 anos.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. pré‐operatório / operatório formal / sensório‐motor / operatório concreto
  • B. operatório formal / sensório‐motor / operatório concreto / pré‐operatório
  • C. sensório‐motor / operatório concreto / pré‐operatório / operatório formal
  • D. operatório concreto / pré‐operatório / operatório concreto / sensório‐motor

Acerca do trecho anterior NÃO é uma ação inclusiva na educação:

  • A. Sala de aula como eixo de ensino e aprendizagem para todos, criando oportunidades constantes de estudo e pesquisa.
  • B. Elaboração e fortalecimento dos Projetos Político‐Pedagógicos (PPPs), incentivando a ação colegiada e o diferencial da respectiva comunidade.
  • C. Trabalho com as diferenças em sala de aula, no contexto da diversidade cultural em ações que desenvolvam o trabalho, privilegiando a hegemonia dos grupos, deixando cada um com as suas diferenças e variados ritmos de aprendizagem em grupos iguais.
  • D. Revisão do processo de avaliação e de seus resultados: adequação e coerência em relação ao regime de progressão continuada, organizada em ciclos, quanto aos ritmos de aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Cada escola deve sistematizar instrumentos de avaliação compatíveis com a flexibilidade e diversidade.

Jean Piaget (1896‐1980) foi um epistemólogo suíço e, também, o nome mais influente na esfera da educação durante a última metade do século XX. Foi a principal figura do estudo acerca do desenvolvimento cognitivo. Segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.

  • A. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
  • B. As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social.
  • C. São instrumentos técnicos e os signos, construídos historicamente, fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo.
  • D. As características humanas não estão presentes desde o nascimento, nem no mero resultado das pressões do meio externo, mas, sim, na interação dialética do homem e o seu meio sociocultural.

De acordo com a teoria de aprendizagem, segundo Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

II. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

IV. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

V. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real e aquilo que o sujeito possui, potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.

Tanto a teoria psicogenética de Piaget quanto a teoria sociohistórica de Vygotsky repercutem no contexto educacional, tendo como elemento cêntrico a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental. As duas teorias descrevem a criança como um ser ativo e atento, habilitada para constantemente gerar novas hipóteses sobre o seu entorno. Entretanto, existem diferenças entre elas. Acerca dessas teorias, assinale a afirmativa que trata de Vygotsky.

  • A. A linguagem ocorre com o desenvolvimento do processo cognitivo.
  • B. O pensamento vem antes da linguagem e esta é apenas uma das expressões do pensamento.
  • C. Pensamento e linguagem aparecem junto e a linguagem ajuda a desenvolver os processos mentais.
  • D. A formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sócio‐motores e não da linguagem.

A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 5, 1, 2, 3, 4.
  • C. 2, 3, 5, 4, 1.
  • D. 3, 4, 5, 2, 1.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...