Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Educação Infantil, um Professor possibilita desenvolvimento da linguagem oral da criança através da seguinte ação pedagógica:

  • A. Identificar dados apresentados de maneira organizada na forma de tabelas e gráficos (barra e pictórico).
  • B. Ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive.
  • C. Compreender e utilizar os instrumentos convencionais e não convencionais de medida como formas de comparar quantidades contínuas e descontínuas.
  • D. Desenvolver a linguagem matemática, utilizando formas convencionais e não convencionais de registro para representar os conhecimentos matemáticos.

Nos processos pedagógicos da Educação Infantil, quando a criança é encorajada a “conhecer as principais famílias de instrumentos musicais”, a ela é possibilitada a oportunidade de desenvolver-se em que campo da formação humana?

  • A. No campo do brincar e as brincadeiras.
  • B. No campo da linguagem plástica.
  • C. No campo da música e da linguagem musical.
  • D. No campo da linguagem visual.

Com as crianças acima de dois anos, o Professor de Educação Infantil pode promover a seguinte brincadeira:

Com devido propósito pedagógico, essa brincadeira é indicada para estimular especificamente:

  • A. Linguagem e força.
  • B. Nutrição e cuidados higiênicos.
  • C. Conhecimento de cores e resistência física
  • D. Cooperação, coordenação motora, concentração.

De acordo com Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) a educação infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças de zero a três anos, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

  • A. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade.
  • B. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
  • C. Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
  • D. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança refere-se à:

  • A. Competência matemática.
  • B. Competência combinatória.
  • C. Competência para realizar.
  • D. Competência para observar.

No processo de aprendizagem, é possível notar que certas crianças pronunciam mal as palavras e, por vezes, respiram pela boca e queixam-se de problemas do ouvido. Tais circunstâncias indicam:

  • A. Problemas relacionas ao sistema de escrita.
  • B. Problemas no reconhecimento dos códigos, com ênfase na escrita.
  • C. Problemas auditivo e verbal.
  • D. Problemas emocionais.

Observe a imagem abaixo:

Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, para a criança, o brinquedo acima:

  • A. Desenvolve sua percepção, discriminação de cor, forma e proporção.
  • B. Estimula a criatividade, a fala e a socialização.
  • C. Ajuda a criança na descoberta da importância de uma boa alimentação.
  • D. Desenvolve na criança a possibilidade de resolução de problemas matemáticos e musicalizaçao.

Na Educação Infantil, ao se desenvolver temáticas atinentes à relação ao cuidado e às relações humanas espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos que lhes permitam ser capazes de:

  • A. Conhecer e compreender a música e a dança como arte, linguagem e patrimônio cultural da humanidade.
  • B. Desenvolver a capacidade de se auto-organizar e organizar o ambiente
  • C. Ampliar o universo sonoro, tendo acesso a um repertório diversificado que inclua vários gêneros e estilos.
  • D. Apropriar-se dos gestos, hábitos e costumes da sua cultura, significando-os.

Ao pretender abordar o campo da matemática com alunos da Educação Infantil um professor deve selecionar saberes e conhecimentos da seguinte natureza:

  • A. Percepção de fenômenos biológicos como: crescimento e envelhecimento.
  • B. Instruções e formas de resolver problemas e conflitos entre colegas.
  • C. Percepção de fenômenos químicos como: matéria, transformação, mistura, e fusão.
  • D. Utilização da terminologia da linguagem matemática.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de quatro a cinco anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Consegue usar a tesoura, corta papel.
  • B. Seu sistema visual é limitado, portanto só enxerga algum objeto ou alguém se estiver bem próximo a ele.
  • C. Abre e fecha as mãos, leva-as à boca e suga os dedos.
  • D. Fica na postura de bruços e se apoia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...