Questões de Pedagogia do ano 2016

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Identifique a alternativa que não se refere aos desafios que se colocam para os educadores, considerando as ideias de Vygotsky a respeito dos jogos, brincadeiras e ludicidade infantis.

  • A. É importante compreender necessidades, interesses e potenciais de cada grupo e de cada criança para reconhecer as influências culturais que enriquecem seus repertórios lúdicos.
  • B. A observação de como as crianças brincam e de como se relacionam umas com as outras, com os objetos e com o mundo a sua volta deve ser a base do trabalho do educador.
  • C. A partir das realidades lúdico-culturais o professor pode elaborar, conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios específicos, propostas adequadas a cada grupo e a cada criança.
  • D. As necessidades, incentivos e motivos das crianças devem ser levados em conta pelo professor, ao propor atividades lúdicas.
  • E. É importante que o professor perceba que as crianças antes de tudo seguem as regras estabelecidas para o jogo para, na sequência, assumir os papeis brincando de faz de conta.

Reconheça nas alternativas a que se refere o trecho em destaque.

  • A. O trecho refere-se à utilização de novas tecnologias.
  • B. O trecho se refere à transposição didática.
  • C. O trecho refere-se aos dilemas éticos da profissão.
  • D. O trecho refere-se aos dispositivos de diferenciação.
  • E. O trecho refere-se à progressão das aprendizagens.

Identifique a alternativa que apresenta o tipo de linguagem utilizada pela criança pequena na situação descrita no quadro que se segue.

  • A. A linguagem do jogo simbólico.
  • B. A linguagem da expressão gráfica.
  • C. A linguagem das tecnologias midiáticas.
  • D. A linguagem da situação real.
  • E. A Linguagem das artes cênicas.

A construção de propostas pedagógicas voltadas para uma educação democrática e para a construção e o exercício da cidadania, considerando a diversidade dos sujeitos envolvidos e a inclusão, demanda algumas estratégias que se seguem, EXCETO:

  • A. Uma avaliação externa, ranqueada e meritocrática para que os professores percebam quando sua prática se afasta dos objetivos traçados ou das alternativas propostas.
  • B. A necessária coerência entre a ação dos educadores e as metas educacionais estabelecidas para a proposta.
  • C. A construção de um trabalho que contribua para que as crianças sejam cooperativas, críticas e criativas, autônomas e responsáveis, confiando nas suas formas próprias de agir e aprender, e respeitando as dos outros.
  • D. A concretização do currículo imprimindo o caráter cooperativo, criativo, critico, autônomo e responsável.
  • E. A implantação da proposta de forma cooperativa e não como um pacote acabado e imposto.

Em se tratando de práticas avaliativas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, leia a formulação em destaque e identifique a alternativa que CONTRARIA o seu sentido.

  • A. Não são apenas as crianças que crescem e aprendem. Todos constroem conhecimentos e nesse processo, têm dúvidas e dificuldades, fazem progressos e reestruturam suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.
  • B. É necessário que a clássica forma de avaliar buscando os “erros” e os “culpados” seja substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o nosso trabalho.
  • C. Em nome da qualidade do processo educativo, a criança deve ser por excelência o objeto da avaliação, sem que com isso se revele a estrutura de poder e autoridade da grande maioria das instituições educativas. Deve-se considerar que é o adulto que pode avaliar as crianças por sua pouca idade, assegurando inclusive que as crianças das classes populares sejam avaliadas a partir dos modelos de classe média, atenuando a visão preconceituosa e estereotipada.
  • D. Todos são objeto e sujeito da avaliação: professores, equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha e conservação, crianças, pais.
  • E. O desempenho e as atitudes das crianças na creche ou na escola são extremamente influenciados pelas atitudes dos professores e pelo próprio contexto escolar, que é determinado pelos objetivos, normas e práticas da equipe técnico-pedagógica.

Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma compreensão mais ampla tendo em vista a superação da falsa dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil.

  • A. O problema da separação entre cuidado e educação na educação infantil é uma decorrência da tentativa de consolidação do caráter assistencial substituindo-o pelo caráter pedagógico, o que deve ser defendido por todo educador de crianças pequenas.
  • B. O desenvolvimento de propostas pedagógicas e curriculares como ações prioritárias a serem implementadas na educação infantil aponta como preocupação especial a promoção da função educativa da creche (crianças de zero a quatro anos), segmento que tem se caracterizado por um atendimento predominantemente assistencial, deficitário no aspecto pedagógico. Torna-se fundamental compreender que imprimir um caráter educacional ou pedagógico é fazer inovação na educação infantil.
  • C. A vinculação da educação infantil ao sistema de ensino reforça a visão escolarizada nesta área, pois são comuns as práticas pedagógicas voltadas para o ensino de conteúdos. Nessa faixa etária as crianças necessitam de cuidados que devem se sobrepor a função de repasse de conteúdos escolares.
  • D. Advogar pela introdução do pedagógico na educação infantil como solução, no sentido de superar o caráter discriminatório, pejorativo e moralizador de muitas das iniciativas classificadas como “assistenciais”, supõe uma interpretação limitada e unívoca do que se toma como “pedagógico”, impossibilitando que outras vozes e outros entendimentos da questão possam vir à discussão. A transformação do espaço da educação infantil em “escola” é causada pela falta de compreensão adequada do que é “ser criança”, o que compromete a necessária articulação cuidar-educar neste atendimento.
  • E. É necessário reconhecer e consolidar a dicotomia função assistencial X função educacional da educação infantil, enfatizando o caráter de regulação social das chamadas “práticas pedagógicas” e seu caráter ativo na produção dos sujeitos infantis.

Acerca da importância da intervenção didático-pedagógica do professor no processo de aprendizagem da lecto-escrita, destacam-se os pressupostos da psicogênese da língua escrita. Identifique a formulação que se refere a essa perspectiva.

  • A. Ler é, antes de tudo, dominar a técnica de leitura e escrita. Primeiro aprende-se identificar letras, sílabas e palavras, para em seguida conseguir decifrar frases e textos pequenos e simples. Só depois deste processo é que se tem contato com textos e com a linguagem utilizada cotidianamente.
  • B. A ênfase deve se dada aos aspectos gráficos e psicomotores como requisitos para prontidão da alfabetização, isto é, bom traçado, boa coordenação motora e boa discriminação visual e auditiva. O aluno aprende a língua memorizando, repetindo e associando informações sobre as letras, silabas e sons, dadas pelo professor.
  • C. Ensina-se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação. Dessa forma, o método deve focalizar aspectos essenciais no processo de alfabetização que são a relação entre grafemas (letras) e fonemas (sons) e a identificação e descriminação de diferentes sons (consciência fonológica). Segue-se a seguinte lógica: primeiro se ensinam os nomes e as formas das letras isoladamente, na sequência alfabética e também salteada, liga as consoantes às vogais, para depois trabalhar com as sílabas e, em seguida, com as palavras, frases, para, finalmente, chegar a textos inteiros.
  • D. Ao alfabetizar o professor deve fundamentar-se na seguinte lógica: as sentenças são as partes de um todo maior, mais interessante e significativo. Inicialmente, apresentam-se, gradativamente, partes de uma história completa que os alfabetizandos irão memorizar. O professor conta uma história e faz com eles escute-a, teçam comentários e fixem a ordem em que acontecem os fatos. Em seguida, lê o texto e os alfabetizando repetem. Posteriormente, faz-se o reconhecimento das frases dentro e fora de ordem. A seguir, acontece a decomposição do texto em frases, depois em palavras, em sílabas e finalmente em letras ou sons.
  • E. A criança constroi sistemas de representação para compreensão do mundo em que vive e, à medida que a escrita é um objeto cultural produzido historicamente pela humanidade e presente nas situações do seu cotidiano, a criança elabora e desenvolve esquemas cognitivos para compreendê-lo. Este processo de apropriação inicia-se antes da entrada à escola, na relação da criança com a língua escrita. A função da escrita é apreendida nestas relações de interações em suas múltiplas possibilidades.

Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada teórico ao texto indicativo de suas contribuições. Assinale a alternativa com a associação correta.

  • A. 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 4, 2, 5, 1, 3.
  • C. 4, 3, 5, 1, 2.
  • D. 5, 2, 4, 1, 3.
  • E. 4, 1, 5, 2, 3.

Tendo como referência as teorias de aprendizagem anteriores ao século XX que influenciam práticas escolares, enumere a segunda e a terceira colunas pela primeira, associando cada concepção do processo de aprendizagem ao respectivo trecho explicativo, assim como a estudiosos de referência. Em seguida, identifique a alternativa com todas as associações corretas, tanto da segunda como da terceira colunas.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo.

( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve.

( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura.

( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento.

( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, F.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, V, V, V.
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