Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem.
  • B. Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula.
  • C. O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor.
  • D. Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental.
  • E. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento.

Para que uma proposta pedagógica seja considerada interdisciplinar, é necessário que ela

  • A. assegure a racionalização técnica e elimine a divisão entre as áreas de conhecimento.
  • B. contemple conteúdos e estratégias de mais de uma área do conhecimento para promover uma aprendizagem significativa.
  • C. integre, no mínimo, quatro áreas de conhecimento.
  • D. seja desenvolvida em outros espaços da escola que não a sala de aula, como na sala de leitura, no pátio, na quadra de esportes etc.
  • E. disponha de instrumentos próprios para o acompanhamento objetivo e imparcial da aprendizagem dos estudantes.

Acerca de alfabetização, assinale a opção correta.

  • A. O professor que adota o método de alfabetização freireano centraliza as estratégias de ensino na utilização do livro didático.
  • B. Na perspectiva construtivista, a alfabetização deve enfatizar, inicialmente, os sons das letras e das sílabas.
  • C. A alfabetização concretiza-se quando o indivíduo alcança o domínio da tecnologia da escrita.
  • D. De acordo com a psicogênese da língua escrita, o atingimento da escrita a nível silábico é suficiente para que uma criança seja considerada alfabetizada.
  • E. O letramento constitui uma metodologia que privilegia o ensino de sílabas e palavras na alfabetização.

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.

  • A. A concepção pedagógica progressista postula que a educação é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.
  • B. Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
  • C. Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas denominadas pelo amplo movimento de contraposição à pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do século XX.
  • D. A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de 60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das pedagogias não diretivas.
  • E. Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que, orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças vigentes.

Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário,

  • A. o objeto da educação desconsidera a identificação dos elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.
  • B. o mais importante é ensinar para que o aluno assimile determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir conhecimentos, para lidar com situações novas.
  • C. a educação se expressa em movimento concomitante de crítica à educação burguesa e de formulação da própria concepção pedagógica, que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas.
  • D. o processo educativo deve ser reordenado, com base no pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se objetivo e operacional.
  • E. a educação é uma exigência do mercado e para o processo de trabalho humano em geral.

Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes pedagógicos independem de conhecimentos científicos.
  • B. A busca pela autonomia da escola independe do processo de formação dos saberes pedagógicos.
  • C. Os saberes pedagógicos são construídos na formação inicial dos educadores e independem da prática docente.
  • D. A capacidade de articular o aparato teórico-prático, de mobilizá-lo na condição presente e de organizar novos saberes a partir da prática se transforma em saberes pedagógicos.
  • E. Os sistemas de ensino municipal, estadual ou federal devem subordinação ao MEC, que é a instituição responsável pela formação dos saberes pedagógicos e pela transformação da escola.

Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas.

  • A. Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente deve pautar-se por programas e currículos determinados previamente por uma política de Estado.
  • B. Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada, realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade estão dissociados pelo fazer pedagógico.
  • C. O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização de saberes.
  • D. Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto subjetivo.
  • E. A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode impulsionar uma mudança na escola e nas práticas pedagógicas.

A tendência pedagógica que considera que democratizar a escola consiste em auxiliar a construção da personalidade social do estudante, possibilitando-lhe se expressar bem, se comunicar de diversas formas, desenvolver o gosto pelo estudo e dominar o saber escolar, é denominada

  • A. crítico-social.
  • B. libertária.
  • C. tradicional.
  • D. tecnicista.
  • E. liberal.

Conforme a educação libertadora,

  • A. o aprender é significativo se decorre de imposição ou memorização.
  • B. o processo de aprendizagem compreende codificação-decodificação e a problematização da situação concreta, por meio da troca de experiência em torno da prática social.
  • C. a escola é instrumento de apropriação do saber a serviço dos interesses da classe dominante, podendo contribuir para amenizar a seletividade social.
  • D. há uma subordinação entre a cultura erudita e a cultura popular.
  • E. os conteúdos são constituídos de realidades exteriores ao aluno, sendo um saber artificial.

Acerca do posicionamento das tendências pedagógicas diante da realidade e da prática social, assinale a opção correta.

  • A. A tendência da pedagogia renovada não diretiva propõe superar as pedagogias tradicional e renovada ao valorizar a ação pedagógica inserida na prática social concreta.
  • B. Tanto a tendência pedagógica libertadora quanto a libertária são antiautoritarismo, valorizando a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
  • C. A educação tradicional questiona a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, com vistas à transformação das condições sociais.
  • D. As tendências renovadas extraem os conteúdos de ensino, denominados temas geradores, da problematização da prática de vida dos educandos.
  • E. Para as tendências pedagógicas liberais, as realidades sociais sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, devendo ser analisadas criticamente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...