Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo, valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência pedagógica

  • A. renovada não diretiva.
  • B. liberal tradicional.
  • C. progressista.
  • D. liberal renovada progressivista.
  • E. tecnicista.

Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,

  • A. a aprendizagem acontece de modo exploratório, para que o aluno responda a situações de modo criativo e inovador.
  • B. a escola deve atender às experiências do aluno de educar-se em um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento.
  • C. a pedagogia está orientada para os objetivos de autorrealização, que visam o desenvolvimento pessoal, e para as relações interpessoais.
  • D. a educação está subordinada à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos, com vistas à maximização da produção.
  • E. na relação professor/aluno, predomina a autoridade do professor, detentor da verdade a ser aprendida.

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal

  • A. considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos.
  • B. propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social.
  • C. propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento.
  • D. considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes.
  • E. subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.

O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e propósitos a partir da compreensão de determinada situação para, em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado

  • A. em unidades didáticas.
  • B. em conteúdos procedimentais.
  • C. na metodologia de projetos.
  • D. no plano de disciplina.
  • E. em recursos didáticos.

O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de

  • A. equilibração.
  • B. prontidão.
  • C. quociente de inteligência.
  • D. zona de desenvolvimento imediato.
  • E. andaime.

Jean Piaget ordenou o desenvolvimento cognitivo da criança em quatro estágios. O primeiro, que vai do nascimento até os dois anos de idade, é o estágio

  • A. intuitivo.
  • B. pré-operacional.
  • C. operações formais.
  • D. sensório-motor.
  • E. operações concretas.

De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada

  • A. modelagem.
  • B. extinção.
  • C. contingência.
  • D. reforço.
  • E. punição.

O instrumento que reúne os detalhes da aula, as estratégias de ensino e avaliação denomina-se

  • A. estudo dirigido.
  • B. tempestade cerebral.
  • C. mapa conceitual.
  • D. método individualizado.
  • E. plano de aula.

A prática docente de avaliar o aluno por meio de atribuição de notas é denominada

  • A. planejamento.
  • B. observação.
  • C. diagnóstico.
  • D. parecer.
  • E. mensuração.

O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s)

  • A. objetivos de ensino.
  • B. diário de classe.
  • C. projeto pedagógico.
  • D. currículo.
  • E. conteúdos factuais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...