Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno

  • A. comparar-se com os colegas.
  • B. avaliar a escola.
  • C. saber a sua nota.
  • D. avaliar o professor.
  • E. confirmar se aprendeu o conteúdo.

Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como

  • A. expectativa.
  • B. retribuição.
  • C. compensação.
  • D. premiação.
  • E. motivação.

O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se

  • A. interação.
  • B. aprendizagem.
  • C. mutação.
  • D. evolução.
  • E. maturação.

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação da aprendizagem contribui para o planejamento do ensino, cujo foco é a avaliação dos alunos, e para o replanejamento do ensino, cujo foco é a avaliação do trabalho do professor.
  • B. A avaliação do ensino consiste em os alunos atribuírem notas e conceitos ao desempenho dos professores.
  • C. A avaliação da aprendizagem aplicada a um aluno jamais deve ser usada para informar os professores da escola como é o desempenho escolar dele.
  • D. A avaliação da aprendizagem não pode interferir no modo como o professor planeja sua prática pedagógica, pois seu foco é o desempenho do aluno, e não o do professor.
  • E. Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior.

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.

  • A. A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.
  • B. A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.
  • C. A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.
  • D. A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.
  • E. A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.

Maria Helena de Souza Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. Uma ação que não é da responsabilidade da escola no enfrentamento do fracasso escolar é a de

  • A. investir na formação inicial dos professores.
  • B. promover planejamentos colaborativos entre os professores.
  • C. oferecer aos estudantes atividades complementares.
  • D. melhorar as condições físicas da escola em parceria com a comunidade.
  • E. envolver as famílias nos projetos da escola.

Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.

  • A. reforço positivo
  • B. assimilação, acomodação e equilibração
  • C. estágios do desenvolvimento sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e formal
  • D. aprendizagem condicionada
  • E. zona de desenvolvimento proximal

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve

  • A. corrigir o aluno, dando-lhe, imediatamente, a resposta correta.
  • B. punir o aluno, pois essa é a melhor forma de eliminar o erro.
  • C. levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.
  • D. ignorar o erro, pois, ao longo do tempo, o aluno descobrirá, sozinho, a compreensão correta do conteúdo.
  • E. fazer o aluno repetir a resposta certa quantas vezes forem necessárias para que ele consiga decorá-la.

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.

  • A. Demandar ao professor da disciplina de ciências a elaboração de panfletos com orientações acerca da separação e do reaproveitamento de materiais, uma vez que esse assunto é específico dessa disciplina.
  • B. Incitar os alunos a organizar manifestações para exigir dos governantes investimentos na coleta seletiva de lixo, pois todos os problemas em relação ao lixo devem-se à falta de investimento público em saneamento básico.
  • C. Mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade.
  • D. Condicionar os alunos a estudar somente o conteúdo curricular, pois o conhecimento técnico basta para que eles estejam bem preparados para o vestibular.
  • E. Solicitar aos alunos que pesquisem soluções para os problemas do lixo na escola, porém com a recomendação de que tais práticas não sejam adotadas em casa, por se tratar simplesmente de atividades lúdicas.

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor

  • A. priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.
  • B. delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.
  • C. proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.
  • D. valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.
  • E. disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...