Questões de Pedagogia do ano 2017

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Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. A escola, por ser o único local de elaboração do saber formal, deve desenvolver seu projeto político-pedagógico com o envolvimento apenas da comunidade interna, sob pena de adotar práticas ilegais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca

  • A. atender o cumprimento de tarefas burocráticas.
  • B. agrupar atividades didáticas e planos de ensino.
  • C. eliminar as retenções e reprovações dos alunos.
  • D. efetivar um compromisso definido coletivamente.
  • E. promover uma estabilidade escolar administrativa.

Pimenta e Anastasiou (2002) frisam a importância da construção coletiva do projeto político-pedagógico institucional na recuperação das raízes da universidade enquanto instituição social e no questionamento crítico das funções esperadas que ela exerça.

Sobre o projeto político-pedagógico institucional, conforme as ideias dessas autoras, é incorreto afirmar que:

  • A. faz referência aos fins e valores relativos ao papel da universidade na análise crítica e transformação social, como também nas relações entre conhecimento e estrutura de poder.
  • B. na questão pedagógica, aborda o ensinar e o apreender exclusivamente como preparação técnica para uma ocupação temporal.
  • C. propicia e exige a participação dos seus constituintes no processo de análise, discussão e tomada de decisão no tocante aos rumos que definem como necessários e possíveis à instituição universitária.
  • D. os problemas verificados deverão ser considerados como pontos de partida para analisar a realidade e para definir as prioridades e metas de ação.

O desenvolvimento recente da Linguística demonstra rápidas e sucessivas mudanças no modo de fazer pesquisa, surgindo várias tendências. Dentre elas, há a teoria funcionalista com vários ramos, mas com muitos fundamentos comuns. Com base nos fundamentos comuns da teoria funcionalista, todas as alternativas fazem referência a esses pressupostos teóricos comuns, exceto.

  • A. O funcionamento, em termos de política geral linguística, entende que a linguagem se define, essencialmente, como instrumento de interação individual, empregado com o objetivo primário de estudar usos imaginários de linguagens.
  • B. O funcionamento, em termos de política geral linguística, entende que a linguagem se define, essencialmente, como instrumento de interação individual, empregado com o objetivo primário de estudar usos imaginários de linguagens.
  • C. Como a Gramática Funcional se inclui, por definição, numa teoria pragmática de linguagem, tendo a interação verbal como objeto de análise, constitui uma de suas tarefas revelar as propriedades das expressões linguísticas em relação à descrição das regras que regem a interação verbal.
  • D. A teoria funcional da linguagem é capaz de fornecer gramáticas para línguas tipologicamente diferentes e, ao mesmo tempo, procura explicar as similaridades e as diferenças entre os diferentes sistemas linguísticos.
  • E. Para a teoria funcionalista, como a língua é instrumento de interação social, com propósitos comunicativos, as expressões linguísticas devem ser consideradas em circunstâncias efetivas de interação verbal e suas propriedades como co-determinadas pela informação contextual e situacional disponível aos interlocutores.

De acordo com Bagno (2004), os professores brasileiros possuem duas opções em termos de ensinar – ensinar o português ou estudar o brasileiro. Abaixo, há a exposição de um excerto com um desses posicionamentos. A partir da interpretação adequada dele abaixo, marque a alternativa em discordância a esse posicionamento.

  • A. Ensinar português é transmitir uma ideologia linguística, que prega a incompetência da maioria dos brasileiros em falar “a língua de Camões”, que acusa todos eles de contribuírem desastrosamente para a ruína do idioma.
  • B. Ensinar português é querer provar que a língua boa, certa e bonita vive do outro lado do Atlântico, falada pelos habitantes de um paraíso linguístico chamado Portugal.
  • C. Ensinar português é transmitir que todas as línguas mudam, que toda língua é um grande corpo em movimento, em formação e transformação, nunca definitivamente pronto.
  • D. Ensinar português é afirmar e confirmar a superstição que gira em torno dos fatos linguísticos na nossa cultura: português é “muito difícil”, “brasileiro não sabe português”.
  • E. Ensinar português é se contentar com o que vem pronto, é querer reproduzir sem crítica uma doutrina transmitida intacta durante séculos a fio para os brasileiros.

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. A vivência é uma intervenção pedagógica atrelada aos ciclos de aprendizagem e que permite que o professor, baseando-se no cumprimento dos objetivos pedagógicos, avalie se um aluno, após um período de cinco a dez dias em nova turma, deve avançar de etapa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. Para todo conhecimento deve-se fazer a transição do conhecimento sintético ao conhecimento sincrético, adquirindo-se a capacidade de reunir diferentes saberes em um todo coeso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. O ensino por ciclos busca a retomada e aprofundamento contínuo de conhecimentos; para isso, propõe-se a que as turmas não sejam divididas pela idade dos aprendizes, dando-se espaço para as diferentes inteligências e contextos socioculturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. As escolas de 3.º ciclo devem objetivar a criação de um habitus, o que requer da escola condições para que o aluno foque em conteúdos diferentes em momentos distintos, fragmentando-se o trabalho pedagógico em etapas sequenciais gerenciáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
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