Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?
A) Instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
B) Mecanismo exclusivo para obtenção de nota para aprovação.
C) Utensílio utilizado para equiparar os conteúdos das aulas.
D) Dispositivo elaborado pelo professor para cumprir planejamento.
E) Instrumento de comparação de evolução no decorrer das aulas.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é considerada educação infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a quantas horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição?
Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino religioso deve atender alguns objetivos, EXCETO qual?
A) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
B) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
C) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para a decisão religiosa da sua vida, exercitando o respeito à sua concepção individual de ideias, de acordo com a Constituição Federal.
D) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) afirma que o ensino fundamental no contexto da educação básica é a etapa mais longa, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Pode-se afirmar que essa etapa tem quanto tempo de duração?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relata sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, sendo as duas etapas da Educação Básica, que requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas. Diante dessas afirmações, pode-se garantir que:
A) Haja integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças.
B) Haja alfabetização e continuidade dos processos de socialização das crianças.
C) Haja integração e continuidade dos processos lúdicos das crianças.
D) Haja socialização e continuidade dos processos psicológicos das crianças.
Sabemos que atividade de planejar deve permear todo o trabalho docente de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos em tempos e espaços organizados assim como diz Luckesi (1992, p. 121) planejar é um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica. Tais ações devem ser descritas metodologicamente e apontar intencionalidades educativas, bem como mecanismos de verificação que revelam se elas foram ou não alcançadas. Nesse molde temos como produto inicial de uma atividade docente CHAMADA:
A provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas em escolas públicas brasileiras. Em qual ano de escolarização essa avaliação é aplicada?
Uma das modalidades da educação básica é a educação básica do campo. A educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo de cada região. Analisando as afirmativas abaixo, quais das orientações podemos afirmar que são aspectos essenciais à organização da ação pedagógica: I Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural. II Organização escolar curricular estadual, seguindo o calendário escolar determinado. III Adequação à natureza do trabalho urbano. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo lhes:
A) A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
B) Desenhos feitos pelas crianças, que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
C) Utilização de um único registro realizado pelos pais (como por exemplo: fotografias).
D) A retenção das crianças na educação infantil quando necessário.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam como proposta pedagógica para as crianças indígenas a autonomia na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, garantindo para os povos que optarem pela educação infantil: I - Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo. II - Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças. III - Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade. IV - Adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a atender as demandas de cada povo indígena. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C) Apenas a afirmativas II, III e IV estão corretas.